(Nossa missão e ajudar no trabalho do professor)
Alguns compilados de sugestões, foram retirados de postagens aleatórias de diversas páginas da internet e do facebook, se alguma imagem é sua e você se sente lesado favor entrar em contato para que possamos remover ou dar os devidos créditos.
OBRIGADA PELA VISITA.
Projeto didático "Índio"
TEMA: ÍNDIO
INSTITUIÇÃO:
TURMA: TURNO:
PROFESSOR (A):
INÍCIO DO PROJETO ....../....../........ TÉRMINO:...../....../
AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/escrita, Natureza/Sociedade, Movimento, Arte
CONTEÚDOS: cultura indígena, formas geométricas, cores, coordenação motora fina/grossa, percepção sonora, percepção visual, expressão corporal, conceito Longe/perto.
JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.
OBJETIVO GERAL:
Este projeto didático tem por objetivo gerar trabalhar o tema "Dia do ìndio" com os estudantes de diversas formas lúdicas que favoreça a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena promovendo a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.
ATIVIDADES:
Leituras:
Informativas;
Recreativas;
Poéticas;
Contos;
Cantigas;
Pinturas;
Colagem;
Recortes;
Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha, maracá).
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
Serão formadas as rodinhas da conversa abordando com os estudantes sobre o tema em destaque, levantando as hipóteses dos mesmos sobre o modo de vida dos povos indígenas.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento deste projeto serão promovidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: cantigas, brincadeiras, jogos, filme ( Tainá) etc.
Será confeccionado juntamente com os alunos colares de macarrão e cocar.
RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro por parte do professor (a) do desenvolvimento da aprendizagem e da participação de cada aluno frente as atividades propostas durante a realização deste projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais, História, MEC, Brasília, 2001.
Parâmetros Curriculares Nacionais, Geografia, MEC, Brasília, 2001.
Veja mais sugestões com o tema em destaque clicando link abaixo:
revistaguiainfantil.uol.co
Planejamento Semanal Do dia do Indio
INSTITUIÇÃO:
TURMA:
PROFª:
TURNO:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Linguagem Sonora/Musical e Linguagem Plástica
CONTEÚDOS: Projeto didático "Índio"; Contos infantis Cantigas Infantis, Pintura e Colagem.
OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
- conhecer sobre a vida dos povo indígena;
- valorizar e respeitar os hábitos e costumes indígenas;
- desenvolver a criatividade;
- desenvolver a expressão corporal e motora fina;
- conhecer as cores primárias;
- ampliar a linguagem;
METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS)
As atividades serão desenvolvidas em grupos e de forma individual com a interação professor-aluno.
Antes de iniciar cada atividade será explicado para os alunos os objetivos, os procedimentos, o conceito de cada conteúdo estudado levantando as hipóteses dos mesmos em relação ao tema abordado durante a semana.
1º DIA ( segunda-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração "pai Nosso", cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: atividade programada no sulfite ( colagem envolvendo a gravura do índio).
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira indígena do pátio externo;
5º momento: espera dos pais ouvindo contos indígenas.
2º DIA ( terça-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração "Pai Nosso"; cantigas e contos infantis.
2º momento: pintura com as mãozinhas dos alunos na gravura do índio.
3º momento: lanche
4º momento: filme "Tainá 2
5º momento espera dos pais cantando musiquinhas indígenas.
3º Dia ( quarta-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração "Pai Nosso"; cantigas e contos infantis.
2º momento atividade de pintura sobre a alimentação indígena;
3º momento: lanche
4º momento: parque
5º momento: DVD Mara Maravilha com musiquinhas do Índio.
6º momento: espera dos pais assistindo DVD acima.
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: hora-atividade
2º momento: hora-atividade
3º momento: lanche
4º momento: Pintura do cocar com os alunos
5º momento: brincadeira indígena na sala
6º momento: espera dos pais com quebra-cabeça indígena.
5º DIA ( sexta-feira)
1º momento: círculo da conversa
2º momento: atividade de pintura com colagem da vestimenta indígena.
3º momento: lanche
4º momento: exposição das atividades índigenas no painel juntamente com os alunos
5º momento: espera dos pais demonstrando as atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto índio para as demais turmas.
OBS: Cada aluno receberá o seu cocar antes da saída.
RECURSOS DIDÁTICOS:
EVA, CDs, aparelho de som, televisão, DVD Tainá; giz de cera, lápis de cor, papel manilha, sulfte, tinta guache, etc
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registro por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.
Veja mais sugestões com o tema em destaque clicando no link abaixo:
http://
Sugestões de atividades para trabalhar o tema "Dia do Índio"
19/4 - Dia do Índio
Curumim vai brincar
O que fazer com seus alunos para comemorar o Dia do Índio
Objetivos:
★ Conhecer os primeiros povos do Brasil.
★ Conhecer lugares que fazem parte da rotina dos povos indígenas. ★Pensar estrategicamente.
★ Trabalhar as diversas linguagens do corpo humano.
No dia 19 de abril, comemora-se no Brasil o Dia do Índio. Essa data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio de um decreto-lei, e foi escolhida por ter acontecido, nesse mesmo dia, só que no ano de 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México. Nessa data ocorrem diversos eventos em valorização à cultura indígena, e as escolas são um dos lugares que mais a festejam. Mas o que poder fazer com as crianças para comemorar esse dia tão especial em respeito a esses povos tão importantes no Brasil? No blog Criando Crianças, escrito por Denise Carceroni, ela divulga algumas brincadeiras e jogos interessantes para se fazer nessa data. Dicas bem interessantes para valorizar um povo que gosta de se reunir para essas atividades.
Dica de leitura!
★ Uyrá – O Defensor do Planeta
Uyrá é um curumim inteligente que vive em uma comunidade indígena da Floresta Amazônica. Ele adora aprender coisas novas, principalmente relacionadas à preservação da natureza e do nosso planeta. Para proteger a floresta, Uyrá conta com a ajuda de seus amigos e, ao lado deles, aprontam várias travessuras. Ao longo da história, Uyrá conhece um repórter que o ajudará a entender mais sobre as mudanças climáticas do mundo, sobre o aquecimento global e também conhece a história do líder ambientalista Chico Mendes — com quem acaba se identificando.
Autor: Fernando Carraro
Objetivos:
★ Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais. ★ Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
CIRCUITO DE HABILIDADES MOTORAS► ► Explorando a floresta:
Primeiro momento
Converse com seus alunos sobre: onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata?
Segundo momento
Construa um circuito que representa algumas situações que o índio vivencia em sua vida na mata:
► ► PONTE:
Material: banco sueco
Tarefa: atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços.
► ► RIO:
Materiais: colchonetes
Tarefa: saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete).
Dica de impulsão: usar o braço.
Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).
► ► ÁRVORES COM FRUTAS:
Materiais: objetos pendurados, bolinhas de tênis
Tarefa: acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar: olhar para o alvo.
► ► TEIA DE ARANHA:
Material: corda elástica
Tarefa: passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
► ► CAMINHO DA ONÇA:
Materiais: cordas, arcos e cones
Tarefa: percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zigue-zague nas árvores (cones).
Terceiro momento
Converse com os alunos o que eles aprenderam com a atividade e pergunte:
Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
Você sabia?
O Hino Nacional Brasileiro tem uma versão em tupiguarani.
Veja o vídeo no site: www.youtube.com/
Saiba mais
No CD Meu Pé Meu Querido Pé, de Hélio Ziskind, tem uma música bem interessante
para se trabalhar no Dia do Índio chamada Tu Tu Tu Tupi.
fonte: http://
Inspiração-Partilha e olhar: by Além da Alfabetização
Nosso maior objetivo é SEMEAR a partilha e ajudar o professor.
OBRIGADA PELA VISITA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário