Turma: Mini maternal l
Responsável: Adriana Mariano
Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre os tipos de alimentos. Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada.
Justificativa: Devemos desde cedo trabalhar uma alimentação saudável a fim de proporcionar adultos mais conscientes de uma boa alimentação
Desenvolvimento: Conversa em roda sobre a ingestão de frutas e higienização dos alimentos.
Montamos uma árvore, onde a cada dia da semana será apresentada uma fruta que os alunos poderão sentir seu toque, identificar sua cor, sentir seu cheiro e degustar. Cada aluno deverá sinalizar se a fruta é doce ou azeda. E para finalizar, pintar, recortar e fazer colagens.
Exibição de vídeos em sala de aula (Rock das frutas e Dóki descobre as frutas) e das histórias da Coleção Frutolândia.
Finalização: Identificar as cores, texturas, formas, ampliar o vocabulário, desenvolver a coordenação motora e aprimorar os cinco sentidos.
PROJETO: “DIA DA FRUTA”
O Projeto vincula-se à área de Linguagem de
Expressão.
Gerência, Acompanhamento e Controle: Equipe Pedagógica e Professoras da Educação
Infantil, desde o Maternal I até o Jardim II e 1º Ano do Ensino Fundamental.
Justificativa: O propósito deste Projeto Dia da Fruta é oferecer às crianças oportunidades para
descobrirem a importância das frutas em nosso organismo – corpo e que devemos ter uma boa
alimentação enriquecida de muitas frutas, verduras e cereais... Para crescerem fortes e saudáveis.
Objetivos Gerais:
- Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do
corpo humano;
- Desenvolver a capacidade de relacionar as informações sobre as vitaminas encontradas em
cada fruta trabalhada;
- Introduzir algumas receitas, através do estudo das frutas;
- Desenvolver o espírito de cooperação no trabalho em grupo.
Objetivos Específicos:
- Explorar as formas e as cores das frutas;
- Explorar os sabores;
- Explorar os nomes das frutas;
- Explorar os conceitos: grande, médio, pequeno. Dentro e fora;
- Identificar frutas verdes/maduras e suas cores;
- Associação número-quantidade;
- Comparação de quantidade e tamanho;
- Discriminação das frutas por: cor, tamanho, forma;
- Quantidade: muito/pouco, mais menos; - Textura das frutas;
- Paladar: doce/azedo;
- Poesia;
- Explorar tipos de plantas, seus sabores e suas cores dos tipos de frutas;
- Leitura de texto;
- Trabalhar o valor vitamínico das frutas;
- Problemas com adição;
- Receita;
- Soma e Subtração;
- O poder medicinal das frutas;
- Conhecimento de árvores que produzem frutos para nossa alimentação.
Público Alvo: Todos os alunos da Educação Infantil, que vão do Maternal I ao Jardim II.
Postura do Educador:
Compete ao Educador:
- Despertar o gosto e interesse pelo Dia da Fruta, que acontecerá uma vez por semana,
durante o ano letivo;
Saiba mais: http://www.smartkids.com.br/especiais/frutas.html
PROJETO de FRUTAS
OBJETIVOS:
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.
ÁREAS:
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES:
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar
- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
- Recortar e montar as metades – simetria
Linguagem Oral e Escrita
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
ingerido em excesso, etc.
- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo
-Poema - A laranjeira
-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas
-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
na parlendano texto
.
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
Música em Texto Oh! Quanta comida.
-Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes
-MATEMÁTICA
Ligue números e veja o que aparece
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no
gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas
da mesma cor, etc
Experiências:
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
Secar cascas de laranja
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas
-Artes
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
Pintar boneco articulado de batata
Desenhos com interferência e sem.
Pintar rolos de papel higiênico para se transformar em tronco da árvore
Fazer um sorvete com papel amassado
Alinhavo
Massinha ou argila para modelar alimentos
Murais-
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas –
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação
Quebra cabeças
Culinária:
Salada de frutas – e legumes
Passeio :
Sacolão e Feira
Trabalho com os pais
Participar mandando frutas e legumes
Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas
PRODUTO FINAL
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.
Já pensou em algumas brincadeiras com alimentos? Que tal pedir para seus alunos adivinharem qual fruta estão comendo de olhos vendados? É uma boa oportunidade para seus alunos conhecerem novas frutas.
VIDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=yeBEoeQ5osw
VIDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50
Responsável: Adriana Mariano
Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre os tipos de alimentos. Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada.
Justificativa: Devemos desde cedo trabalhar uma alimentação saudável a fim de proporcionar adultos mais conscientes de uma boa alimentação
Desenvolvimento: Conversa em roda sobre a ingestão de frutas e higienização dos alimentos.
Montamos uma árvore, onde a cada dia da semana será apresentada uma fruta que os alunos poderão sentir seu toque, identificar sua cor, sentir seu cheiro e degustar. Cada aluno deverá sinalizar se a fruta é doce ou azeda. E para finalizar, pintar, recortar e fazer colagens.
Exibição de vídeos em sala de aula (Rock das frutas e Dóki descobre as frutas) e das histórias da Coleção Frutolândia.
Finalização: Identificar as cores, texturas, formas, ampliar o vocabulário, desenvolver a coordenação motora e aprimorar os cinco sentidos.
PROJETO: “DIA DA FRUTA”
O Projeto vincula-se à área de Linguagem de
Expressão.
Gerência, Acompanhamento e Controle: Equipe Pedagógica e Professoras da Educação
Infantil, desde o Maternal I até o Jardim II e 1º Ano do Ensino Fundamental.
Justificativa: O propósito deste Projeto Dia da Fruta é oferecer às crianças oportunidades para
descobrirem a importância das frutas em nosso organismo – corpo e que devemos ter uma boa
alimentação enriquecida de muitas frutas, verduras e cereais... Para crescerem fortes e saudáveis.
Objetivos Gerais:
- Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do
corpo humano;
- Desenvolver a capacidade de relacionar as informações sobre as vitaminas encontradas em
cada fruta trabalhada;
- Introduzir algumas receitas, através do estudo das frutas;
- Desenvolver o espírito de cooperação no trabalho em grupo.
Objetivos Específicos:
- Explorar as formas e as cores das frutas;
- Explorar os sabores;
- Explorar os nomes das frutas;
- Explorar os conceitos: grande, médio, pequeno. Dentro e fora;
- Identificar frutas verdes/maduras e suas cores;
- Associação número-quantidade;
- Comparação de quantidade e tamanho;
- Discriminação das frutas por: cor, tamanho, forma;
- Quantidade: muito/pouco, mais menos; - Textura das frutas;
- Paladar: doce/azedo;
- Poesia;
- Explorar tipos de plantas, seus sabores e suas cores dos tipos de frutas;
- Leitura de texto;
- Trabalhar o valor vitamínico das frutas;
- Problemas com adição;
- Receita;
- Soma e Subtração;
- O poder medicinal das frutas;
- Conhecimento de árvores que produzem frutos para nossa alimentação.
Público Alvo: Todos os alunos da Educação Infantil, que vão do Maternal I ao Jardim II.
Postura do Educador:
Compete ao Educador:
- Despertar o gosto e interesse pelo Dia da Fruta, que acontecerá uma vez por semana,
durante o ano letivo;
Saiba mais: http://www.smartkids.com.br/especiais/frutas.html
PROJETO de FRUTAS
OBJETIVOS:
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.
ÁREAS:
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES:
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar
- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
- Recortar e montar as metades – simetria
Linguagem Oral e Escrita
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
ingerido em excesso, etc.
- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo
-Poema - A laranjeira
-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas
-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
na parlendano texto
.
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
Música em Texto Oh! Quanta comida.
-Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes
-MATEMÁTICA
Ligue números e veja o que aparece
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no
gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas
da mesma cor, etc
Experiências:
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
Secar cascas de laranja
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas
-Artes
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
Pintar boneco articulado de batata
Desenhos com interferência e sem.
Pintar rolos de papel higiênico para se transformar em tronco da árvore
Fazer um sorvete com papel amassado
Alinhavo
Massinha ou argila para modelar alimentos
Murais-
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas –
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação
Quebra cabeças
Culinária:
Salada de frutas – e legumes
Passeio :
Sacolão e Feira
Trabalho com os pais
Participar mandando frutas e legumes
Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas
PRODUTO FINAL
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.
Já pensou em algumas brincadeiras com alimentos? Que tal pedir para seus alunos adivinharem qual fruta estão comendo de olhos vendados? É uma boa oportunidade para seus alunos conhecerem novas frutas.
VIDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=yeBEoeQ5osw
VIDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50
Olhar inspiração e partilha: By Além da alfabetização
Nenhum comentário:
Postar um comentário