Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PROJETO ANIMAIS

Projeto Animais
1. TEMA: QUE BICHO É ESSE?

2. JUSTIFICATIVA:

(ELABORAR A SUA)

3. OBJETIVO GERAL:
Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades dirigidas.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Oportunizar as crianças o contato com alguns animais;
• Oportunizar o estabelecimento de algumas diferenças e semelhanças entre os animais;
• Promover o desenvolvimento da linguagem, através das interações entre as crianças e as educadoras;
• Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;
• Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção, valorização);
• Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
• Estimular a fantasia, imaginação e a afetividade;
5. CONTEÚDOS:

• Contato com pequenos animais;
• Observação e interação;
• Diferenças e semelhanças entre os animais;
• Linguagem oral e corporal;
• Coordenação motora, percepção visual e auditiva;
• Histórias, brincadeiras, pinturas e canções;

6. PROBLEMATIZAÇÃO:

• Como desenvolver rmetodologias educacionais com as crianças do berçário II, através do envolvimento com o tema “Que bicho é esse?”

7. AÇÕES GERAIS SOBRE 0 TEMA:

• Leitura de historias que tem como tema os animais;
• Imitação de sons e gestos dos animais observados, nomeando-os;
• Promoção de formas diferentes de contação de histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização);
• Reconhecimento das (gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas e jornais, nomeando-os;
• Manuseio de bichos de brinquedos que se parecem com os animais observados;
• Exploração de diferentes materiais para representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel;
• Confecção do de máscaras e chapéu com temas dos bichos trabalhados;
• Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados;
• Criação de mural, painel, álbum de acompanhamento das atividades com figuras objetos (penas, escamas. pelos) ou fotos das crianças com os animais;
• Decoração do ambiente das crianças com painéis, cartazes e móbiles;
• Dança e movimentos coreografados de músicas relacionadas ao tema dos animais;
• Folhear revistas para auxiliar as crianças na identificação dos animais;

AÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE O TEMA:

• Passeio nas redondezas para investigação da presença e sons de animais;
• Releitura da obra “Passarinhando”, usando a técnica de pintura com o dedo;
• Montagem de um livrinho de cantos;
• Pintar caixas de ovos representando a centopéia;
• Contação de história da Maria-vai-com-as-outras, com colagem de algodão e montagem de um painel;
• Montar um joguinho de boliche com garrafas pet representando alguns animais;
• Visita de alguns animais na sala;
• Contação de história do Gato e pintura de pratinhos de papelão, representando um gatinho;
• Representar a música do sapo com desenho das mãos e com pratinhos;
• Caixa de surpresa com um animal;
• Danças carnavalescas, com máscaras de figuras de animais;
• Dia 14 de Março dia Mundial dos Animais, as crianças entregarão em todas as salas uma mensagem pintadas por elas, sobre os animais;
• Assistir DVDs sobre animais;
• Brincadeiras com animais de borracha;
• Enviar uma pesquisa para os pais, sobre os animais de estimação que possuem;
• Montar um painel com fotos das crianças e seus animais de estimação;
• Imitação de animais;
• Manuseio de diferentes formas de representação do cachorro, gato, vaca e pato. Inserindo em brincadeiras sensoriais lúdicas (de pelúcia, borracha, EVA e figuras de papel);
• Mostrar figuras grandes e coloridas de animais;
• Pedir para os pais, a doação de materiais reciclados para trabalharmos com o tema e também de alguns brinquedos que contenham a imagem de animais;
• Montagem da tartaruga com garrafas pet. (as crianças pintarão a cartolina que fará parte da tartaruga e colocarão picotes de e.v.a.;

OUTRAS ATIVIDADES

• Brincar de rolar e virar cambalhotas nos colchões;
• Dançar imitando a professora;
• Brincar com bolas (chutar, lançar, pingar no chão e segurar);
• Brincadeiras de fazer caretas;
• Minhocão para entrar e sair dele;
• Brincadeiras com elástico(passar por cima, por baixo, pular);
• Emitir sons corporais(bater palmas, pés...);
• Rodas e cirandas;
• Assistir DVDs;
• Pinturas com giz de cera, canetinha e guache;
• Linha do movimento;
• Criando e brincando com massinha de modelar;
• Saltos (por cima de uma corda, por cima de alguns objetos, por baixo de uma cadeira, de arco em arco);
• Dançar conforme o ritmo das músicas;
• Brincadeiras no parque e nas pedrinhas;
• Mestre mandou ao comando das professoras: pular com um pé, mãos para cima e para baixo, na cabeça, no pé, na barriga, na cabeça...

8. CRONOLOGIA

Início em 17 de fevereiro e término previsto para abril.

9. AVALIAÇÃO

Instrumentos:
• Pauta de observação

Critério qualitativo

• Exteriorizar as surpresas e descobertas;
• Ser capaz de realizar algumas atividades da rotina;
• Mastigar os alimentação;
• Reconhecer progressivamente os limites de seu corpo e as sensações que ele produz;
• Participar em brincadeiras de imitação;
• Conseguir reproduzir algum som corporal;
• Repetir sons imitando;
• Responder aos estímulos;
• Repetir palavras;
• Ser capaz de utilizar os materiais utilizados nas atividades;
• Conseguir identificar alguns animais;
• Demonstrar reconhecer algumas características dos animais;
• Demonstrar esforço para vencer as dificuldades, tarefas quer é capaz de vencer, com ajuda;
• Participar do curto período de tempo, das atividades de grupo, com intervenção da professora;
• Demonstrar reconhecer algumas características dos animais;

10. REFERÊNCIAS

• Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil, 1998.
• Passarinhando. Nathalia Sá Cavalcante. Ed.Jpa.
• Maria-vai-com-as-outras. Silvia Orthof. Ed.Globo.
• O gato e a menina. Sonia Junqueira. Ed. Rejane Dias.
• A galinha feliz. Jack Tickle. Ed. Ciranda Cultural.
• O sanduíche da Maricota.
• O patinho desobediente.
• O patinho que queria falar.
Fonte: sitedaverinha.blogspot.com.br
No Mundo dos Animais

Autoria: Juliana Kalicheski
Projeto: No Mundo dos Animais
Participantes: Alunos do 2 ª ano do Ensino Fundamental.
Duração do Projeto: 10 dias.

Justificativa:

O presente projeto irá realizar um estudo sobre os animais, assunto que é abordado no currículo do 2º ano. O projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grande grupo.
Além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto.
Através dos animais, procurarei também colaborar para desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades.
Objetivo Geral:

Compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Objetivos Específicos:
• Colaborar para uma aprendizagem reflexiva;
• Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
• Ler e ouvir com atenção as histórias que tratam sobre os animais;
• Enriquecer o vocabulário através dos contos trabalhados em aula;
• Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
• Despertar o interesse pela leitura;
• Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
• Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.

Questões Norteadoras:
• Que diferenças básicas existem entre os animais?

Recursos Utilizados:
• Leituras;
• Brincadeiras;
• Jogos;
• Desenhos;
• Construção de animais com arame;
• Músicas;
• Dobraduras;
• Teatro (fantoches e dedoches).

Estratégias Usadas:
• 1 º Estratégia: Cada aluno receberá uma figura contendo um animal. Com esta gravura os alunos terão de descrever o animal que receberam para os demais colegas, segundo suas características.

• 2 º Estratégia: Explicação dos diversos grupos de animais, sendo eles, mamíferos, aves, aquáticos, anfíbios e répteis. Logo os alunos se dividirão em grupo para colar as figuras dos animais nos cartazes correspondentes.
• 3 º Estratégia: Bingo dos sons dos animais, os alunos deverão associar o som (CD) com o respectivo animal e marcar na cartela. O primeiro aluno que gritar “Bingo” deverá ir até o quadro e escrever os nomes dos animais de sua cartela.
• 4 º Estratégia: Classificação dos animais. No caderno responder as perguntas propostas pela professora sobre os animais que receberão.

• 5 º Estratégia: Peixinho e a letra. Cada aluno receberá um peixinho contendo uma letra, e cada aluno terá de dizer o nome de algum animal com aquela inicial para que o restante da turma o desenhe.
Avaliação:
A avaliação será a partir de:
• Participação em todas as atividades propostas pelo projeto;
• Envolvimento nas tarefas;
• Interesse e motivação com os jogos e brincadeiras;
• Desenvolvimeto da escrita e leitura;

Culminância do Projeto:
• Construção de animais com arame, para expor na entrada da ecsola.
• Entrega de lembrancinhas para a turma, contendo um animal estudado de E.V.A para que guardem como significado do nosso estudo.
• Apresentação dos grupos com dedoches.
• Passeio no Parcão para conhecer os animais que vivem no parque.

PLANEJAMENTO DIÁRIO
1 º Dia de aula
Objetivos:
• Apresentar aos alunos o projeto que será trabalhado ao longo da semana, e o que iremos aprender, despertando a curiosidade sobre o reino animal.
• Partilhar o ensino, de forma que estabeleçam diversas trocas de informações.
• Desenvolver um ambiente tranqüilo e sadio para a aprendizagem.

• Acolhida com os alunos e explicação do estudo da semana, apresentação do Projeto.
• Leitura do livro “O livro Boboca”- (Babette Cole).
• Dar para cada aluno uma figura contendo um animal. Com esta gravura os alunos terão de descrever o animal que receberam para os demais colegas.
• Em seguida pedir para que registrem em seus cadernos a característica de seu animal.
• A partir das características das figuras se dividirão em grupos para interagirem com suas figuras e as dos demais do grupo.
• Depois cada grupo apresentará seus animais e explicará para a turma suas características e semelhanças.
• Tema: Recortar 3 animais diferentes e não colar no caderno, trazer para a aula.
• Recreação: Gincana dos Animais.

2 º Dia de aula
Objetivos:
• Explicar os diversos grupos que os animais pertencem.
• Classificar os animais segundo suas características.
• Colaborar para uma aprendizagem reflexiva e crítica.

• Recolher as figuras de tema.
• Leitura do livro “Um porco vem morar aqui!” -(Claudia Fries).
• Explicação dos grupos de animais, mamíferos, aves, anfíbios, aquáticos e répteis.
• Classificar os recortes de animais do tema, colando nos cartazes certos segundo suas características, com a ajuda da professora.
3 º Dia de aula
Objetivos:
• Inserir atividades de ortografia, para desenvolver uma escrita mais correta.
• Colaborar para aprimorar a leitura e a escrita.
• Desenvolver atividades que os alunos tenham que refletir.

• Leitura do livro: “Cocô de Passarinho”- (Eva Furnari).
• Folha de colagem dos animais e seus respectivos ambientes.
• Folha sobre os reptéis.
• Tema no caderno que envolva animais e ortografia.

4 º Dia de aula
Objetivos:
• Classificar os animais segundo suas características.
• Incentivar a troca de aprendizagens com os demais colegas.

• Dobradura dos animais (se possível um mamífero, uma ave, um réptil, um peixe e um anfíbio), para criarmos um painel.
• Folha sobre os peixes/enfeitar o peixe com papéis coloridos.
• Leitura do livro: “Preta-Pretinha” – (Rose Chiappa).
• Pintura de um animal (ave), para colar no caderno e responder (Pavão):
1. Que animal é este?
2. O que ele possui?
3. Quais são suas características?
4. Quantas patas?
5. Que grupo este animal pertence?

• Atividade no caderno (lista de animais).
• Tema: folha de adivinhações.
5 º Dia de aula
Objetivos:
• Contribuir para desenvolver um ambiente com muitas socializações e interações, entre os alunos, através das atividades.
• Estabelecer uma aprendizagem inovadora e construtiva através do bingo dos sons.
• Cada aluno receberá um peixinho contendo uma determinada letra, para que em voz alta diga ao restante da turma um nome de algum animal, e os demais desenhem.
• Bingo dos sons dos animais.
• Folha caça-palavras dos animais.
• Leitura do livro “Zoônário” - (Antônio Barreto).
• Após escutarem a leitura, a turma será dividida em pequenos grupos para que cada aluno crie o seu animal (Ex: cachorro + elefante= cachofante). Pode-se desenhar, usar recortes de revista, etc.
• Tema: folha “Olho esperto” – evolve matemática.

6 º Dia de aula
Objetivos:
• Partilhar com os demais colegas suas aprendizagens.
• Obter conhecimento sobre os animais selvagens e domésticos.

• Para iniciar o conteúdo “animais domésticos e selvagens”, será proposta a turma alguns questionamentos:
- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
Em seguida, iremos elaborar uma lista com nomes de animais selvagens e domésticos para registrar no caderno.
• Folha “Animais Selvagens”.
• Leitura do livro: “Babum” - (kate banks e Georg Hallensleben).
• Ditado dos animais.
• Tema: folha “Animais domésticos”.
• Recreação:

- Aquecimento: Imitação de animais (roda no pátio).
- Desenvolvimento: Alerta dos animais: as crianças serão dispostas em círculo e a cada uma delas será dado o nome de um animal, será dado uma bola a uma das crianças e está jogará a bola para o alto enquanto as outras correm. A referida criança dirá o nome de um animal, aquele que portar o nome deverá pegar a bola e imediatamente gritar: “Alerta”, para que as outras crianças parem onde estiverem e a mesma deverá acertar a bola em uma delas, após três passos. A criança que for “queimada” dará continuidade à brincadeira.
- Volta à calma: Telefone sem fio: com as crianças novamente dispostas em círculo a professora dirá no ouvido de uma delas, uma mensagem sobre os animais. Cada criança deverá repassar a mensagem sobre os animais e a última dirá em voz alta, comparando com a original.


7 º Dia de aula
Objetivos:
• Escutar com atenção a leitura.
• Participar da brincadeira respeitando as regras e colegas.
• Conhecer os animais em extinção.

• Leitura do livro: “A televisão da bicharada” – (Sidónio Muralha).
• Elaborar um cartaz com ajuda da professora dos animais em extinção.
• Organizar a turma em círculo para a brincadeira “batata-quente”. Será entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais que deverá circular entre eles ao som de uma música. Ao cessar a música a criança que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.
• Tema: solicitar aos alunos que já comecem a pensar sobre uma história na floresta. Pedir que anotem as idéias no caderno.
8 º Dia de aula
Objetivos:
• Criar histórias para os animais/floresta.
• Escutar atentamente a leitura da professora.
• Utilizar o laboratório de informática corretamente.

• Leitura de um livro infantil ainda a ser pesquisado;
• Ir até o laboratório de informática da escola para que os alunos desenhem animais no programa “Paint”.
• Dar início a criação das “Histórias da Floresta”. (Apresentar os dedoches – trabalho em pequenos grupos).
• Tema: com a ajuda dos pais, darem continuidade nas histórias.

9 º Dia de aula
Objetivos:
• Apresentar o teatro de dedoches para a turma.
• Escutar atentamente as apresentações dos colegas.
• Votação da melhor história.
• Construção do animal em arame, utilizando criatividade e imaginação.

• Organizar a sala de aula para a apresentação dos grupos (a professora irá levar uma “caixa” para a apresentação, como se fosse uma janela com cortinas).
• Após as apresentações, os alunos irão eleger a melhor história (voto secreto).
• Construção de um animal em arame para expormos na entrada da escola.
10 º Dia de aula
Passeio em algum parque/ zoológico.

Fonte: pedagogia.com.br

PROJETO ANIMAIS

1. Tema: O mundo dos animais

Área de abrangência:
(x) Movimento (x) Linguagem Oral e Escrita
(x) Musicalização (x) Natureza e Sociedade
(x) Artes Visuais (x) Matemática

2. Duração:

1 mês

3. Apresentação do projeto:
O tema animais é importante para trabalharmos o respeito e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente e com os seres vivos. Este provoca bastante interesse e curiosidades nas crianças.
Como descreve o RCNEI- Vol.3,1998: A construção deste conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
4. Justificativa:
Os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este projeto visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Que são seres vivos de muita importância para o planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não é somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação e abrigo adequado para darem continuação à espécie; o que vai trazer benefícios para a humanidade.


5. Objetivo:
•Reconhecer várias espécies de animais.
• Nomear os animais e suas características físicas.
• Identificar animais já conhecidos e os desconhecidos.
• Descrever alguns animais.
• Valorizar os animais como seres importantes e a necessidade da sua preservação no planeta.
• Aguçar a consciência ecológica.
Classificar animais quanto ao seu habitat, alimentação, comportamento, características, entre outros.
• Observar e reconhecer as pegadas de alguns animais, comparando-as com as das pessoas.
• Imitar sons de animais.
• Explorar os diversos animais, utilizando todos os sentidos.
• Despertar a curiosidade e o desejo de conhecer vários animais.
• Exercitar as percepções, através das diversas atividades sugeridas durante o projeto.

6. Metodologia:
Todos os dias desenvolver a leitura compartilhada de uma história e/ou o canto de uma música envolvendo o tema.
Iniciar o conteúdo sempre através de conversa informal com as crianças, onde serão propostos questionamento e exposição de ideais de forma que sejam respeitados os conhecimentos prévios. Alguns questionamentos são importantes, como:
- Vocês têm alguns animais em casa?
- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
- E os que não podem como são chamados?

Distribuição de revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletiva de dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens. Aula recreativa: aquecimento:
Imitação de animais A professora conduzirá os alunos para que imitem através de gestos, os seguintes animais: macaco, sapo, coelho, cachorro, jacaré, galinha...
Trabalhar músicas envolvendo animais como cachorro, gato, coelho, girafa... , em seguida, distribuir quadrados de papel ofício para confecção de dobraduras dos animais da música e construir painel com as dobraduras, Quebra-cabeça com animais; Aula passeio;

* Ditado figurado;
* Dramatização de histórias envolvendo os animais;
* Registro através de fotos ou outros;
* Confecção de máscaras;
* Exibição de vídeos relacionados;
* Atividades que envolvam contagens, classificação e ordenação.
* Construção de imagens com complementos;
* Montagem de gravuras.

Resultados a alcançar:
- Socializar os alunos;
- Enriquecer o universo cultural dos alunos;
- Desenvolver os aspectos cognitivos, físicos e sociais;
- Estimular a criatividade e imaginação;
- Resgatar valores;
- Desenvolver expressão corporal e artística;
- Interação com a família X escola;

Sugestões de atividades das áreas de abrangência:
(As sugestões de atividades aqui apresentadas são norteadores, não devendo o professor se limitar as mesmas)
Atividades:
• Dinâmicas de grupo;
• Pesquisas;
• Leituras informativas;
• Jogos diversos;
• Quebra - cabeça;
• Sequencia de figuras;
• Desenhos dirigidos e espontâneos;
• Recorte e colagem;
• Observação e relatórios;
• Cruzadinha;
• Caça - palavras;
• Produção de texto;
• Dobraduras (origami);
• Máscaras, fantoches e dedoches;
• Móbiles;
• Músicas;
• Poesias;
• Liga pontos;
• Pinturas;
• Listagens;
• Dramatizações;
• Leituras diversas;
• Passeios relacionados ao tema;
• Escrita espontânea;
• Mímicas;
• Fábulas, contos, histórias;
• Ditado
• Painéis, tabelas e gráficos;
• Adivinhações.
• Criação de um mural de animais

7. Instrumentos de Avaliação:

Avaliação do Projeto

Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.
Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil, como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É necessário que a clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados", seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e transformação para o trabalho. Nesse processo, todos – professores/ recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.
Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo, nos espaços de Educação Infantil:

- Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico: Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento.
Igualmente importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo em que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.

- Registros: Devem ser registradas observações pertinentes ao desenvolvimento do aluno conforme os resultados esperados em cada projeto. Além disso, deve-se observar e registrar (quando for o caso) os seguintes aspectos:

- Linguagem oral e escrita: Ampliação do vocabulário com narração e criação de novas histórias. Produção de textos coletivos. Reconhecimento e escrita do nome (próprio e dos colegas) e de palavras contextualizadas.
- Matemática: Aquisição de conceitos que se constituam em elementos fundamentais da matemática aplicá-los sempre que necessário. Ler e escrever numerais, associando-os ás quantidades que representam. Explorar a contagem crescente e decrescente através de brincadeiras.
- Natureza e Sociedade: Desenvolvimento de sentimento de respeito e amor à família, escola, comunidade e pátria. Identificação de dia e da noite e das estações do ano. Observação de fenômenos da natureza.
Reconhecimento das Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
-Movimento: Desenvolvimento motor (grosso e fino), lateral, equilíbrio, apoio estático e dinâmico, orientação espacial e temporal;
- Artes visuais: Evolução do traçado através da sanfona do grafismo, desenvolvimento da capacidade criativa.
- Musicalização: Desenvolvimento da sensibilidade criatividade, senso rítmico, memória e concentração.

8. Culminância:
- Passeio ao zoológico.
- Levar as crianças em um sítio para ver galinhas, ovelhas, cavalos, porcos, entre outros.
- Baile animal: as crianças poderão ir à escola vestida de fantasias do seu bichinho preferido.
- Teatro com as professoras

Projeto "O mundo dos Animais"
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Instituição:
Grupo de crianças: 2 e 3 anos
Número de crianças: 19 alunos
Período de realização do projeto: De um a dois meses
NOME DO PROJETO: "O mundo animal"
PROBLEMA: "O que os bichinhos comem?" "Como eles vivem?" "Quais as diferenças entre eles?"
JUSTIFICATIVA: Depois de um passeio ao "pé de jaca" de nossa escola, foi encontrada uma pequena minhoca que despertou o interesse de nossos amigos do Pré I. A partir desse pequeno animal iremos viajar pelo mundo dos animais. Esse projeto foi dividido em quatro etapas. Em cada etapa buscamos as respostas para as perguntas que surgiram: "Como eles comem? Onde eles vivem? Porque eles são diferentes?". Na primeira etapa do projeto "O mundo dos animais: a minhoca" conhecemos a vida desse animalzinho que deu início ao projeto. Na segunda etapa: "O mundo dos animais: o pintinho em minha casa" observamos o desenvolvimento de um pintinho e todos os cuidados que ele, assim como outros animais, precisam para crescer. Na terceira etapa: "O mundo dos animais: classificando-os" destacamos as diferenças dos bichinhos e aprendemos a classificá-los por tamanho, habitat, alimentação, entre outras características levantadas pela turma. Por fim, na quarta e última etapa: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola" em cada dia da semana, as crianças trouxeram seus animais de estimação, expondo a turma os cuidados que eles têm com seus bichinhos. Como lembrança do projeto, cada criança levou pra casa um peixinho no aquário que eles mesmos confeccionaram.
OBJETIVO GERAL: Este projeto foi desenvolvido a partir do bichinho de jardim que despertou a curiosidade de nossas crianças, dando início ao conhecimento dos diferentes tipos de animais que nos cercam. Tenho por objetivo geral que cada criança possa conhecer os cuidados referentes à alimentação, o crescimento e o habitat natural de cada animal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Os objetivos específicos por etapa:
1° etapa: "O mundo dos animais: A minhoca"
* Conhecer e diferenciar os vários tipos de minhocas;
* Identificar o seu tipo de alimentação;
* Relacionar pesos e medidas;
* Contar e criar histórias oralmente;
* Desenvolver o respeito pelos animais;
2° etapa: "O mundo dos animais: O pintinho em minha casa"
* Conhecer e identificar as etapas de crescimento do pintinho;
* Desenvolver o cuidado com os animais;
* Relacionar as fases de crescimento do ser humano e dos animais;
3° etapa: "O mundo dos animais: Classificando-os!"
* Classificar animais terrestres, aquáticos e aéreos;
* Diferenciar os espaços em que cada animal vive;
* Identificar os tipos de alimentação dos animais mais conhecidos pela turma;
*Conhecer os animais que estão em extinção;
*Desenvolver o cuidado e a proteção aos animais;
* Relacionar as diferenças entre "eu e o outro";
*Aprimorar a oralidade através de contação de histórias;
4° etapa: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola"
* Estimular a oralidade durante as conversações sobre seus cuidados com os bichinhos de estimação;
* Desenvolver o cuidado com os animais;
* Incentivar a criança a dividir o que é seu com o outro;
* Permitir que tenham contato com as mais diferentes texturas, tamanho e demais características dos animais;
* Identifiquem os alimentos e o espaço que cada animal necessita para viver;
ASSUNTO/ATIVIDADE/SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1° etapa: "O mundo dos animais: a minhoca"
* Levá-los até o pé de jaca (ou um local com horta) para caçar minhocas;
* Na roda da conversa deixar que apontem as características que eles vêem na minhoca, e conduzi-los durante a conversa anotando no quadro todas as perguntas que surgirem;
* Construção de um quadro com os dizeres: "O que sabemos". "O que queremos descobrir" e "O que aprendemos". Esse quadro deve ser preenchido à medida que o projeto for sendo desenvolvido;
* Juntos, na biblioteca ou na sala de informática, pesquisar as respostas para as perguntas que surgiram e algumas curiosidades sobre as minhocas;
*Contação de histórias: "A minhoca dorminhoca" Daniela Weil;
* Anotar no quadro da pesquisa as nossas novas descobertas;
* Mostrar imagens dos variado tipos de minhocas e comparar seus tamanhos classificando-as em ordem crescente;
* Montar um jogo da memória com as gravuras dos tipos de minhoca;
* Pesar e medir cada criança comparando com o tamanho e o peso da maior e da menor minhoca; (Representar o peso da criança por pacotes de 1kg de arroz ou feijão...)
* Com tampinhas de refrigerante, barbante e tinta guache, confeccionar a minhoca dorminhoca;
*Contação de histórias: Cada criança irá recontar a história da minhoca dorminhoca, dar a liberdade de elas criarem outra história se assim preferir;
2° etapa: "O mundo dos animais: o pintinho em minha casa"
* Mostrar o nascimento de um pintinho (eu os levei para ver a galinha chocando os ovos e um pintinho recém nascido), mas tem vários vídeos que mostram o nascimento de um pintinho. As crianças assistiram ao vídeo do nascimento, como também da galinha pondo ovos.
* Na aula de informática pesquisamos o que um pintinho precisa para crescer e quais os cuidados com o ambiente, a temperatura e a sua alimentação.
*Levar um pintinho ( eu levei três) para a sala e permitir que as crianças o alimentem e brinquem com ele.
* Dar um nome para os pintinhos e pedir que cada um faça o retrato do seu pintinho;
*Juntos construir um "pequeno galinheiro" para que através de sorteio o pintinho passe uma noite na casa de cada aluno;
*Montar um diário para a turma; Nele estarão os textos coletivos do Pré I, falando sobre a noite que passaram com o pintinho;
3° etapa: "O mundo dos animais: Classificando-os!"
*Contação de histórias: O peixinho dourado
* Dobradura do peixe; Onde ele vive?
*Construir juntos um cartaz com os espaços dos animais aquáticos, terrestres e aéreos;
*Durante a semana fazer dobraduras de outros bichinhos para que colem no cartaz fazendo a classificação; Recortes e colagens desses bichinhos;
* Dar a cada um uma luvinha dos animais que vivem no mar; luvinhas de animais que vivem na Terra, e luvinhas de animais que vivem no Céu; Brincar com a turma e pedir: Os animais que vivem no Céu fiquem no meu lado direito; Pedir que juntos contem quantos animais que vivem no céu estão ao meu lado; E assim por diante com os demais animais. Depois trabalhar com as cores; numero de patas;Animais que tem penas, pelos, e escamas; Mostrar que todos somos diferentes, assim como os animais. Deixar que pendurem em nosso mural as luvinhas dos animais em seus "lares";
* Arca de Noé; Encenar a história que já foi assistida na quarta-feira na aula de informática; Gênesis 6 e 7: Arca de Noé; Como Deus se preocupou com a humanidade, ele também se preocupou com os animais. Deus quer que nós também possamos cuidar dos animais que Ele criou para nos alegrar;
* Entregar uma figura da arca para que colem em uma folha; Deixar que desenhem alguns animais que entraram na arca de Noé; Entregar algumas gravuras de animais e pedir que colem no seu desenho: PEIXES, E ALGUNS ANIMAIS QUE ENTRARAM NA ARCA; Será que VÃO COLOCAR OS PEIXES NA ARCA?
* Mostra varias gravuras de animais selvagens e domésticos; Separar oralmente; Deixar que colem na folha A3: Animais domésticos e selvagens;
* Brincadeira do lago do jacaré (Quem consegue pular?). Exercícios com a corda (equilíbrio e coordenação motora)
4° etapa do projeto: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola"
*Mandar uma pesquisa pra casa falando dos bichinhos de estimação;
* Separar os dias da semana para cada tipod e bichinho. Ex: Segunda: Cachorro, Terça: Gato, etc..
* Cada criança irá apresentar seu bichinho de estimação na escola; Passaremos a tarde cuidando do animal e anotando em nosso diário coletivo os cuidados que devemos ter com esse animal
* Montar juntos um aquário de garrafa pet;
* Presentear os pequenos com um peixinho para levar pra casa e assim desenvolver todos os cuidados que aprendemos durante o projeto;
METODOLOGIA: Recursos utilizados:
* Revistas, Jornais, Livros;
* Internet;
*Data Show (apresentação de vídeos e imagens);
*Pás, colheres e vasilhas transparentes (caçar as minhocas);
*Cartolina, papel pardo. Folhas A4 e A3;
* Garrafas pet (aquário);
*tesoura e cola;
* Tampinhas de garrafa, barbante e tinta guache (montagem da minhoca de sucata);
*Figuras de animais ou animais de pelúcia;
SOCIALIZAÇÃO: Em uma noite recreativa com os pais da escola onde as demais turmas também apresentam seus trabalhos, iremos mostrar os diários coletivos, as minhocas de tampinha, o aquário de garrafas pet, e o vídeo com as apresentações dos animais de estimação. Expor também os painéis com as classificações e as dobraduras feitas em sala;
AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada a partir do reencontro com a situação-problema levantada, tendo por base os comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros, de fotos, vídeos e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Toda essa avaliação fica registrada no Arquivo Biográfico através de textos fundamentados que registram o desenvolvimento infantil na área social, física e mental.

Fonte: profthainaradalbo.blogspot.com.br

I – TEMA: ANIMAIS / EDUCADORA: KARLA MENDES
II – FAIXA ETÁRIA: 4 ANOS

III – JUSTIFICATIVA:
ESTE PROJETO FOI ELABORADO PARA PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE UMA DAS QUESTÕES BÁSICAS DA NOSSA SOCIEDADE: A CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS EM NOSSO AMBIENTE E ESTIMULAR A PRESERVAÇÃO DOS MESMOS.

IV – OBJETIVOS:
POSSIBILITAR A LINGUAGEM ORAL
DESENVOLVER O RACIOCÍNIO E A CRIATIVIDADE
DIFERENCIAR OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA CONVIVÊNCIA COM ANIMAIS NA VIDA DOMÉSTICA
CONHECER ANIMAIS FEROZES E DÓCEIS
CONHECER CARACTERÍSTICAS COMUNS E DIFERENTES ENTRE ANIMAIS;

V – META:
ELABORAR E ESTABELECER CONCEITOS BÁSICOS DA PRESERVAÇÃO E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E RESPEITO À NATUREZA E ANIMAIS.

VI – METODOLOGIA:
DESENVOLVER ATIVIDADES ONDE A CRIANÇA REALIZARÁ EM SALA E EXTRA SALA EXPERIÊNCIAS PRÓPRIAS, POSSIBILITANDO A AMPLIAÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS QUE OS ANIMAIS POSSUEM EM NOSSAS VIDAS COM A AJUDA TAMBÉM DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA.
VII – RECURSOS:
LIVROS DE HISTÓRIAS E LIVROS DIDÁTICOS;
MATERIAL PARA CONFECÇÃO DE MÁSCARA; OU SUCATA.
REVISTAS E JORNAIS;
GIZ DE CERA E LÁPIS DE COR;
FILMES, TV, SOM;
PALESTRAS EDUCATIVAS.
JOGOS

VIII – AVALIAÇÃO:
A EDUCADORA UTILIZARÁ UM DIAGNÓSTICO PRECISO DO NÍVEL CONCEITUAL QUE A CRIANÇA SE ENCONTRA, PRODUZINDO UM RELATÓRIO VERBAL ESCRITO DE ATIVIDADES REALIZADAS PELAS CRIANÇAS SOBRE O TEMA PROPOSTO.
IX – CRONOGRAMA:
DURAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 15 SEMANAS

X - BIBLIOGRAFIA:
INTERNET
REFERÊNCIA CURRICULAR NACIONAL
BARRO, CARLOS. CIÊNCIA MEIO AMBIENTE, PROGRAMAS DE SAÚDE, ECOLOGIA. S.P., 1997.

PLANEJAMENTO MENSAL
(MARÇO, ABRIL, MAIO E JUNHO)

01/03 À 05/03
APRESENTAÇÃO DO TEMA
SURGIMENTO DOS ANIMAIS (CRIAÇÃO DE DEUS)
EXPLORAÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AO TEMA
MOSTRAR GRAVURAS OU DESENHOS DE ANIMAIS

08/03 À 12/03
QUESTIONÁRIOS PARA A FAMÍLIA – SE TEM ANIMAL EM CASA, QUAL O ANIMAL QUE MAIS GOSTA, JÁ FOI AO ZOOLÓGICO.
TRABALHAR COM BRINQUEDOS DE ANIMAIS
TRABALHAR HISTORINHAS QUE TENHA ANIMAIS (EX. OS TRÊS PORQUINHOS – DENTRO DA HISTORINHA EXPLORAR NÚMEROS, CORES, TAMANHOS E FORMA).
PROCURAR EM REVISTAS E JORNAIS, GRAVURAS DE ANIMAIS
TRABALHAR COM MÚSICAS DE ANIMAIS

15/03 À 19/03
FALAR DOS ANIMAIS QUE TRABALHAM EM CIRCO
FALAR SOBRE A ARCA DE NOÉ (BÍBLIA GÊNESIS VERS. 7)
FALAR SOBRE OS ANIMAIS DOMÉSTICOS
TRABALHAR ANIMAIS COMO FONTE DE ALIMENTAÇÃO

22/03 À 26/03
INÍCIO DO OUTONO (ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS)
ASSISTIR DESENHOS NA TV E DEPOIS PERGUNTAR OU DESENHAR OS ANIMAIS QUE APARECERAM NO FILME
MOSTRAR A PALAVRA ANIMAL – MOSTRAR VOGAIS, QUANTIDADE, NÚMERO
OS CUIDADOS BÁSICOS QUE DEVEMOS TER COM OS ANIMAIS E COM O HOMEM
TRABALHAR CORES, GALINHA, PORCO, GATO, CACHORRO ETC.

29/03 À 02/04
FALAR DOS ANIMAIS QUE VIVEM NA ÁGUA (JACARÉ, PEIXE)
FALAR DOS ANIMAIS TERRESTRES
FALAR DOS ANIMAIS QUE VOAM
TRABALHA OS QUE TÊM QUATRO PATAS, OS QUE TÊM DOIS PÉS, OS QUE RASTEJAM.
FALAR SOBRE OS MAMÍFEROS

05/04 À 08/04
ANIMAIS QUE SÃO BONS PARA A SAÚDE (PEIXE, FRANGO, LEITE)
FALAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
EX: COELHO, VACA COMEM FOLHAS.
LEÃO E RAPOSA COMEM CARNE
PORCO E GALINHA COMEM VEGETAIS
TRABALHAR SOBRE OS ANIMAIS PEÇONHENTOS (COBRAS, ESCORPIÕES, ARANHAS POSSUEM VENENO)
DESENHO LIVRE

12/04 À 16/04
TRABALHAR LIMITE (DENTRO, FORA, EMBAIXO, EM CIMA)
EX: O PEIXE MORA DENTRO DA ÁGUA.
A FORMIGA MORA DEBAIXO DA TERRA.
O PASSARINHO MORA EM CIMA DA ÁRVORE.
TRABALHAR A REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS
ANIMAIS VIVÍPAROS – FILHOTES DESENVOLVEM DENTRO DO SEU CORPO
ANIMAIS QUE SE REPRODUZEM ATRAVÉS DE OVOS (SÃO OS OVÍPAROS)

19/04 À 23/04
VISUALIZAR, QUESTIONAR E ENSINAR:
O HOMEM COM UM ANIMAL (RACIONAL)
MOSTRAR A DIFERENÇA E IGUALDADE DO HOMEM E DO ANIMAL (QUESTÃO DA SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO AO ESPAÇO, SOBREVIVÊNCIA, ETC.)
TRABALHAR A QUESTÃO DA PERDA (QUANDO MATAMOS UM ANIMAL OU QUANDO ELE VAI EMBORA, ETC.)
DESENVOLVER ATIVIDADES DE NOÇÕES (GRANDE, PEQUENO)
TRABALHAR A ALIMENTAÇÃO DO ÍNDIO

26/04 À 30/04
DEIXAR AS CRIANÇAS FALAREM SOBRE ANIMAIS QUE TENHAM EM CASA OU QUE GOSTARIAM DE TER
TRABALHAR COM DOBRADURAS E MONTAR PAINÉIS OU CARTAZES
TRABALHAR COR BRANCA, PRETA E MARROM
EX. CACHORRO (BRANCO, PRETO, MARROM, COM MANCHAS)
SAPO (VERDE)
PASSARINHO (LARANJA)

03/05 À 07/05
ANIMAIS UTILIZADOS PARA TRABALHAR (CAVALO, CAMELO, ETC.)
EXPLICAR E REALIZAR ATIVIDADES SOBRE OS MOVIMENTOS DOS ANIMAIS
EX: CANGURU, COBRA, PEIXE, CAVALO, ETC.
PERGUNTAR E ESCREVER NUM PAINEL AS COISAS QUE JÁ SABEMOS
MÚSICAS DE ANIMAIS
ATIVIDADES DE ADIVINHAÇÃO
NUMERAIS E LETRINHAS COM ANIMAIS

10/05 À 14/05
TRABALHAR AS FAMÍLIAS DE CADA ANIMAL EM ESTUDO
EX: CÃO – CADELA, PATO – PATA – PATINHO
FALAR UM POUCO DO CANGURU – ONDE CARREGA SEU FILHOTE
HIGIENE DA CASA ( BICHOS PEÇONHENTOS, BARATA, RATOS)
TRAZER DE CASA UM BRINQUEDO EM FORMA DE BICHINHO (URSINHO, CACHORRINHO)

17/05 À 21/05
TRABALHAR O CORPO DO HOMEM E O CORPO DE ALGUM ANIMAL
REALIZAR ATIVIDADES COM COLAGEM, PINTURA E DESENHO LIVRE
FALAR SOBRE O PREPARO DE CARNES (LAVAR ANTES, FRITAR OU COZINHAR BEM)

24/05 À 28/05
TRABALHAR A QUESTÃO DA TEXTURA DA PELE
EX: CACHORRO PELE MACIA, PORCO PELE ÁSPERA, TARTARUGA CASCO DURO, ETC.
TRABALHAR A REPRODUÇÃO DE BICHOS COM MASSINHA DE MODELAR
TRABALHAR AS NOÇÕES DE DIA E NOITE
EX: A CORUJA VOA MAIS À NOITE, OS PASSARINHOS VOAM MAIS DE DIA
EXPLICAR QUE CADA ANIMAL POSSUI UM AMBIENTE E A QUESTÃO DA ADAPTAÇÃO EM OUTRO LUGAR

31/05 À 04/06
REALIZAR ATIVIDADES DE SALTAR, PULAR, RASTEJAR.
TRABALHAR MATEMÁTICA
EX: QUANTO DEDO TEM NO PÉ E NA MÃO
VISUALIZAR, EXPLORAR E ENSINAR CONCEITOS BÁSICOS DA PRESERVAÇÃO E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
TRABALHAR O RESPEITO À NATUREZA E AOS ANIMAIS
MÁSCARA DE ANIMAIS PARA AS CRIANÇAS

Sucata animais: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.219657004898188.1073741930.159217330942156&type=3


Inspiração/olhar/partilha e troca: By Além da Alfabetização




Nenhum comentário:

Postar um comentário