Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

domingo, 30 de março de 2014

PROJETO DIA DO INDIO

DIA 19 DE ABRIL
(Nossa missão e ajudar no trabalho do professor)

Alguns compilados de sugestões, foram retirados de postagens aleatórias de diversas páginas da internet e do facebook, se alguma imagem é sua e você se sente lesado favor entrar em contato para que possamos remover ou dar os devidos créditos.

OBRIGADA PELA VISITA.


























































































































































Projeto didático "Índio"

TEMA: ÍNDIO
INSTITUIÇÃO:
TURMA: TURNO:
PROFESSOR (A):

INÍCIO DO PROJETO ....../....../........ TÉRMINO:...../....../......

AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/escrita, Natureza/Sociedade, Movimento, Arte

CONTEÚDOS: cultura indígena, formas geométricas, cores, coordenação motora fina/grossa, percepção sonora, percepção visual, expressão corporal, conceito Longe/perto.

JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.

OBJETIVO GERAL:
Este projeto didático tem por objetivo gerar trabalhar o tema "Dia do ìndio" com os estudantes de diversas formas lúdicas que favoreça a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena promovendo a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.

ATIVIDADES:
Leituras:
Informativas;
Recreativas;
Poéticas;
Contos;
Cantigas;
Pinturas;
Colagem;
Recortes;
Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha, maracá).

METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
Serão formadas as rodinhas da conversa abordando com os estudantes sobre o tema em destaque, levantando as hipóteses dos mesmos sobre o modo de vida dos povos indígenas.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento deste projeto serão promovidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: cantigas, brincadeiras, jogos, filme ( Tainá) etc.
Será confeccionado juntamente com os alunos colares de macarrão e cocar.

RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.

CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro por parte do professor (a) do desenvolvimento da aprendizagem e da participação de cada aluno frente as atividades propostas durante a realização deste projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais, História, MEC, Brasília, 2001.
Parâmetros Curriculares Nacionais, Geografia, MEC, Brasília, 2001.

Veja mais sugestões com o tema em destaque clicando link abaixo:

revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213733-1.asp

Planejamento Semanal Do dia do Indio

INSTITUIÇÃO:
TURMA:
PROFª:
TURNO:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:

AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Linguagem Sonora/Musical e Linguagem Plástica
CONTEÚDOS: Projeto didático "Índio"; Contos infantis Cantigas Infantis, Pintura e Colagem.

OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
- conhecer sobre a vida dos povo indígena;
- valorizar e respeitar os hábitos e costumes indígenas;
- desenvolver a criatividade;
- desenvolver a expressão corporal e motora fina;
- conhecer as cores primárias;
- ampliar a linguagem;

METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS)

As atividades serão desenvolvidas em grupos e de forma individual com a interação professor-aluno.
Antes de iniciar cada atividade será explicado para os alunos os objetivos, os procedimentos, o conceito de cada conteúdo estudado levantando as hipóteses dos mesmos em relação ao tema abordado durante a semana.

1º DIA ( segunda-feira)

1º momento: círculo da conversa, oração "pai Nosso", cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: atividade programada no sulfite ( colagem envolvendo a gravura do índio).
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira indígena do pátio externo;
5º momento: espera dos pais ouvindo contos indígenas.

2º DIA ( terça-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração "Pai Nosso"; cantigas e contos infantis.
2º momento: pintura com as mãozinhas dos alunos na gravura do índio.
3º momento: lanche
4º momento: filme "Tainá 2
5º momento espera dos pais cantando musiquinhas indígenas.

3º Dia ( quarta-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração "Pai Nosso"; cantigas e contos infantis.
2º momento atividade de pintura sobre a alimentação indígena;
3º momento: lanche
4º momento: parque
5º momento: DVD Mara Maravilha com musiquinhas do Índio.
6º momento: espera dos pais assistindo DVD acima.

4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: hora-atividade
2º momento: hora-atividade
3º momento: lanche
4º momento: Pintura do cocar com os alunos
5º momento: brincadeira indígena na sala
6º momento: espera dos pais com quebra-cabeça indígena.

5º DIA ( sexta-feira)
1º momento: círculo da conversa
2º momento: atividade de pintura com colagem da vestimenta indígena.
3º momento: lanche
4º momento: exposição das atividades índigenas no painel juntamente com os alunos
5º momento: espera dos pais demonstrando as atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto índio para as demais turmas.
OBS: Cada aluno receberá o seu cocar antes da saída.

RECURSOS DIDÁTICOS:
EVA, CDs, aparelho de som, televisão, DVD Tainá; giz de cera, lápis de cor, papel manilha, sulfte, tinta guache, etc

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registro por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.

Veja mais sugestões com o tema em destaque clicando no link abaixo:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213733-1.asp

Sugestões de atividades para trabalhar o tema "Dia do Índio"
19/4 - Dia do Índio
Curumim vai brincar


O que fazer com seus alunos para comemorar o Dia do Índio
Objetivos:
★ Conhecer os primeiros povos do Brasil.
★ Conhecer lugares que fazem parte da rotina dos povos indígenas. ★Pensar estrategicamente.
★ Trabalhar as diversas linguagens do corpo humano.
No dia 19 de abril, comemora-se no Brasil o Dia do Índio. Essa data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio de um decreto-lei, e foi escolhida por ter acontecido, nesse mesmo dia, só que no ano de 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México. Nessa data ocorrem diversos eventos em valorização à cultura indígena, e as escolas são um dos lugares que mais a festejam. Mas o que poder fazer com as crianças para comemorar esse dia tão especial em respeito a esses povos tão importantes no Brasil? No blog Criando Crianças, escrito por Denise Carceroni, ela divulga algumas brincadeiras e jogos interessantes para se fazer nessa data. Dicas bem interessantes para valorizar um povo que gosta de se reunir para essas atividades.


Dica de leitura! 
★ Uyrá – O Defensor do Planeta
Uyrá é um curumim inteligente que vive em uma comunidade indígena da Floresta Amazônica. Ele adora aprender coisas novas, principalmente relacionadas à preservação da natureza e do nosso planeta. Para proteger a floresta, Uyrá conta com a ajuda de seus amigos e, ao lado deles, aprontam várias travessuras. Ao longo da história, Uyrá conhece um repórter que o ajudará a entender mais sobre as mudanças climáticas do mundo, sobre o aquecimento global e também conhece a história do líder ambientalista Chico Mendes — com quem acaba se identificando.
Autor: Fernando Carraro

Objetivos:
★ Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais. ★ Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
CIRCUITO DE HABILIDADES MOTORAS
► ► Explorando a floresta:
Primeiro momento
Converse com seus alunos sobre: onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata?
Segundo momento
Construa um circuito que representa algumas situações que o índio vivencia em sua vida na mata:
► ► PONTE:
Material: banco sueco
Tarefa: atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços.

► ► RIO:
Materiais: colchonetes
Tarefa: saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete).
Dica de impulsão: usar o braço.
Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).

► ► ÁRVORES COM FRUTAS:
Materiais: objetos pendurados, bolinhas de tênis
Tarefa: acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar: olhar para o alvo.

► ► TEIA DE ARANHA:
Material: corda elástica
Tarefa: passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
► ► CAMINHO DA ONÇA:
Materiais: cordas, arcos e cones
Tarefa: percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zigue-zague nas árvores (cones).


Terceiro momento
Converse com os alunos o que eles aprenderam com a atividade e pergunte:
Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?

Você sabia?
O Hino Nacional Brasileiro tem uma versão em tupiguarani.
Veja o vídeo no site: www.youtube.com/watch?v=rUUGHa4NWa8

Saiba mais
No CD Meu Pé Meu Querido Pé, de Hélio Ziskind, tem uma música bem interessante
para se trabalhar no Dia do Índio chamada Tu Tu Tu Tupi.
fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/107/artigo252655-1.asp


Inspiração-Partilha e olhar: by Além da Alfabetização

Nosso maior objetivo é SEMEAR a partilha e ajudar o professor.

OBRIGADA PELA VISITA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário