Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

domingo, 6 de abril de 2014

Projeto: Frutas

Turma: Mini maternal l
Responsável: Adriana Mariano
Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre os tipos de alimentos. Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada.
Justificativa: Devemos desde cedo trabalhar uma alimentação saudável a fim de proporcionar adultos mais conscientes de uma boa alimentação
Desenvolvimento: Conversa em roda sobre a ingestão de frutas e higienização dos alimentos.
Montamos uma árvore, onde a cada dia da semana será apresentada uma fruta que os alunos poderão sentir seu toque, identificar sua cor, sentir seu cheiro e degustar. Cada aluno deverá sinalizar se a fruta é doce ou azeda. E para finalizar, pintar, recortar e fazer colagens.
Exibição de vídeos em sala de aula (Rock das frutas e Dóki descobre as frutas) e das histórias da Coleção Frutolândia.
Finalização: Identificar as cores, texturas, formas, ampliar o vocabulário, desenvolver a coordenação motora e aprimorar os cinco sentidos.

PROJETO: “DIA DA FRUTA”

O Projeto vincula-se à área de Linguagem de
Expressão.

Gerência, Acompanhamento e Controle: Equipe Pedagógica e Professoras da Educação
Infantil, desde o Maternal I até o Jardim II e 1º Ano do Ensino Fundamental.

Justificativa: O propósito deste Projeto Dia da Fruta é oferecer às crianças oportunidades para
descobrirem a importância das frutas em nosso organismo – corpo e que devemos ter uma boa
alimentação enriquecida de muitas frutas, verduras e cereais... Para crescerem fortes e saudáveis.

Objetivos Gerais:
- Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do
corpo humano;
- Desenvolver a capacidade de relacionar as informações sobre as vitaminas encontradas em
cada fruta trabalhada;
- Introduzir algumas receitas, através do estudo das frutas;
- Desenvolver o espírito de cooperação no trabalho em grupo.

Objetivos Específicos:
- Explorar as formas e as cores das frutas;
- Explorar os sabores;
- Explorar os nomes das frutas;
- Explorar os conceitos: grande, médio, pequeno. Dentro e fora;
- Identificar frutas verdes/maduras e suas cores;
- Associação número-quantidade;
- Comparação de quantidade e tamanho;
- Discriminação das frutas por: cor, tamanho, forma;
- Quantidade: muito/pouco, mais menos; - Textura das frutas;
- Paladar: doce/azedo;
- Poesia;
- Explorar tipos de plantas, seus sabores e suas cores dos tipos de frutas;
- Leitura de texto;
- Trabalhar o valor vitamínico das frutas;
- Problemas com adição;
- Receita;
- Soma e Subtração;
- O poder medicinal das frutas;
- Conhecimento de árvores que produzem frutos para nossa alimentação.

Público Alvo: Todos os alunos da Educação Infantil, que vão do Maternal I ao Jardim II.

Postura do Educador:
Compete ao Educador:
- Despertar o gosto e interesse pelo Dia da Fruta, que acontecerá uma vez por semana,
durante o ano letivo;
Saiba mais: http://www.smartkids.com.br/especiais/frutas.html

PROJETO de FRUTAS

OBJETIVOS:
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.

ÁREAS:
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES:
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar

- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar

- Recortar e montar as metades – simetria

Linguagem Oral e Escrita
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
ingerido em excesso, etc.

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo

-Poema - A laranjeira

-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas

-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc

- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
na parlendano texto
.
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
Música em Texto Oh! Quanta comida.

-Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes

-MATEMÁTICA
Ligue números e veja o que aparece
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no
gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas
da mesma cor, etc

Experiências:
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
Secar cascas de laranja
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas

-Artes
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
Pintar boneco articulado de batata
Desenhos com interferência e sem.
Pintar rolos de papel higiênico para se transformar em tronco da árvore
Fazer um sorvete com papel amassado
Alinhavo
Massinha ou argila para modelar alimentos

Murais-
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas –
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação
Quebra cabeças

Culinária:
Salada de frutas – e legumes

Passeio :
Sacolão e Feira

Trabalho com os pais
Participar mandando frutas e legumes

Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas

PRODUTO FINAL
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.

Já pensou em algumas brincadeiras com alimentos? Que tal pedir para seus alunos adivinharem qual fruta estão comendo de olhos vendados? É uma boa oportunidade para seus alunos conhecerem novas frutas.

VIDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=yeBEoeQ5osw

VIDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50

Olhar inspiração e partilha: By Além da alfabetização

Nenhum comentário:

Postar um comentário