TÍTULO: EU E MINHAS MÃOS
PROBLEMA: Porque preciso pintar e tracejar na linha, e também recortar a gravura da revista corretamente?
JUSTIFICATIVA: Durante a faixa etária na qual as crianças do Pré I se encontram, a criatividade e a vontade de desenvolver as atividades está aflorada. Entretanto, a coordenação motora fina precisa ser mais estimulada para que as atividades que envolvam utilização de movimentos finos, sejam realizadas da forma mais correta possível.
O projeto surge, a partir de observação contínua das crianças realizando as atividades, onde as mesmas ainda não possuem muita noção de espaço, ou seja, pintam a folha inteira e não só o desenho que nela se encontra, ou recortam as gravuras em revistas ao meio. Daí surge a necessidade da realização deste projeto, que tem como maior objetivo a estimulação para realizar as atividades com mais precisão.
OBJETIVO GERAL: Estimular as crianças a desenvolverem com maior precisão as atividades de coordenação motora fina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de pressão, encaixe e recorte;
- Identificar pontos de referências no espaço, representando pequenos percursos e trajetos;
- Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;
- Expressar suas necessidades, desejos e sentimentos com a fala clara e organizada;
- Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos.
CONTEÚDOS:
-Coordenação motora fina e ampla (CORPO E MOVIMENTO)
-Equilíbrio (CORPO E MOVIMENTO)
-Movimento (CORPO E MOVIMENTO)
-Noções de espaço ( MATEMÁTICA)
-Contado com leitura e escrita ( LINGUAGEM)
-Fazer artístico (ARTES VISUAIS)
-Elementos constituintes da linguagem visual(ponto, linha, forma, volume, cor)( ARTES VISUAIS)
METODOLOGIA:
- Atividades de recorte e colagem;
- Atividades de ligar pontilhados;
- Atividades de pintura com tinta em pequenos espaços;
- Pintar caminhos;
- Escrita do nome;
- Recorte das letras do nome.
AVALIAÇÃO:
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar e etc...
- Respeita e cuida dos trabalhos produzidos individualmente ou em grupo;
- Expressa seus desejos, necessidades, ideias, opiniões, dúvidas e sentimentos;
- Respeita as regras de boa convivência;
- Apresenta noção de espaço e tempo;
- Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.
AVALIAÇÃO:
As crianças tiveram uma boa aceitação do projeto, desenvolveram bem todas as atividades propostas,no entanto, minha intervenção foi necessária a todo o momento para que as atividades pudessem atingir os objetivos propostos.
Neste período de trabalho do projeto posso destacar o desempenho que as crianças tiveram nas atividades, principalmente de recorte e pintura, hoje as atividades já saem bem melhores do que antes do projeto.
Postado por CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT
Coordenação Motora Grossa e Fina.
Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados. Na coordenação motora ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.
Podemos classificar a coordenação motora de duas maneiras: coordenação motora grossa e a coordenação motora fina.
Na coordenação motora grossa verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas. Quando se tem déficit nessas habilidades, verificamos dificuldades, por parte principalmente de crianças, em praticar atividades esportivas, o que acaba gerando baixa autoestima.
Na coordenação motora fina verificamos o uso de músculos pequenos, como das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.
Mas não é somente em crianças que se desenvolve a motricidade. Em pessoas idosas ou pessoas que tenham certas limitações físicas, também é preciso trabalhar a coordenação motora. Com o auxílio do profissional a pessoa desenvolve os grupos musculares e exercita o cérebro, para conseguir manter o equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos, fortes e rápidos.
ALGUMAS IDEIAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O COGNITIVO, MOTRICIDADE FINA E AMPLA, NOÇÕES DE LATERALIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA.
Algumas atividades que podem ser feitas, que contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo da criança, trabalhando sua motricidade fina e ampla, sua ludicidade e também suas noções de lateralidade e coordenação motora.
- Jogos de memória
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
- Rasgar papéis com as mãos.
- Amassar os papéis picados.
- Confecção de colares.
- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
- Massinhas de modelar.
- Argila
- Brincar de faz-de-conta.
- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
- Dançar.
- Correr com e sem apoio.
- Equilibrar-se num pé só.
- Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
- Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
- Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
- Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente.
- Observar e explorar o ambiente através do tato.
- Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
- Identificar cores.
- Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
- Rodinha para conversação.
- Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
- Morto-vivo (jogo)
- Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
- Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.
- Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
- Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.
- Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.
- Exercícios para desenvolver a lateralidade ( andar em linha reta; curva; zigue-zague, andar em pistas limitadas com fita, etc...)
- Desenho espontâneo com lápis de cera.
- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
- Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
- Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
- Manipulação de material de sucata.
- Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.
Postado por Profª: Ivani Ferreira
Diferença entre Coordenação motora Global e coordenação motora fina
Atribui-se à educação psicomotora uma formação de base, indispensável a toda criança (normal ou com problemas), que responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se através do intercâmbio com o ambiente humano.
Seriam tantos os conceitos ligados a esta área do conhecimento quantas são as correntes teórico-práticas existentes. Tais conceitos, contudo, deixam-se enfeixar pela ênfase dada ao corpo lugar do ato voluntário ou, se quisermos, do agir intencional. É possível, através de uma ação educativa a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecer o início da formação de sua imagem corporal, o núcleo da personalidade.
Segundo Le Boulch, a educação psicomotora é um meio prático de ajudar a criança a dispor de uma imagem do "corpo operatório", a partir da qual poderá exercer sua disponibilidade. Esta conquista passa por vários estágios de equilíbrio, que correspondem aos estágios da evolução psicomotora.
Segundo Quirós, motricidade é a faculdade de realizar movimentos, e psicomotricidade , a educação de movimentos ou através de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas.
Desta forma, podemos definir psicomotricidade como a educação do movimento com atuação sobre o intelecto*, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas.
Como o comportamento físico da criança expressa, uma a uma, sua dificuldades intelectuais e emocionais, pode-se dizer que a psicomotricidade é a ciência do corpo e da mente. Ao vermos o corpo em movimento, percebemos a ação dos braços, pernas e músculos gerada pela ação da mente. É necessário, portanto, educar o movimento pela mente.
A psicomotricidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras.
A psicomotricidade vai permitir que se estabeleça a noção de vazio ou ocupado. São os gestos do corpo que vão levar o indivíduo à consciência de seus limites e possibilidades. A coordenação psicomotora é uma qualidade diretamente ligada à expressão do corpo, porque todo movimento tem uma conotação psicológica de sensações. Nos movimentos, serão expressos sentimentos de prazer, frustração, desagrado, euforia, como dimensão de um estado emocional, reconstruindo, assim, uma memória afetiva desde os gestos iniciais da criança.
COORDENAÇÃO GLOBAL (GROSSA)
Realização de grandes movimentos com todo o corpo, envolvendo as grandes massas musculares, havendo harmonia nos deslocamentos. Não a precisão nos movimentos, embora seja importante a coordenação perfeita dos movimentos.
Exemplo: marchar, batendo palmas, correr, saltar, etc.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
É a capacidade para realizar movimentos específicos, usando os pequenos músculos, afim de atingir a execução bem sucedida da habilidade. Requer um ato de grande precisão no movimento. Movimentos manuais em que coordenação e a precisão são essenciais.
Exemplo: tocar piano, escrever, modelagem com massinhas, recortar, colar, trabalhos com objetos pequenos como pinças, alicates de unha.
(Texto de: Lindací A. de S. Scagnolato)
PLANO DE AULA
Etapa 1
• Passo 1
Educação Infantil (crianças de 3 anos)
• Passo 2
Número de alunos da turma: 20 alunos
Organização da sala de aula: Em circulo
Como são as carteiras dos alunos? Proporcionam a interação aluno/professor, aluno/aluno e aluno/espaço?
Uma carteira do lado da outra com a interação aluno/professor.
Quais recursos de ensino estão disponibilizados na sala de aula? Livros, revistas, jornais, gibi, televisão e DVD, giz de cera, massa de modelar, guache, cola colorida, sulfite, legos, EVA, crepom, papel espelho, cartolina, papel cartão.
Considerando o espaço físico da sala, os alunos podem ser organizados em grupos ou em duplas?
Grupo
Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro (descrever se os alunos têm acesso aos itens referidos).
Os alunos tem acesso a todos esses itens referidos em sala de aula e teatros com fantoches uma vez por semana.
Avaliação quanto à participação dos pais dos alunos na vida escola de seus filhos: BOM
Os pais e/ou responsáveis pelos alunos são participativos?
A maioria deles é participativos.
Comparecem às reuniões da escola?
A maioria comparece.
Acompanham a vida escolar de seus filhos?
Sim.
• Passo 3
Coordenação Motora: Fina
• Passo 4
A coordenação motora é muito importante para a faixa etária escolhida, sendo assim uma das primeiras atividades trabalhadas no ensino de educação infantil, crianças de zero até seis anos, é a principal habilidade que devem ser desenvolvidas nesse período. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe a nós, nas primeiras séries, trabalhar bastante isso com as crianças.
PLANO: COORDENAÇÃO MOTORA
PLANO DE AEE A. Dados de identificação.
Nome do aluno: Idade: anos Série: º ano
Professor do AEE: Maristela de Souza B.
JUSTIFICATIVA: Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora. O aluno Lucas, é agitado, não fala claramente, demonstra grande interesse por carrinhos e livros. O aluno apresenta deficiência intelectual, por alteração genética (Síndrome de Down) e segundo a avaliação escolar, tem a coordenação motora desenvolvida somente parcialmente, e buscando auxiliar no desenvolvimento da mesma, o atendimento propôs atividades que auxiliarão no processo de amadurecimento da coordenação motora do aluno, bem como no desenvolvimento de sua atenção e percepção do mundo que o cerca.
1.OBJETIVO Ampliar a coordenação motora, a atenção e a percepção visual através de atividades lúdicas para que o aluno possa ter um maior rendimento em sala de aula e nas atividades desenvolvidas em sua casa. .
2. Organização do atendimento: Período de atendimento: de agosto a setembro Frequência : Duas vezes por semana Tempo de atendimento: 8 atendimentos de 1 hora Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo Outros: Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno: Montar quebra Cabeça de 4 peças. Jogar jogo da memória com 10 pares. Reconhecer a letra inicial de seu nome nas revistas Jogar a bolinha no seu nome, entre todos os que estão expostos. Recortar a letra inicial de seu nome Colar a letra inicial de seu nome no livro ata Desenhar linhas com giz no chão Andar sobre as linhas desenhadas Rolar a bola sobre as linhas desenhadas Montar um trem com o monta tudo gigante (lego). Escolher, entre todas as letras, a letra inicial do nome e colá-la Andar sobre as linhas desenhadas com giz Pintar desenhos respeitando os contornos Lançar a bola na boca do palhaço Ouvir histórias contadas pela professora. Ouvir Histórias de audiolivro. Recontar a História (do jeito do aluno) Desenhar a história ouvida. Pintar a letra inicial do nome no alfabeto. Circular a fotografia que representa o aluno 4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos: C.
Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE. No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE. O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo, desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola. D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos) Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.
Psicomotricidade
Equilibração Dinâmica
, que se dá em locomoção ou quando é necessário mudar de posição como: andar, correr, saltar, equitação etc. Exige uma reorganização muscular quase constante.
Equilibração Estática
, se dá quando precisamos manter uma postura parada, como por exemplo parar estando sentado em cima da bicicleta. Esta é bem mais difícil do que a dinâmica.Exige uma respiração tranquila e concentração em um ponto.Um equilíbrio correto é a base de toda a coordenação dinâmica geral. Quanto mais defeituoso é o equilíbrio, mais energia e atenção escapa em detrimento de outras atividades. Um equilíbrio correto constitui a base fundamental de toda ação diferenciada dos membros superiores de tal forma que quando a criança se sente desequilibrada não pode liberar seus braços nem suas mãos dos quais precisa para todo tipo de aprendizagem.Quase todas as crianças que apresentam dificuldades em seu equilíbrio, são crianças tímidas, retraídas e excessivamente dependentes; talvez pelos inúmeros fracassos vividos em ocasiões que necessitou correr, saltar, subir, etc.
Coordenação Motora ou Praxia Global
São uma série de funções que se unem para a representação de atividades globais e mais amplas. É a atuação conjunta, harmônica e econômica do sistema nervoso central dos músculos,nervos e sentidos, na execução de um movimento.A expressão corporal é uma manifestação natural e espontânea, onde a criatividade tem significado especial.A coordenação motora, como era denominada inicialmente, recebe hoje a denominação de Praxia Global. O motivo é que observou-se que a praxia não é somente a execução de um ato motor, é muito mais do que apenas isto, é uma série de funções que se unem para a representação de atividades mais globais e mais amplas. Como exemplo podemos citar a atividade motora do animal como sendo diferente do fazer práxico do homem. O fazer práxico do homem é uma ação carregada de relações culturais, afetivas, simbólicas, psicológicas etc. Tanto o animal quanto o ser humano constroem sua casa, porém, enquanto o animal o faz pelo instinto de sobrevivência,o homem dá um significado a esta casa.Existem diferentes tipos de funções práxicas, ou seja, as ações podem ser:
Global
É a ação que podemos observar nas crianças pequenas, é o brincar simplesmente para atender o caráter lúdico. A criança pequena executa movimentos para explorar o mundo, sem ter consciência desses movimentos. Aproximadamente até os 6 anos de idade atende às ações solicitadas pelo meio.
Analítica
É quando a criança começa a analisar e interpretar os movimentos que faz espontaneamente ou atendendo a comandos simples. Se dá aproximadamente aos 7 ou 8 anos deidade.
Sintética
É quando a criança já consegue coordenar um conjunto global dos movimentos.Aproximadamente aos 10 anos de idade.
Segundo Vitor da Fonseca (1995), a Praxia Global é composta por quatro subfatores:
Coordenação oculomanual
– São movimentos manuais associados com a visão. Neste tipo decoordenação requer noção de distância e precisão do lançamento. Como exemplo podemos pedir que a criança jogue uma bola ao cesto.
Coordenação oculopedal
– Diz respeito a coordenação dos pés com a visão. Podemos pedir acriança que chute uma bola num lugar preciso.
Dismetria
– É a inadaptação visoespacial e visocinestésica dos movimentos frente a umadeterminada distância para atingir um alvo. Observando as duas subtarefas anteriores podemosdetectar se a criança tem dismetria, em caso afirmativo ela não conseguirá atingir os alvos propostos.
Dissociação –
Refere-se a independência motora de vários segmentos corporais em função de um fim. É a independência bilateral dos membros inferiores e superiores, ou ainda das quatro extremidades em relação ao tronco. Ou seja, é a capacidade de movimentar diferentes partes do corpo de formas diferentes, o que gera a capacidade de planificar e generalizar motoramente. Por exemplo, num jogo de basquete o atleta precisa usar uma das mãos para bater a bola de uma forma, as pernas para se deslocar no espaço e em determinado momento fazer outro tipo demovimento para arremessar a bola ao cesto. Todos esses movimentos precisam ser feitos simultaneamente, se o indivíduo não tiver a capacidade de dissociar não conseguirá executar os movimentos necessários para jogar basquete com sucesso.O professor de educação física é muito importante nessa fase do desenvolvimento devendo estar atento às demandas da criança. Ao propor atividades de coordenação psicomotora,ele deve estar atento a alguns pontos:1 - Propiciar à criança objetivos precisos e sem dúvidas;2 - Demonstrar o exercício para que a criança possa ter uma visão geral da tarefa;3 - Elevar gradativamente os critérios de desempenho;4 - Dar explicações claras antes da criança iniciar a prática;5 - No início da aprendizagem dar orientações breves para minimizar as possíveis falhas;6 - Elogiar sempre o que a criança tentar executar.
Praxia Fina
A mão humana é a anatomicamente e encefalicamente o órgão da praxia fina. Dois quartos do córtex cerebral é relativo à mão. Na perda de suas funções o organismo se estrutura para buscar a praxia fina em outro órgão.A mão possui uma enorme potencialidade motora, a de prensibilidade de oponibilidade,de convergência, de divergência etc.Segundo Vitor da Fonseca (1995), são subfatores da Praxia Fina:
Coordenação dinâmica manual
, é a responsável pela destralidade bimanual e agilidade digital, como exemplo podemos citar o fazer pulseiras com clips ou com contas etc
Fonte: Coordenacao-Motora-ou-Praxia-Global
Álbum de atividades: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.223587601171795.1073741937.159217330942156&type=3&uploaded=2
PROBLEMA: Porque preciso pintar e tracejar na linha, e também recortar a gravura da revista corretamente?
JUSTIFICATIVA: Durante a faixa etária na qual as crianças do Pré I se encontram, a criatividade e a vontade de desenvolver as atividades está aflorada. Entretanto, a coordenação motora fina precisa ser mais estimulada para que as atividades que envolvam utilização de movimentos finos, sejam realizadas da forma mais correta possível.
O projeto surge, a partir de observação contínua das crianças realizando as atividades, onde as mesmas ainda não possuem muita noção de espaço, ou seja, pintam a folha inteira e não só o desenho que nela se encontra, ou recortam as gravuras em revistas ao meio. Daí surge a necessidade da realização deste projeto, que tem como maior objetivo a estimulação para realizar as atividades com mais precisão.
OBJETIVO GERAL: Estimular as crianças a desenvolverem com maior precisão as atividades de coordenação motora fina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de pressão, encaixe e recorte;
- Identificar pontos de referências no espaço, representando pequenos percursos e trajetos;
- Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;
- Expressar suas necessidades, desejos e sentimentos com a fala clara e organizada;
- Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos.
CONTEÚDOS:
-Coordenação motora fina e ampla (CORPO E MOVIMENTO)
-Equilíbrio (CORPO E MOVIMENTO)
-Movimento (CORPO E MOVIMENTO)
-Noções de espaço ( MATEMÁTICA)
-Contado com leitura e escrita ( LINGUAGEM)
-Fazer artístico (ARTES VISUAIS)
-Elementos constituintes da linguagem visual(ponto, linha, forma, volume, cor)( ARTES VISUAIS)
METODOLOGIA:
- Atividades de recorte e colagem;
- Atividades de ligar pontilhados;
- Atividades de pintura com tinta em pequenos espaços;
- Pintar caminhos;
- Escrita do nome;
- Recorte das letras do nome.
AVALIAÇÃO:
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar e etc...
- Respeita e cuida dos trabalhos produzidos individualmente ou em grupo;
- Expressa seus desejos, necessidades, ideias, opiniões, dúvidas e sentimentos;
- Respeita as regras de boa convivência;
- Apresenta noção de espaço e tempo;
- Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.
AVALIAÇÃO:
As crianças tiveram uma boa aceitação do projeto, desenvolveram bem todas as atividades propostas,no entanto, minha intervenção foi necessária a todo o momento para que as atividades pudessem atingir os objetivos propostos.
Neste período de trabalho do projeto posso destacar o desempenho que as crianças tiveram nas atividades, principalmente de recorte e pintura, hoje as atividades já saem bem melhores do que antes do projeto.
Postado por CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT
Coordenação Motora Grossa e Fina.
Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. A coordenação motora nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados. Na coordenação motora ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.
Podemos classificar a coordenação motora de duas maneiras: coordenação motora grossa e a coordenação motora fina.
Na coordenação motora grossa verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas. Quando se tem déficit nessas habilidades, verificamos dificuldades, por parte principalmente de crianças, em praticar atividades esportivas, o que acaba gerando baixa autoestima.
Na coordenação motora fina verificamos o uso de músculos pequenos, como das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.
Mas não é somente em crianças que se desenvolve a motricidade. Em pessoas idosas ou pessoas que tenham certas limitações físicas, também é preciso trabalhar a coordenação motora. Com o auxílio do profissional a pessoa desenvolve os grupos musculares e exercita o cérebro, para conseguir manter o equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos, fortes e rápidos.
ALGUMAS IDEIAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O COGNITIVO, MOTRICIDADE FINA E AMPLA, NOÇÕES DE LATERALIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA.
Algumas atividades que podem ser feitas, que contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo da criança, trabalhando sua motricidade fina e ampla, sua ludicidade e também suas noções de lateralidade e coordenação motora.
- Jogos de memória
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
- Rasgar papéis com as mãos.
- Amassar os papéis picados.
- Confecção de colares.
- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
- Massinhas de modelar.
- Argila
- Brincar de faz-de-conta.
- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
- Dançar.
- Correr com e sem apoio.
- Equilibrar-se num pé só.
- Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
- Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
- Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
- Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente.
- Observar e explorar o ambiente através do tato.
- Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
- Identificar cores.
- Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
- Rodinha para conversação.
- Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
- Morto-vivo (jogo)
- Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
- Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.
- Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
- Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.
- Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.
- Exercícios para desenvolver a lateralidade ( andar em linha reta; curva; zigue-zague, andar em pistas limitadas com fita, etc...)
- Desenho espontâneo com lápis de cera.
- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
- Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
- Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
- Manipulação de material de sucata.
- Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.
Postado por Profª: Ivani Ferreira
Diferença entre Coordenação motora Global e coordenação motora fina
Atribui-se à educação psicomotora uma formação de base, indispensável a toda criança (normal ou com problemas), que responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se através do intercâmbio com o ambiente humano.
Seriam tantos os conceitos ligados a esta área do conhecimento quantas são as correntes teórico-práticas existentes. Tais conceitos, contudo, deixam-se enfeixar pela ênfase dada ao corpo lugar do ato voluntário ou, se quisermos, do agir intencional. É possível, através de uma ação educativa a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecer o início da formação de sua imagem corporal, o núcleo da personalidade.
Segundo Le Boulch, a educação psicomotora é um meio prático de ajudar a criança a dispor de uma imagem do "corpo operatório", a partir da qual poderá exercer sua disponibilidade. Esta conquista passa por vários estágios de equilíbrio, que correspondem aos estágios da evolução psicomotora.
Segundo Quirós, motricidade é a faculdade de realizar movimentos, e psicomotricidade , a educação de movimentos ou através de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas.
Desta forma, podemos definir psicomotricidade como a educação do movimento com atuação sobre o intelecto*, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas.
Como o comportamento físico da criança expressa, uma a uma, sua dificuldades intelectuais e emocionais, pode-se dizer que a psicomotricidade é a ciência do corpo e da mente. Ao vermos o corpo em movimento, percebemos a ação dos braços, pernas e músculos gerada pela ação da mente. É necessário, portanto, educar o movimento pela mente.
A psicomotricidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras.
A psicomotricidade vai permitir que se estabeleça a noção de vazio ou ocupado. São os gestos do corpo que vão levar o indivíduo à consciência de seus limites e possibilidades. A coordenação psicomotora é uma qualidade diretamente ligada à expressão do corpo, porque todo movimento tem uma conotação psicológica de sensações. Nos movimentos, serão expressos sentimentos de prazer, frustração, desagrado, euforia, como dimensão de um estado emocional, reconstruindo, assim, uma memória afetiva desde os gestos iniciais da criança.
COORDENAÇÃO GLOBAL (GROSSA)
Realização de grandes movimentos com todo o corpo, envolvendo as grandes massas musculares, havendo harmonia nos deslocamentos. Não a precisão nos movimentos, embora seja importante a coordenação perfeita dos movimentos.
Exemplo: marchar, batendo palmas, correr, saltar, etc.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
É a capacidade para realizar movimentos específicos, usando os pequenos músculos, afim de atingir a execução bem sucedida da habilidade. Requer um ato de grande precisão no movimento. Movimentos manuais em que coordenação e a precisão são essenciais.
Exemplo: tocar piano, escrever, modelagem com massinhas, recortar, colar, trabalhos com objetos pequenos como pinças, alicates de unha.
(Texto de: Lindací A. de S. Scagnolato)
PLANO DE AULA
Etapa 1
• Passo 1
Educação Infantil (crianças de 3 anos)
• Passo 2
Número de alunos da turma: 20 alunos
Organização da sala de aula: Em circulo
Como são as carteiras dos alunos? Proporcionam a interação aluno/professor, aluno/aluno e aluno/espaço?
Uma carteira do lado da outra com a interação aluno/professor.
Quais recursos de ensino estão disponibilizados na sala de aula? Livros, revistas, jornais, gibi, televisão e DVD, giz de cera, massa de modelar, guache, cola colorida, sulfite, legos, EVA, crepom, papel espelho, cartolina, papel cartão.
Considerando o espaço físico da sala, os alunos podem ser organizados em grupos ou em duplas?
Grupo
Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro (descrever se os alunos têm acesso aos itens referidos).
Os alunos tem acesso a todos esses itens referidos em sala de aula e teatros com fantoches uma vez por semana.
Avaliação quanto à participação dos pais dos alunos na vida escola de seus filhos: BOM
Os pais e/ou responsáveis pelos alunos são participativos?
A maioria deles é participativos.
Comparecem às reuniões da escola?
A maioria comparece.
Acompanham a vida escolar de seus filhos?
Sim.
• Passo 3
Coordenação Motora: Fina
• Passo 4
A coordenação motora é muito importante para a faixa etária escolhida, sendo assim uma das primeiras atividades trabalhadas no ensino de educação infantil, crianças de zero até seis anos, é a principal habilidade que devem ser desenvolvidas nesse período. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe a nós, nas primeiras séries, trabalhar bastante isso com as crianças.
PLANO: COORDENAÇÃO MOTORA
PLANO DE AEE A. Dados de identificação.
Nome do aluno: Idade: anos Série: º ano
Professor do AEE: Maristela de Souza B.
JUSTIFICATIVA: Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora. O aluno Lucas, é agitado, não fala claramente, demonstra grande interesse por carrinhos e livros. O aluno apresenta deficiência intelectual, por alteração genética (Síndrome de Down) e segundo a avaliação escolar, tem a coordenação motora desenvolvida somente parcialmente, e buscando auxiliar no desenvolvimento da mesma, o atendimento propôs atividades que auxiliarão no processo de amadurecimento da coordenação motora do aluno, bem como no desenvolvimento de sua atenção e percepção do mundo que o cerca.
1.OBJETIVO Ampliar a coordenação motora, a atenção e a percepção visual através de atividades lúdicas para que o aluno possa ter um maior rendimento em sala de aula e nas atividades desenvolvidas em sua casa. .
2. Organização do atendimento: Período de atendimento: de agosto a setembro Frequência : Duas vezes por semana Tempo de atendimento: 8 atendimentos de 1 hora Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo Outros: Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno: Montar quebra Cabeça de 4 peças. Jogar jogo da memória com 10 pares. Reconhecer a letra inicial de seu nome nas revistas Jogar a bolinha no seu nome, entre todos os que estão expostos. Recortar a letra inicial de seu nome Colar a letra inicial de seu nome no livro ata Desenhar linhas com giz no chão Andar sobre as linhas desenhadas Rolar a bola sobre as linhas desenhadas Montar um trem com o monta tudo gigante (lego). Escolher, entre todas as letras, a letra inicial do nome e colá-la Andar sobre as linhas desenhadas com giz Pintar desenhos respeitando os contornos Lançar a bola na boca do palhaço Ouvir histórias contadas pela professora. Ouvir Histórias de audiolivro. Recontar a História (do jeito do aluno) Desenhar a história ouvida. Pintar a letra inicial do nome no alfabeto. Circular a fotografia que representa o aluno 4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos: C.
Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE. No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE. O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo, desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola. D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos) Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.
Psicomotricidade
Equilibração Dinâmica
, que se dá em locomoção ou quando é necessário mudar de posição como: andar, correr, saltar, equitação etc. Exige uma reorganização muscular quase constante.
Equilibração Estática
, se dá quando precisamos manter uma postura parada, como por exemplo parar estando sentado em cima da bicicleta. Esta é bem mais difícil do que a dinâmica.Exige uma respiração tranquila e concentração em um ponto.Um equilíbrio correto é a base de toda a coordenação dinâmica geral. Quanto mais defeituoso é o equilíbrio, mais energia e atenção escapa em detrimento de outras atividades. Um equilíbrio correto constitui a base fundamental de toda ação diferenciada dos membros superiores de tal forma que quando a criança se sente desequilibrada não pode liberar seus braços nem suas mãos dos quais precisa para todo tipo de aprendizagem.Quase todas as crianças que apresentam dificuldades em seu equilíbrio, são crianças tímidas, retraídas e excessivamente dependentes; talvez pelos inúmeros fracassos vividos em ocasiões que necessitou correr, saltar, subir, etc.
Coordenação Motora ou Praxia Global
São uma série de funções que se unem para a representação de atividades globais e mais amplas. É a atuação conjunta, harmônica e econômica do sistema nervoso central dos músculos,nervos e sentidos, na execução de um movimento.A expressão corporal é uma manifestação natural e espontânea, onde a criatividade tem significado especial.A coordenação motora, como era denominada inicialmente, recebe hoje a denominação de Praxia Global. O motivo é que observou-se que a praxia não é somente a execução de um ato motor, é muito mais do que apenas isto, é uma série de funções que se unem para a representação de atividades mais globais e mais amplas. Como exemplo podemos citar a atividade motora do animal como sendo diferente do fazer práxico do homem. O fazer práxico do homem é uma ação carregada de relações culturais, afetivas, simbólicas, psicológicas etc. Tanto o animal quanto o ser humano constroem sua casa, porém, enquanto o animal o faz pelo instinto de sobrevivência,o homem dá um significado a esta casa.Existem diferentes tipos de funções práxicas, ou seja, as ações podem ser:
Global
É a ação que podemos observar nas crianças pequenas, é o brincar simplesmente para atender o caráter lúdico. A criança pequena executa movimentos para explorar o mundo, sem ter consciência desses movimentos. Aproximadamente até os 6 anos de idade atende às ações solicitadas pelo meio.
Analítica
É quando a criança começa a analisar e interpretar os movimentos que faz espontaneamente ou atendendo a comandos simples. Se dá aproximadamente aos 7 ou 8 anos deidade.
Sintética
É quando a criança já consegue coordenar um conjunto global dos movimentos.Aproximadamente aos 10 anos de idade.
Segundo Vitor da Fonseca (1995), a Praxia Global é composta por quatro subfatores:
Coordenação oculomanual
– São movimentos manuais associados com a visão. Neste tipo decoordenação requer noção de distância e precisão do lançamento. Como exemplo podemos pedir que a criança jogue uma bola ao cesto.
Coordenação oculopedal
– Diz respeito a coordenação dos pés com a visão. Podemos pedir acriança que chute uma bola num lugar preciso.
Dismetria
– É a inadaptação visoespacial e visocinestésica dos movimentos frente a umadeterminada distância para atingir um alvo. Observando as duas subtarefas anteriores podemosdetectar se a criança tem dismetria, em caso afirmativo ela não conseguirá atingir os alvos propostos.
Dissociação –
Refere-se a independência motora de vários segmentos corporais em função de um fim. É a independência bilateral dos membros inferiores e superiores, ou ainda das quatro extremidades em relação ao tronco. Ou seja, é a capacidade de movimentar diferentes partes do corpo de formas diferentes, o que gera a capacidade de planificar e generalizar motoramente. Por exemplo, num jogo de basquete o atleta precisa usar uma das mãos para bater a bola de uma forma, as pernas para se deslocar no espaço e em determinado momento fazer outro tipo demovimento para arremessar a bola ao cesto. Todos esses movimentos precisam ser feitos simultaneamente, se o indivíduo não tiver a capacidade de dissociar não conseguirá executar os movimentos necessários para jogar basquete com sucesso.O professor de educação física é muito importante nessa fase do desenvolvimento devendo estar atento às demandas da criança. Ao propor atividades de coordenação psicomotora,ele deve estar atento a alguns pontos:1 - Propiciar à criança objetivos precisos e sem dúvidas;2 - Demonstrar o exercício para que a criança possa ter uma visão geral da tarefa;3 - Elevar gradativamente os critérios de desempenho;4 - Dar explicações claras antes da criança iniciar a prática;5 - No início da aprendizagem dar orientações breves para minimizar as possíveis falhas;6 - Elogiar sempre o que a criança tentar executar.
Praxia Fina
A mão humana é a anatomicamente e encefalicamente o órgão da praxia fina. Dois quartos do córtex cerebral é relativo à mão. Na perda de suas funções o organismo se estrutura para buscar a praxia fina em outro órgão.A mão possui uma enorme potencialidade motora, a de prensibilidade de oponibilidade,de convergência, de divergência etc.Segundo Vitor da Fonseca (1995), são subfatores da Praxia Fina:
Coordenação dinâmica manual
, é a responsável pela destralidade bimanual e agilidade digital, como exemplo podemos citar o fazer pulseiras com clips ou com contas etc
Fonte: Coordenacao-Motora-ou-Praxia-Global
Álbum de atividades: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.223587601171795.1073741937.159217330942156&type=3&uploaded=2
Inspiração olhar e partilha: By além da Alfabetização
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