Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

domingo, 30 de março de 2014

ATIVIDADES COM NOMES PRÓPRIOS


Desde muito pequenas as crianças se interessam por seus nomes, ao mesmo tempo em que as famílias antecipam informações sobre a escrita do mesmo. Este fato está relacionado à importância do nome na construção da identidade da criança. Quem ela é para si mesmo e para os outros? Ela é o seu nome. Sabemos que os pequenos tem uma relação possessiva em relação ao nome próprio. É comum observar as crianças protestando frente às fichas ou letras, do seu nome, quando estas são utilizadas por colegas.

Em muitas situações as crianças referem-se a si mesmos em terceira pessoa. Esta conduta também está relacionada à idade das crianças e a construção do seu “eu”. O nome para a criança, representa ela mesma, é ainda uma marca que identifica suas produções, seus objetos, etc.

Com relação a procedimentos importantes para a aquisição da escrita é essencial um trabalho envolvendo a estabilização de palavras e precisa ser iniciado com os nomes próprios. Quando ingressa na escola, a necessidade de denominar tudo se expande e o nome ganha um significado ainda maior. Aliado a isso, é na escola que a criança passa a visualizar seu nome nas mais diversas circunstâncias: para marcar o lugar em que vai sentar, lista de chamada, cartaz do aniversariantes, cabides, etc.

Além disso, é importante trabalhar com os nomes no início da escolaridade, pois inicialmente, as crianças atribuem à escrita o papel e nomear pessoas, personagens, objetos. O nome próprio é uma escrita que independe de qualquer contexto
08 atividades INCRÍVEIS para trabalhar nomes

Atividade 01 - Pesquisa
Converse com as crianças a respeito do que irão estudar, enfatizando a importância do nome. Logo após, peça para que cada um faça uma pesquisa, em casa, da história do seu nome para expor na classe. As crianças ficam entusiasmadas para contar a história do seu nome.

Atividade 02 - Música e crachá
Trabalhe a música A Canoa Virou de forma a enfatizar o nome de cada criança, assim, na brincadeira, a turma pode identificar o nome de cada uma.
Também utilize crachás com os nomes das crianças, com cada uma no centro da roda, e, cada vez que a música é cantada, mostre um crachá, para que os pequenos possam identificar o nome a ser mencionado ao cantar a canção. Nesse momento, as crianças têm o primeiro contato com o nome de todos da turma e, durante um período, é interessante a música ficar exposta na sala e, a cada dia, o nome de um aluno pode ser exposto na canção.
Durante esse processo, o professor pode explorar as letras daquele nome, quem mais tem o nome iniciado com aquela letra, de quantas letras o nome era composto, entre outras situações.
Prossiga a atividade cantando ou tocando a música folclórica Eu Fui no Itororó. Mostre o crachá de um aluno para que todos leiam o nome do companheiro.
Vá trocando os nomes das crianças que entram no centro da roda, até que o nome de todos seja lido.
Ao final, distribua a letra da música e peça aos alunos que circulem letras que apareçam em seu nome ou palavras que comecem com a mesma letra do nome de cada um.

Atividade 03 - 'A casinha do meu nome'
Em outro momento, faça a brincadeira "A casinha do meu nome" que consiste em desenhar casinhas no chão da sala contendo uma letra escrita em cada casa. Assim, ao som de uma música, as crianças dançam, quando a música para, cada criança procura entrar na casa a qual a letra inicial de seu nome está escrita.

Depois, é comparada a quantidade de crianças que tem o nome iniciado com a mesma letra. Em seguida, os alunos colam seus nomes nas casinhas feitas de dobradura, deixando, assim, os nomes expostos na sala para posteriores consultas.

Atividade 04 - Bingo
Devido à boa aprendizagem dos alunos, faça um bingo dos nomes e, para essa atividade, cada criança deve escolher quatro nomes de colegas e escrever em uma cartela.

Depois de preencher a cartela, dite alguns nomes. Caso uma delas tenha o nome sorteado, deve marcar o escolhido. Ao final, cada criança faz a leitura dos nomes que escreveu para os demais colegas ouvirem.

Atividade 05 - Música
Trabalhe a música Nome da Gente, que enfatizava nome de pessoas seguindo o alfabeto, e com uma rima para cada nome. A letra pode ficar exposta como cartaz na sala, para que as crianças possam ter contato com ela e, a partir dela, trabalhar diferentes nomes e rimas.

Quando familiarizados com a canção, os alunos podem identificar e marcar os nomes e o que rima com os deles. Depois, desafie-os a pensar em palavras que rimem com seu próprio nome para expor na sala.

Atividade 06 - Cartaz de pregas
Pra realizar esta atividade vamos precisar de 01 cartaz de pregas, listas na parede com os nomes dos alunos
e cartões iguais em tamanho e cor, sem desenhos, com o nome escrito em letras maiúsculas.

Como que faz?
1. Rotule o material pessoal, em maiúsculas e em presença do próprio aluno, indicando que assim se escreve seu nome.
2. Escreva o nome da criança em diversos cartões, sempre na presença dela, e fixe em diversos locais que ela utiliza na sala de aula: sua cadeira, seu lugar à mesa, seu cabide e em outros locais que seja de seu uso exclusivo.
3. Ajude a criança a reconhecer seu nome em diversas situações: mostre-lhe apenas seu nome primeiro, depois mostre-o entre poucos nomes e peça que ela o identifique, e por fim entre todos os da classe numa lista.
4. Dê pistas para que a criança o reconheça: número de letras, letra inicial, quais são as vogais que o compõe etc.
5. Depois que todos passaram por essas etapas, você poderá passar para a atividade da lista de chamada.

DICA: Faça lista de diferentes usos, como chamada diária, aniversariantes do mês, ajudantes da semana, alunos que participam de determinadas oficinas ou atividades, professores da escola etc.

Atividade 07 - Chamada com Música
Vamos precisa aqui de aparelho de som, CD de cantigas de roda e crachás com nomes das crianças.

Sempre que fizer a chamada, deixe que o aluno coloque seu nome num cartaz de pregas feito por você. Esse procedimento deve ser uma atividade permanente.
No dia em que iniciar essa atividade, sente-se com os alunos no chão e mostre-lhes os cartões com os nomes de cada um.
Chame-os na ordem alfabética e peça que identifiquem o seu cartão entre todos.
Ensine-os a encaixar a ficha no cartaz de pregas e depois mostre a lista com os nomes das crianças que deverá estar fixada na parede ao lado do cartaz.
Para crianças em estágios de desenvolvimento de alfabetização mais adiantados, você poderá ainda solicitar o reconhecimento dos nomes dos amigos.
Essa atividade poderá ser conduzida de várias formas: pergunte se algum amigo tem o nome que comece com a mesma inicial que o nome da criança que está realizando a atividade, ou solicite que ele reconheça as letras que coincidem nos dois nomes, qual nome possui mais letras na lista ou ainda você pode perguntar quais são os cartões que possuem os nomes das meninas e dos meninos e pedir para as crianças separá-los.

Atividade 08 - Escrita do próprio nome
Aqui, vamos precisa aqui dos seguintes materiais: listas na parede com os nomes dos alunos, crachás em branco, cartões que sirvam de modelo à escrita, letras móveis ou carimbos de letras, jornais e revistas, papéis coloridos, botões, pequenas figuras e enfeites, espelho, cola e tesoura e folha quadriculada com as letras do alfabeto.

1. Para iniciar, mostre ao aluno que seu nome pode ser uma unidade linguística significativa. Distribua crachás em branco e peça que cada criança registre seu nome como quiser. Deixe material de colorir, papéis sortidos, enfeites e figuras para que a criança utilize livremente.
2. Traga um espelho para a sala de aula e peça que cada um se observe e faça seu autorretrato.
3. Promova uma roda para que cada um se apresente e mostre ao grupo seu autorretrato. Faça um painel com os desenhos.
4. Depois, escreva o nome do aluno, informando-o da quantidade de letras, da ordem, do nome das letras, comentando a forma das letras etc.
5. Traga jornais, revistas, folhetos, panfletos velhos para que os alunos recortem as letras que compõem o próprio nome e colem na sequência correta.
6. Apresente uma folha quadriculada com as letras do alfabeto e solicite que pintem de uma cor as vogais que fazem parte de seu nome e, com outra, as consoantes.
7. Proporcione diversas situações em que o aluno deve registrar seu nome. A partir do momento em que o aluno começa a marcar seu nome nas produções, essa tarefa deverá ser exclusivamente feita por ele, mesmo que faltem algumas letras ou que essas estejam trocadas.
8. Para aqueles que estejam em estágios mais avançados, ensine-lhes a formar outros nomes a partir do seu.
DICA: Em períodos iniciais, o cartão com o modelo do nome deve estar bem ao alcance da criança (colado na sua mesa, por exemplo). Mais adiante, será preferível que o aluno vá procurá-lo entre vários nomes. Entre as atividades propostas, pode-se pedir que o aluno escreva ou confeccione o próprio nome, complete-o, recomponha-o a partir de alfabeto móvel etc.
By Gente Miuda

VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA


Apresentação:

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.

Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar. Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.

Justificativa:

As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.

Público-alvo: Todos os alunos do ensino fundamental.

Objetivos:

• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
• Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
• Participação em situação de conto e leitura de estórias.
• Escuta atenta e interessada de estórias.
• Observação e manuseio de livros.
• Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.

Metodologia básica:
• Haverá uma sacola com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
• Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
• Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser. Conteúdo dos trabalhados
• Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
• Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.
Cronograma:
• Durante todo o ano letivo
Avaliação:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.

Inspiração do olhar e partilha: By Além da Alfabetização

PROJETO DIA DO INDIO

DIA 19 DE ABRIL
(Nossa missão e ajudar no trabalho do professor)

Alguns compilados de sugestões, foram retirados de postagens aleatórias de diversas páginas da internet e do facebook, se alguma imagem é sua e você se sente lesado favor entrar em contato para que possamos remover ou dar os devidos créditos.

OBRIGADA PELA VISITA.


























































































































































Projeto didático "Índio"

TEMA: ÍNDIO
INSTITUIÇÃO:
TURMA: TURNO:
PROFESSOR (A):

INÍCIO DO PROJETO ....../....../........ TÉRMINO:...../....../......

AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/escrita, Natureza/Sociedade, Movimento, Arte

CONTEÚDOS: cultura indígena, formas geométricas, cores, coordenação motora fina/grossa, percepção sonora, percepção visual, expressão corporal, conceito Longe/perto.

JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.

OBJETIVO GERAL:
Este projeto didático tem por objetivo gerar trabalhar o tema "Dia do ìndio" com os estudantes de diversas formas lúdicas que favoreça a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena promovendo a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.

ATIVIDADES:
Leituras:
Informativas;
Recreativas;
Poéticas;
Contos;
Cantigas;
Pinturas;
Colagem;
Recortes;
Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha, maracá).

METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
Serão formadas as rodinhas da conversa abordando com os estudantes sobre o tema em destaque, levantando as hipóteses dos mesmos sobre o modo de vida dos povos indígenas.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento deste projeto serão promovidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: cantigas, brincadeiras, jogos, filme ( Tainá) etc.
Será confeccionado juntamente com os alunos colares de macarrão e cocar.

RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.

CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro por parte do professor (a) do desenvolvimento da aprendizagem e da participação de cada aluno frente as atividades propostas durante a realização deste projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais, História, MEC, Brasília, 2001.
Parâmetros Curriculares Nacionais, Geografia, MEC, Brasília, 2001.

Veja mais sugestões com o tema em destaque clicando link abaixo:

revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213733-1.asp

Planejamento Semanal Do dia do Indio

INSTITUIÇÃO:
TURMA:
PROFª:
TURNO:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:

AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Linguagem Sonora/Musical e Linguagem Plástica
CONTEÚDOS: Projeto didático "Índio"; Contos infantis Cantigas Infantis, Pintura e Colagem.

OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
- conhecer sobre a vida dos povo indígena;
- valorizar e respeitar os hábitos e costumes indígenas;
- desenvolver a criatividade;
- desenvolver a expressão corporal e motora fina;
- conhecer as cores primárias;
- ampliar a linguagem;

METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS)

As atividades serão desenvolvidas em grupos e de forma individual com a interação professor-aluno.
Antes de iniciar cada atividade será explicado para os alunos os objetivos, os procedimentos, o conceito de cada conteúdo estudado levantando as hipóteses dos mesmos em relação ao tema abordado durante a semana.

1º DIA ( segunda-feira)

1º momento: círculo da conversa, oração "pai Nosso", cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: atividade programada no sulfite ( colagem envolvendo a gravura do índio).
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira indígena do pátio externo;
5º momento: espera dos pais ouvindo contos indígenas.

2º DIA ( terça-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração "Pai Nosso"; cantigas e contos infantis.
2º momento: pintura com as mãozinhas dos alunos na gravura do índio.
3º momento: lanche
4º momento: filme "Tainá 2
5º momento espera dos pais cantando musiquinhas indígenas.

3º Dia ( quarta-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração "Pai Nosso"; cantigas e contos infantis.
2º momento atividade de pintura sobre a alimentação indígena;
3º momento: lanche
4º momento: parque
5º momento: DVD Mara Maravilha com musiquinhas do Índio.
6º momento: espera dos pais assistindo DVD acima.

4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: hora-atividade
2º momento: hora-atividade
3º momento: lanche
4º momento: Pintura do cocar com os alunos
5º momento: brincadeira indígena na sala
6º momento: espera dos pais com quebra-cabeça indígena.

5º DIA ( sexta-feira)
1º momento: círculo da conversa
2º momento: atividade de pintura com colagem da vestimenta indígena.
3º momento: lanche
4º momento: exposição das atividades índigenas no painel juntamente com os alunos
5º momento: espera dos pais demonstrando as atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto índio para as demais turmas.
OBS: Cada aluno receberá o seu cocar antes da saída.

RECURSOS DIDÁTICOS:
EVA, CDs, aparelho de som, televisão, DVD Tainá; giz de cera, lápis de cor, papel manilha, sulfte, tinta guache, etc

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registro por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.

Veja mais sugestões com o tema em destaque clicando no link abaixo:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213733-1.asp

Sugestões de atividades para trabalhar o tema "Dia do Índio"
19/4 - Dia do Índio
Curumim vai brincar


O que fazer com seus alunos para comemorar o Dia do Índio
Objetivos:
★ Conhecer os primeiros povos do Brasil.
★ Conhecer lugares que fazem parte da rotina dos povos indígenas. ★Pensar estrategicamente.
★ Trabalhar as diversas linguagens do corpo humano.
No dia 19 de abril, comemora-se no Brasil o Dia do Índio. Essa data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio de um decreto-lei, e foi escolhida por ter acontecido, nesse mesmo dia, só que no ano de 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México. Nessa data ocorrem diversos eventos em valorização à cultura indígena, e as escolas são um dos lugares que mais a festejam. Mas o que poder fazer com as crianças para comemorar esse dia tão especial em respeito a esses povos tão importantes no Brasil? No blog Criando Crianças, escrito por Denise Carceroni, ela divulga algumas brincadeiras e jogos interessantes para se fazer nessa data. Dicas bem interessantes para valorizar um povo que gosta de se reunir para essas atividades.


Dica de leitura! 
★ Uyrá – O Defensor do Planeta
Uyrá é um curumim inteligente que vive em uma comunidade indígena da Floresta Amazônica. Ele adora aprender coisas novas, principalmente relacionadas à preservação da natureza e do nosso planeta. Para proteger a floresta, Uyrá conta com a ajuda de seus amigos e, ao lado deles, aprontam várias travessuras. Ao longo da história, Uyrá conhece um repórter que o ajudará a entender mais sobre as mudanças climáticas do mundo, sobre o aquecimento global e também conhece a história do líder ambientalista Chico Mendes — com quem acaba se identificando.
Autor: Fernando Carraro

Objetivos:
★ Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais. ★ Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
CIRCUITO DE HABILIDADES MOTORAS
► ► Explorando a floresta:
Primeiro momento
Converse com seus alunos sobre: onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata?
Segundo momento
Construa um circuito que representa algumas situações que o índio vivencia em sua vida na mata:
► ► PONTE:
Material: banco sueco
Tarefa: atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços.

► ► RIO:
Materiais: colchonetes
Tarefa: saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete).
Dica de impulsão: usar o braço.
Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).

► ► ÁRVORES COM FRUTAS:
Materiais: objetos pendurados, bolinhas de tênis
Tarefa: acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar: olhar para o alvo.

► ► TEIA DE ARANHA:
Material: corda elástica
Tarefa: passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
► ► CAMINHO DA ONÇA:
Materiais: cordas, arcos e cones
Tarefa: percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zigue-zague nas árvores (cones).


Terceiro momento
Converse com os alunos o que eles aprenderam com a atividade e pergunte:
Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?

Você sabia?
O Hino Nacional Brasileiro tem uma versão em tupiguarani.
Veja o vídeo no site: www.youtube.com/watch?v=rUUGHa4NWa8

Saiba mais
No CD Meu Pé Meu Querido Pé, de Hélio Ziskind, tem uma música bem interessante
para se trabalhar no Dia do Índio chamada Tu Tu Tu Tupi.
fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/107/artigo252655-1.asp


Inspiração-Partilha e olhar: by Além da Alfabetização

Nosso maior objetivo é SEMEAR a partilha e ajudar o professor.

OBRIGADA PELA VISITA!