Em boca saudável não entra cárie!
Plano de Aula - Higiene Bucal
I-Problematização
Visando a conscientização e a valorização da saúde bucal, começando já na
educação infantil onde se mostra uma maior capacidade de absorção de
informações, são propostas às crianças, neste trabalho, ações educativas e
preventivas para que possam incorporar em seus hábitos de vida, os cuidados
relativos à boca e aos dentes.
II-Justificativa
Grande número de pessoas desconhece que cuidar dos dentes desde a infância
tem um efeito muito importante, Atitudes e hábitos adquiridos na infância
relativos aos dentes são críticos para uma boa saúde oral e de todo o
organismo no decorrer da vida.
III-Perfil do grupo
Crianças de cinco anos de idade, participativas e com grande interesse nas
atividades propostas.
IV-Objetivos
Conceituais
- Nomear os dentes;
- Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanha e funções dos
dentes;
- Ampliar o vocabulário;
- Ler e interpretar imagens;
- Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes.
Procedimentais
- Produzir trabalhos de artes;
- Explorar textos a partir do auto conhecimento;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Produzir textos;
- Desenvolver a capacidade criadora;
- Estimular a criatividade;
- Confeccionar: boca gigante, boca maluca, livro emborrachado, personagens
da história;
- Registrar experiências vividas pelo grupo.
Atitudinais
- Respeitar e valorizar a saúde bucal;
- Apreciar e ler vários tipos de textos;
- Desenvolver o auto conceito;
- Apresentar atitude de higiene.
V-Janelas
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Artes visuais;
Música.
VI-Etapas
1- Organizar as crianças em roda. Conversar sobre como cada uma cuida da sua boca. Anotar uma pergunta de cada criança que será feita à dentista que virá dar uma palestra.
2- Construir a boca gigante, onde iremos pintar, colar a língua e os dentes nos devidos lugares. Fazer o registro
3- Levar às crianças até o espelho, pedir que abram a boca e, percebam diferenças e semelhanças. Registrar.
4- Montar um cartaz com o que faz bem e o que faz mal para os dentes. Procurar figuras em revistas para colar no cartaz. Expor na sala.
5- Visita da Dra. Eliane. Fazer o registro.
6- Mostrar para as crianças um molde de uma boca de adulto, dizer os nomes dos dentes e suas funções. Perceber diferenças e semelhanças.
7- Atividade em folha: Observar o dente do colega e responder às perguntas.
8- Atividade em folha: Marcar com um x as afirmativas que dizem do que o
dente precisa para ficar sadio. Artes: Pintura com escova de dente.
9- Atividade em folha: Desenhar como os dentes ficarão se não cuidarmos
deles.
10- Atividade em folha: Responder às perguntas.
11- Atividade em folha: Música do dentinho. Ensinar para as crianças, fazer a leitura com as crianças. Circular todas as palavras que rimam e copiá-las.
12- Atividade em folha: s objetos que usamos para escovar os dentes. Colorir.
13- Atividade em folha: Procurar as palavras no caça palavras.
14- Atividade em folha: Procurar palavras que rimam com: BOCA, ALIMENTAÇÃO, SAUDÁVEL.
15- Atividade em folha: Ligar às palavras aos seus desenhos.
16- Atividade em folha: Levar a pasta de dente até a escova, seguindo os números na ordem crescente.
17- Atividade em folha: Ler o poema e responder às perguntas.
18- Atividade de observação em folha: As crianças irão observar suas bocas e
responder às perguntas,
19- Atividade em folha: Responder algumas perguntas.
20- Fazer a leitura da história do Zezeca e começa a produzir o livro.
21- Atividade em folha: Resolver a cruzadinha.
22- Pesquisa para casa: Procurar em casa e levar para a escola o rótulo do creme dental que é usado pela família. Atividade em folha: Copiar o nome e procurar em revistas as letras que formam o nome do produto.
23- Atividade em folha: Procurar em revistas as letras para formar as
palavras: CÁRIE, DENTES, MOLAR.
24- Atividade em folha: Responder à pergunta, Para que serve cada dente e fazer a comparação.
25- Atividade em folha: Resolver os probleminhas matemáticos.
26- Confeccionar o quebra cabeça e montar.
27- Jogar dominó.
28- Confeccionar os personagens da história (teatro de fantoche)
29- Atividade em folha: Comparar a dentição dos animais e escrever qual se parece com a nossa. Contar a história Dente( gente tem, animal também)
30- Atividade em folha: Pintar as figuras que mostram o que é bom para os dentes.
31- Atividade em folha: Ligar as figuras às respectivas frases.
32- Jogo da trilha.
33- Confeccionar a história do livro emborrachado. Fazer a cópia.
34- Atividade em folha: Texto sobre a cárie, fazer o registro.
35- Atividade em folha: Formar frases com as palavras: BOCA, FIO DENTAL. GENGIVA, MAU HÁLITO. Fazer a cópia.
36- Atividade em folha: Copiar as frases que indicam os cuidados com os dentes.
- Escovar os dentes após as refeições, na hora que acordar e antes de dormir;
- Usar o fio dental;
- Visitar o dentista a cada seis meses;
- Não usar escovas estragadas. Sugestão para ensinar os pequenos a escovar os dentes usando material reciclado:
37-Finalizar o projeto com a apresentação do teatro.
VII-Avaliação
Ao longo de todo o processo, através das atividades desenvolvidas, das
brincadeiras e conforme o interesse de cada criança.
VIII-Duração
Aproximadamente um bimestre.
A higiene bucal que funciona
Objetivo
Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças.
Anos
Creche.
Material necessário
Espelhinhos de mão, escovas de dente, pastas sem flúor, porta-escovas e copos descartáveis.
Tempo estimado
O ano todo.
Desenvolvimento
1ª etapa Inicie o trabalho organizando a palestra de um dentista para os familiares das crianças. Convide o grupo a discutir como cuidamos da boca, que materiais usamos para higienizá-la e quais as principais recomendações nessa tarefa.
2ª etapa Durante o ano letivo, reserve um momento para um encontro entre o dentista e cada turma. Para que eles façam descobertas por conta própria, distribua espelhinhos de mão, possibilitando que explorem gengiva e dentes.
3ª etapa Organize a rotina da atividade levando em conta os horários, o número de turmas e o total de crianças por classe. As instalações são suficientes para todos? É preciso estabelecer rodízio de horários? Combine com cada professor a estratégia mais adequada.
4ª etapa Hora de preparar o material e o ambiente da escovação. No banheiro, o ideal é ter uma pia adequada à altura da criança, com um espelho grande o suficiente para permitir a cerca de quatro ou cinco delas escovar os dentes ao mesmo tempo. As escovas, macias e de cabeças pequenas, devem ser trocadas a cada três meses para evitar que as cerdas tortas prejudiquem a escovação. Prefira pastas sem flúor - crianças pequenas são mais suscetíveis à fluorose, intoxicação por excesso de flúor que causa manchas brancas nos dentes e o enfraquecimento deles. Por fim, providencie porta- escovas individuais e devidamente identificados, que mantenham as escovas secas e arejadas.
5ª etapa Durante a rotina da escovação, forme grupos de no máximo cinco integrantes para dedicar atenção individual e garantir que todos escovem de verdade. Quando um deles trocar a escova com um colega, não desinfete nem use produtos para limpar. O correto é jogar fora por causa do risco de transmissão de doenças. O enxágue também não deve ser coletivo: a bactéria que causa a cárie pode ser transmitida por objetos que entram em contato com a boca. Por isso, utilize copos descartáveis.
Avaliação
Verifique o quanto as crianças estão mais independentes e conscientes da importância da escovação. Elabore um diário com fotos dos momentos vivenciados, possibilitando que cada uma sugira registros sobre as novas experiências, contando o que aprendeu. Esse diário pode ser complementado pelos pais que participarem do projeto, relatando como é a escovação em casa.
Fonte Nova Escola
Plano de Aula
Higiene bucal como cuidar dos dentes
Série: Pré- II
Plano de aula
* Conteúdos: Socialização;
Linguagem oral;
Percepção visual
Coordenação motora.
* Recursos: Músicas; lavo os dentinhos
Cartazes; desenhos de como deve cuidar dos dentes
Atividade xerografada; atividade para colorir
Massinha.
* Objetivo: Desenvolver a socialização, a linguagem oral, a percepção visual e a coordenação motora.
* Desenvolvimento/Estratégias:
1º Momento: Oração;
Música: “Gesto feito com amor”
2º Momento: Rodinha
_ Conversa Informal como cuidar dos dentes para não ter carie
_ Hora da História: “Dentinhos limpos”
_ Como está o tempo hoje? Aniversariantes do dia.
_ Combinados das regras da sala de aula.
_ Explicação das atividades do dia
3º Momento: Atividade em folha colagem
4º Momento: Hora da merenda
* Músicas: “Meu lanchinho” e “Não fale de boca cheia”
5º Momento: Recreação
* “Hora da brincadeira” brincadeira com corda e brincadeiras livre no parque
6º Momento: Atividade com massinha
7º Momento: Saída das crianças
* Música: “O sinal vai bater”
fonte: flaviacantinhodospequeninos.blogpot.
Plano de Aula - Higiene Bucal
I-Problematização
Visando a conscientização e a valorização da saúde bucal, começando já na
educação infantil onde se mostra uma maior capacidade de absorção de
informações, são propostas às crianças, neste trabalho, ações educativas e
preventivas para que possam incorporar em seus hábitos de vida, os cuidados
relativos à boca e aos dentes.
II-Justificativa
Grande número de pessoas desconhece que cuidar dos dentes desde a infância
tem um efeito muito importante, Atitudes e hábitos adquiridos na infância
relativos aos dentes são críticos para uma boa saúde oral e de todo o
organismo no decorrer da vida.
III-Perfil do grupo
Crianças de cinco anos de idade, participativas e com grande interesse nas
atividades propostas.
IV-Objetivos
Conceituais
- Nomear os dentes;
- Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanha e funções dos
dentes;
- Ampliar o vocabulário;
- Ler e interpretar imagens;
- Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes.
Procedimentais
- Produzir trabalhos de artes;
- Explorar textos a partir do auto conhecimento;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Produzir textos;
- Desenvolver a capacidade criadora;
- Estimular a criatividade;
- Confeccionar: boca gigante, boca maluca, livro emborrachado, personagens
da história;
- Registrar experiências vividas pelo grupo.
Atitudinais
- Respeitar e valorizar a saúde bucal;
- Apreciar e ler vários tipos de textos;
- Desenvolver o auto conceito;
- Apresentar atitude de higiene.
V-Janelas
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Artes visuais;
Música.
VI-Etapas
1- Organizar as crianças em roda. Conversar sobre como cada uma cuida da sua boca. Anotar uma pergunta de cada criança que será feita à dentista que virá dar uma palestra.
2- Construir a boca gigante, onde iremos pintar, colar a língua e os dentes nos devidos lugares. Fazer o registro
3- Levar às crianças até o espelho, pedir que abram a boca e, percebam diferenças e semelhanças. Registrar.
4- Montar um cartaz com o que faz bem e o que faz mal para os dentes. Procurar figuras em revistas para colar no cartaz. Expor na sala.
5- Visita da Dra. Eliane. Fazer o registro.
6- Mostrar para as crianças um molde de uma boca de adulto, dizer os nomes dos dentes e suas funções. Perceber diferenças e semelhanças.
7- Atividade em folha: Observar o dente do colega e responder às perguntas.
8- Atividade em folha: Marcar com um x as afirmativas que dizem do que o
dente precisa para ficar sadio. Artes: Pintura com escova de dente.
9- Atividade em folha: Desenhar como os dentes ficarão se não cuidarmos
deles.
10- Atividade em folha: Responder às perguntas.
11- Atividade em folha: Música do dentinho. Ensinar para as crianças, fazer a leitura com as crianças. Circular todas as palavras que rimam e copiá-las.
12- Atividade em folha: s objetos que usamos para escovar os dentes. Colorir.
13- Atividade em folha: Procurar as palavras no caça palavras.
14- Atividade em folha: Procurar palavras que rimam com: BOCA, ALIMENTAÇÃO, SAUDÁVEL.
15- Atividade em folha: Ligar às palavras aos seus desenhos.
16- Atividade em folha: Levar a pasta de dente até a escova, seguindo os números na ordem crescente.
17- Atividade em folha: Ler o poema e responder às perguntas.
18- Atividade de observação em folha: As crianças irão observar suas bocas e
responder às perguntas,
19- Atividade em folha: Responder algumas perguntas.
20- Fazer a leitura da história do Zezeca e começa a produzir o livro.
21- Atividade em folha: Resolver a cruzadinha.
22- Pesquisa para casa: Procurar em casa e levar para a escola o rótulo do creme dental que é usado pela família. Atividade em folha: Copiar o nome e procurar em revistas as letras que formam o nome do produto.
23- Atividade em folha: Procurar em revistas as letras para formar as
palavras: CÁRIE, DENTES, MOLAR.
24- Atividade em folha: Responder à pergunta, Para que serve cada dente e fazer a comparação.
25- Atividade em folha: Resolver os probleminhas matemáticos.
26- Confeccionar o quebra cabeça e montar.
27- Jogar dominó.
28- Confeccionar os personagens da história (teatro de fantoche)
29- Atividade em folha: Comparar a dentição dos animais e escrever qual se parece com a nossa. Contar a história Dente( gente tem, animal também)
30- Atividade em folha: Pintar as figuras que mostram o que é bom para os dentes.
31- Atividade em folha: Ligar as figuras às respectivas frases.
32- Jogo da trilha.
33- Confeccionar a história do livro emborrachado. Fazer a cópia.
34- Atividade em folha: Texto sobre a cárie, fazer o registro.
35- Atividade em folha: Formar frases com as palavras: BOCA, FIO DENTAL. GENGIVA, MAU HÁLITO. Fazer a cópia.
36- Atividade em folha: Copiar as frases que indicam os cuidados com os dentes.
- Escovar os dentes após as refeições, na hora que acordar e antes de dormir;
- Usar o fio dental;
- Visitar o dentista a cada seis meses;
- Não usar escovas estragadas. Sugestão para ensinar os pequenos a escovar os dentes usando material reciclado:
37-Finalizar o projeto com a apresentação do teatro.
VII-Avaliação
Ao longo de todo o processo, através das atividades desenvolvidas, das
brincadeiras e conforme o interesse de cada criança.
VIII-Duração
Aproximadamente um bimestre.
A higiene bucal que funciona
Objetivo
Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças.
Anos
Creche.
Material necessário
Espelhinhos de mão, escovas de dente, pastas sem flúor, porta-escovas e copos descartáveis.
Tempo estimado
O ano todo.
Desenvolvimento
1ª etapa Inicie o trabalho organizando a palestra de um dentista para os familiares das crianças. Convide o grupo a discutir como cuidamos da boca, que materiais usamos para higienizá-la e quais as principais recomendações nessa tarefa.
2ª etapa Durante o ano letivo, reserve um momento para um encontro entre o dentista e cada turma. Para que eles façam descobertas por conta própria, distribua espelhinhos de mão, possibilitando que explorem gengiva e dentes.
3ª etapa Organize a rotina da atividade levando em conta os horários, o número de turmas e o total de crianças por classe. As instalações são suficientes para todos? É preciso estabelecer rodízio de horários? Combine com cada professor a estratégia mais adequada.
4ª etapa Hora de preparar o material e o ambiente da escovação. No banheiro, o ideal é ter uma pia adequada à altura da criança, com um espelho grande o suficiente para permitir a cerca de quatro ou cinco delas escovar os dentes ao mesmo tempo. As escovas, macias e de cabeças pequenas, devem ser trocadas a cada três meses para evitar que as cerdas tortas prejudiquem a escovação. Prefira pastas sem flúor - crianças pequenas são mais suscetíveis à fluorose, intoxicação por excesso de flúor que causa manchas brancas nos dentes e o enfraquecimento deles. Por fim, providencie porta- escovas individuais e devidamente identificados, que mantenham as escovas secas e arejadas.
5ª etapa Durante a rotina da escovação, forme grupos de no máximo cinco integrantes para dedicar atenção individual e garantir que todos escovem de verdade. Quando um deles trocar a escova com um colega, não desinfete nem use produtos para limpar. O correto é jogar fora por causa do risco de transmissão de doenças. O enxágue também não deve ser coletivo: a bactéria que causa a cárie pode ser transmitida por objetos que entram em contato com a boca. Por isso, utilize copos descartáveis.
Avaliação
Verifique o quanto as crianças estão mais independentes e conscientes da importância da escovação. Elabore um diário com fotos dos momentos vivenciados, possibilitando que cada uma sugira registros sobre as novas experiências, contando o que aprendeu. Esse diário pode ser complementado pelos pais que participarem do projeto, relatando como é a escovação em casa.
Fonte Nova Escola
Plano de Aula
Higiene bucal como cuidar dos dentes
Série: Pré- II
Plano de aula
* Conteúdos: Socialização;
Linguagem oral;
Percepção visual
Coordenação motora.
* Recursos: Músicas; lavo os dentinhos
Cartazes; desenhos de como deve cuidar dos dentes
Atividade xerografada; atividade para colorir
Massinha.
* Objetivo: Desenvolver a socialização, a linguagem oral, a percepção visual e a coordenação motora.
* Desenvolvimento/Estratégias:
1º Momento: Oração;
Música: “Gesto feito com amor”
2º Momento: Rodinha
_ Conversa Informal como cuidar dos dentes para não ter carie
_ Hora da História: “Dentinhos limpos”
_ Como está o tempo hoje? Aniversariantes do dia.
_ Combinados das regras da sala de aula.
_ Explicação das atividades do dia
3º Momento: Atividade em folha colagem
4º Momento: Hora da merenda
* Músicas: “Meu lanchinho” e “Não fale de boca cheia”
5º Momento: Recreação
* “Hora da brincadeira” brincadeira com corda e brincadeiras livre no parque
6º Momento: Atividade com massinha
7º Momento: Saída das crianças
* Música: “O sinal vai bater”
fonte: flaviacantinhodospequeninos.blogpot.
Inspiração/partilha: By Além da Alfabetização
Nenhum comentário:
Postar um comentário