Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

domingo, 6 de abril de 2014

Projeto: "Autorretrato"

OBJETIVOS 
■ Apreciar trabalhos de artistas que são referência em autorretrato. 
■ Fazer autorretrato com desenho e pintura. 
■ Atribuir signos à própria imagem. 
■ Identificar marcas pessoais na maneira de desenhar e pintar.

CONTEÚDOS 
■ Autorretrato. 
■ Apreciação de obra de arte. 
■ Desenho e pintura. 

ANOS 2º ao 5º. 

TEMPO ESTIMADO Doze aulas. 

MATERIAL NECESSÁRIO 
Livros com reproduções de autorretratos e reproduções de imagens em transparência, retroprojetor, lápis de cor, folhas de papel sulfite, papel craft ou cartolina branca, caneta hidrocor, giz de cera, espelhos portáteis, pincéis, tinta guache (nas cores primárias, preta e branca), recipientes para água e mistura de tintas, fotografias dos estudantes (antigas e atuais) e telas para pintura ou papelão, preparado com mistura de guache e cola brancos. 

DESENVOLVIMENTO 
■ 1ª ETAPA 
Na primeira aula, apresente o planejamento do projeto, os materiais e o resultado esperado. Pergunte o que a classe já fez em Arte e os pintores conhecidos. Mostre 
imagens de retratos e autorretratos de artistas de diferentes épocas (como Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Vincent Van Gogh [1853-1890] e Rembrandt van Rijn [1606-1669]). 
Elabore questões que instiguem a busca por semelhanças e diferenças no modo de pintar e a descoberta de expressões preferidas de cada um. Ao mesmo tempo em que conduz a apreciação, dê informações sobre o artista. Nas aulas seguintes, escolha um pintor que tenha produzido vários autorretratos, levando em conta a história e os interesses do grupo. Apresente pelo menos cinco reproduções que caracterizem seu estilo ou as fases pelas quais passou. Converse com a turma sobre elementos formais, como cor, harmonia, contraste, tipo de pincelada e o significado das imagens. Em novo momento de análise, 
mostre o trabalho de outro pintor para comparar e evidenciar as marcas pessoais. Alterne situações de apreciação e produção para que os estudantes entrem em contato com o mesmo conteúdo conhecendo diferentes pontos de vista. Distribua folhas de papel sulfite branco e lápis de cor e peça que recriem, de memória, uma das imagens mostradas. Observe o que mais chamou a atenção durante a observação e pergunte o motivo da escolha. Preste atenção: crianças de 4º e 5º anos geralmente usam mais elementos simbólicos do que as de 2º e 3º, que, por sua vez, se fixam mais em cores e formas. Se algum desenho for apenas um traço, converse com o aluno sobre a idéia que ele deseja transmitir, estimulando-o a lembrar detalhes que remetam à mensagem, e ajude-o a incluí-los na produção. 

■ 2ª ETAPA 
Agora é hora de explorar a observação do corpo. Oriente a turma a contornar a mão no papel, a desenhar símbolos dentro do traço e a pintá-los. Ao mesmo tempo, arme um retroprojetor com a luz voltada para a parede. Em duplas, a turma deve fazer silhuetas em 
uma folha de papel craft presa à parede. Em seguida, acomode as produções no chão para que sejam criados, com giz de cera, elementos que caracterizem cada um deles. Na aula 
seguinte, distribua os espelhos para a observação do rosto. A garotada deverá agora fazer um autorretrato com lápis de cor, em folha sulfite. Para o encontro seguinte, peça que as crianças tragam três fotos de casa: uma de quando eram bebê, outra, um pouco mais 
velhas, e uma atual. Para formar uma sequência, elas devem se representar como se imaginam no futuro. Assim, se perceberão como pessoas em constante transformação. Quem não tiver fotos pode se desenhar em três fases da vida. Oriente-as a pensar no que gostariam de ser quando adultos e a criar um fundo com diferentes paisagens ou ambientes. 

■ 3ª ETAPA 
Reserve três aulas para a pintura do autorretrato em tela com tinta guache. Mostre novamente autorretratos de artistas para que sejam observadas cores, pinceladas e a relação figura/ fundo. Separe a classe em grupos de quatro e distribua recipientes com 
tintas das cores primárias e pincéis de diversos tamanhos. Sugira que todos façam misturas e revelem novos tons e cores. Intercale sempre as situações de produção com as de apreciação dos trabalhos. Isso vai permitir que a turma descubra o que mais pode fazer e que detalhes, pinceladas e cores é possível criar e experimentar. Na última aula, 
promova um amplo debate sobre os autorretratos e as marcas que apareceram na própria pintura e na dos colegas. No último encontro, oriente a garotada a organizar uma exposição. 

PRODUTO FINAL 
■ Exposição de arte aberta ao público. Monte uma mostra dos trabalhos e convide pais, professores e colegas das outras turmas. Exiba todas as atividades desenvolvidas para 
que os visitantes conheçam a trajetória dos estudantes de Arte.

AVALIAÇÃO 
Crie pautas de observação, aponte o que é importante cada série aprender e como os alunos se saem (se descobrem o uso de símbolos e utilizam novas cores, se colocam 
mais detalhes e expressões faciais ou se de cada produção, organize momentos coletivos de apreciação. Nos autorretratos, pergunte que transformações identificam nas criações e que marcas apreciam na tela dos colegas.
Fonte Nova Escola
Projeto Retrato e Autorretratos

Eixo: Artes Visuais
Grupo: Etapa l
Duração: 3 meses

Justificativa: A proposta deste projeto será propiciar a estruturação e a representação da figura humana através de intervenções adequadas, leitura de imagens, trocas e reflexões, contribuindo e ampliando o processo de criação da criança.

Objetivo: Instigar a criança para a percepção de semelhanças e diferenças na representação da sua própria produção e dos colegas.

Etapas previstas:
Levantar hipóteses à respeito do conhecimento da criança sobre o que seja um retrato;
Propor situações nas quais as crianças possam escolher o material para desenhar e pintar;
Promover uma galeria de arte com os pintores: “Picasso, Van Gogh, da Vinci, Redon”.
Em roda fazer a leitura breve da biografia desses autores;
Guiar a observação durante as rodas de apreciação;
Propor uma sequência de interferências gráficas para a formação do rosto: olho, boca, nariz, orelhas, cabelos,...
Produção de um retrato do colega;
Estudo dos autorretratos dos pintores, através da roda de apreciação; .
Produção de autorretratos;

Fechamento:
Exposição das pinturas realizadas;

Avaliação:
A apreciação estimulou o desenvolvimento e a produção da figura humana pelas crianças?
Postado por Marisca Ramos 

Atividade 5 - Proposta de projeto - Construindo Identidade na Educação Infantil

1- IDENTIFICAÇÃO

Nome da cursista: Kátia Almeida Gomes

Nome da Escola: 

Local: 

Série: Educação Infantil - 2º período

Número de alunos: 02 turmas – aproximadamente 40 alunos

Professores envolvidos: 02 professoras regentes, 01 coordenadora pedagógica e 01 coordenadora do Laboratório de Informática

Título do Projeto: Construindo Identidade na Educação Infantil
2 – PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA / DEFINIÇÃO DO TEMA

Ao iniciar sua vida escolar a criança necessita de um período de adaptação a essa nova realidade, pois ela vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas. Além disso, a criança nessa faixa etária está em processo de descoberta do mundo que a cerca, são habilidosas para colher informações, para buscar soluções simples e às vezes fantásticas para os problemas; tem grande capacidade de preservar histórias na memória, são curiosas e querem saber os por quês de tudo. Toda esta informação sobre esse universo maravilhoso da criança fundamenta o interesse no desenvolvimento do projeto.

3 – JUSTIFICATIVA

As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais. Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranquila pelas crianças, -e importante que a escola faça todo um trabalho de adaptação e construção da identidade e autonomia da criança.

DI SANTO (2007), partindo da teoria de Piaget, formulou três grandes objetivos para a educação infantil:

1- Com relação aos adultos: é importante que as crianças desenvolvam sua autonomia através de relações seguras nas quais o poder do adulto é reduzido o máximo possível.

2- Com relação aos colegas: as crianças precisam desenvolver sua habilidade de descentrar e coordenar diferentes pontos de vista.

3- Com relação à aprendizagem: é importante que as crianças sejam alertas, curiosas, críticas e confiantes na sua própria capacidade de pensar e de dizer honestamente o que pensam. Devem ter iniciativa, levantar ideias, problemas e perguntas interessantes, relacionando as coisas umas com as outras.

Segundo Délia Ladeia (2001) em seu artigo O EU CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca...

Desta forma, este projeto vem a atender algumas necessidades dos alunos da Educação Infantil, tais como: construção da sua própria identidade, autonomia, curiosidade, aceitação do outro e das diferenças, estímulo ao pensamento crítico, entre outros.

4 – OBJETIVOS

4.1 - Objetivo Geral 

Oportunizar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.

4.2 – Objetivos específicos

• Fazer o aluno conhecer a própria história e a história da família, sentindo-se participante dela;

• Promover a compreensão da história como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço;

• Fazer com que o aluno pesquise e descubra como foi feita a escolha de seu nome;

• Fazer com que cada aluno faça o traçado de seu nome e seu autorretrato;

• Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da 

sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história.

• Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).

• Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero) como em outras culturas (comunidades indígenas, por exemplo).

• Fazer o aluno reconhecer-se como sujeito nas relações de estudo, consumo, trabalho e lazer que são estabelecidas no espaço em que vive.
5 – CONTEÚDOS

• Hora da rodinha

• Trabalho com nome e sobrenome

• História da família

• Escrita do nome

• Desenho ( autorretrato)

• Corpo

• Contagem de letrinhas

6 – DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Identidade ( eu e o outro)

Formação pessoal e social

Linguagem oral e escrita

Conhecimento de mundo

Conhecimento lógico-matemático

Psicomotricidade

7 – METODOLOGIA 

7.1- Procedimentos

• Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando os alunos através de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças. Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho e cartaz para a identificação do aluno.

• Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.

• Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e semelhanças entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.

• Fazer gráficos de altura com tiras de jornal, após as observações no espelho, procurando estabelecer as diferenças e as semelhanças de tamanho entre as crianças..

• Fazer um desenho de corpo inteiro, incentivando a criança a reproduzir a sua autoimagem; para isso, disponibilizar a ela diversos materiais como: tinta, pincéis, papel colorido, etc.

• Oportunizar aos alunos a escrita do nome em papel e depois no computador utilizando o BR Office – Writer.

• Oportunizar aos alunos o desenho de seu autorretrato utilizado o Tux Paint.

• Promover momentos para que o aluno observe seu próprio espaço:

o Na classe: nomear todos os objetos e móveis ali presentes, medir a sala com fitas de jornal, fazer a maquete da sala de aula com caixas de sapatos e outros materiais.

o Na escola: passear pelas suas dependências; conhecer funcionários; pesquisar a história da escola; trabalhar com o nome da escola, com suas origens históricas; desenhar a planta baixa da quadra, com a ajuda das crianças; investigar o quarteirão em que se situa e o nome das ruas próximas; realizar um reconhecimento do bairro, fazendo visitas às casas comerciais, praças, casas de moradores e outros lugares.

7.2 – Cronograma

As atividades do projeto serão desenvolvidas em aproximadamente 8 aulas de 5 h/aula.

8 – RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

Papel, lápis, giz de cera, lápis de cor, canetinha, pincel atômico, espelho, fichas com os nomes dos alunos e professores envolvidos, ficha de pesquisa da história da família e da história da nome da criança, cola, tesoura, cartolinas, papel colorido, jornais, tinta, caixa de sapato, revistas para recorte, fichas com os nomes dos móveis e objetos da sala de aula, computadores do laboratório de informática com BR Office instalado, Writer, Tux Paint, entre outros.

9 – REGISTRO DO PROCESSO

O desenvolvimento do projeto será registrado com fotos que serão disponibilizadas no Orkut e no Blog da escola. 

10 – AVALIAÇÃO E RECURSOS ESPERADOS

É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores. Será criada uma ficha de avaliação com o desenvolvimento de todos os alunos nas atividades desenvolvidas. Além disso, será feito um portifólio individual para arquivar os trabalhos dos alunos.

11 – DIVULGAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO

A divulgação do projeto será realizada por meio do Blog da escola.

12 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

• BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

• CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

• DI SANTO, J. M. R. O valor educacional dos jogos em grupo na educação infantil. Disponível em:http://www.centrorefeducacional.com.br/valorjogos.htm. Acesso em 02 de agosto de 2010.

• LADEIA, Delia. O Eu criança na educação infantil. Em pauta – Revista Criança do professor de educação infantil, Brasília, n.35, p.19-21,2001.

• SODRÉ, Muniz. Claro e escuro: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, Vozes,1999.

Postado por Blog da Professora Kátia
Olhar e partilha: By além da Alfabetização

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