Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

sábado, 12 de abril de 2014

Projeto "Construindo e Brincando com Sucatas"

GERAL: Estimular a criança a construir os brinquedos de sucatas.
ESPECÍFICOS:Estimular o ato de brincar nas crianças e proporcionar aprendizado sobre educação ambiental;
Valorizar a coleta seletiva e à reutilização de materiais para a confecção do brinquedo;
Identificar qual a importância da confecção desses brinquedos no desenvolvimento cognitivo da criança;
Comparar os brinquedos industrializados com os brinquedos recicláveis.

3 ÁREAS ENVOLVIDAS
Esse projeto será desenvolvido na disciplina de Ciências Ambiental.
4 ESTRATÉGIAS
1º momento: Iniciaremos a aula explorando todo material de sucata, onde as crianças terão a livre escolha para a utilização dos materiais.
2º momento: Despertar na criança a consciência de que precisaremos reciclar as embalagens descartáveis, a fim de contribuirmos para a preservação do meio ambiente.
3º momento: Em seguida, os alunos confeccionarão alguns brinquedos selecionados pelo grupo utilizando materiais descartáveis.
4º momento: Brincarão espontaneamente com os brinquedos produzidos.
5º momento: Em roda de conversa, as crianças relatarão a experiência de brincar com sucata.
5 RECURSOS
Os recursos que serão utilizados para a realização deste projeto de intervenção são: caixa de fósforos, garrafas descartáveis, varal, palitos de churrasco, rolo de papel higiênico, lápis de cor, cola, tinta e tesoura ou algum material sugerido pelo aluno.
6 AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto quanto ao ensino-aprendizagem dará durante a sua realização, momentos através dos quais as crianças puderem discutir e entender a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, com oportunidade de construir seus próprios brinquedos, estimulando sua criatividade e inventividade.

Plano de aula - Produção de brinquedos com reciclagem

Objetivos 
- Construir um objeto tridimensional. 
- Construir brinquedos a partir da reciclagem para a sala.
- Descobrir possibilidades na escultura. 

- Produzir formas utilizando o empapelamento e reciclagem
Conteúdos
- Escultura, artes, empapelamento 

Ano 
Pré-escola. 

Tempo estimado 
Quatro a cinco aulas de 50 minutos. 

Materiais necessários 
Sucatas de papel ou plástico variadas; jornal em tiras pequenas, cola branca, água, bacias médias, fita crepe, cola quente (opcional para uso exclusivo do professor), tinta guache, pincéis variados. 

Materiais opcionais: retalhos de papéis, tecidos e canetas coloridas.

Flexibilização
Para crianças com deficiência física (nos membros superiores)
O trabalho em duplas ajuda muito a criança com deficiência física nos membros superiores, mas fique atento para que o colega não faça os desenhos por ela. Disponha materiais de desenho em lugares acessíveis para a criança. Os papéis em pranchetas, para dar firmeza, e os lápis envoltos em espuma, para que a criança consiga segurá-los. Durante a montagem do projeto, estimule a criança a ajudar no empapelamento, mesmo que ela não consiga executar algumas ações de coordenação mais fina, como manipular a cola quente. Nesta etapa, você deve ajudar as crianças para evitar acidentes. Se necessário amplie o tamanho do objeto construído (para facilitar a manipulação) e o tempo de realização da atividade.

Desenvolvimento 
Conte ao grupo qual será a proposta das próximas aulas. Apresente os materiais que serão utilizados inicialmente: sucatas variadas e fita crepe. Separe os alunos em duplas, para que trabalhem juntos planejando e executando todas as etapas da construção. A cada finalização de uma etapa realize uma nova roda de procedimento, apresentando a próxima etapa. 

1ª etapa
Entregue papel e lápis para que os alunos, em duplas de trabalho, façam o planejamento em desenho do que irão construir. Quando todos terminarem, abra uma grande roda com os desenhos no centro para que cada dupla possa contar aos colegas seu projeto. 

2ª etapa
Ofereça as diferentes sucatas em uma bancada e chame a atenção dos alunos para as características das sucatas, de forma que cada dupla perceba a relação entre o projeto e os objetos que pode escolher para concretizar a ideia. Solicite que os alunos, com o projeto em mãos, separem o que irão utilizar para a construção. Cada dupla pode ter um rolo de fita crepe e o professor pode montar um lugar "seguro" com a pistola de cola quente caso alguém necessite de um auxílio mais pontual. 

3ª etapa
Coloque as produções da atividade anterior nas mesas da oficina ou sala de aula. Prepare tiras de jornal e uma bacia média contendo cola branca misturada com água em iguais proporções Em roda, apresente o procedimento de empapelar - mergulhar uma tira de jornal na mistura de cola com água e aplicar cuidadosamente sobre o objeto de sucata. Chame a atenção dos alunos para a aplicação do jornal molhado: a tira deve aderir à forma construída. Quando terminarem de empapelar os trabalhos, coloque -os sobre um plástico estendido no chão para que sequem até a próxima aula. 

4ª etapa
Ofereça tinta guache para que os alunos pintem os trabalhos realizados. Essa etapa pode ser dividida em dus aulas, em cada uma os alunos podem pintar uma face do trabalho. 

5ª etapa (opcional)
Ofereça retalhos de papéis, tecidos e canetas coloridas para que os alunos realizem detalhes e grafismos sobre a pintura. 

Finalização 
Monte uma exposição com os trabalhos prontos. Ao lado dos trabalhos você pode expôr os projetos em desenho e as fotos de todo o processo realizado pelos alunos. 

Avaliação 
Acompanhe as duplas ao longo de todo o processo: o trabalho e a organização de cada dupla. Na etapa de colagem das sucatas, reforce a importância delas ficarem firmes. Observe como está empapelando a construção, de forma a não "ocultar" a forma inicial. Faça uma apreciação com os alunos dos resultados obtidos, chame a atenção do grupo para as formas dos trabalhos, os temas escolhidos pelas duplas e o acabamento final, identificando as diferentes escolhas.
Da Nova Escola.
Faça com seu filho: Brinquedos de sucata passo a passo

http://delas.ig.com.br/filhos/faca-com-seu-filho-cinco-brinquedos-de-sucata-passo-a-passo/n1597412109117.html

http://www.clicfilhos.com.br/ler/525-Lixo_que_vira_brinquedo

Álbuns de Atividades 1: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.219657004898188.1073741930.159217330942156&type=1
Álbuns de Atividades 2: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.176462909217598.1073741891.159217330942156&type=3
Álbuns de Atividades 3: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.161378147392741.1073741834.159217330942156&type=3
Projeto "Construindo e Brincando com Sucatas" 

O Projeto “Brincadeira é coisa séria”, pois entendemos a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das nossas crianças. Para tanto compreendemos a necessidade de continuar incluindo a família no Centro de Educação Infantil, a fim de conscientizá-los que o brincar consiste numa excelente ferramenta para o aprendizado dos pequenos.
Para enriquecê-lo ampliamos a proposta do brincar, definindo o tema “Construindo e brincando com sucata”, a fim de vivenciar com os pais como um simples brinquedo construído com material reciclado pode enriquecer as brincadeiras infantis.
As discussões e ideias para o evento foram baseadas nas nossas experiências em sala de aula. Observando as crianças percebemos o interesse em brincar com sucatas, e os jogos que serão desenvolvidos com os pais fazem parte da nossa rotina escolar. 
Introdução
“O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa.” (Almeida, M.T.P, 2000)
As crianças de hoje estão sendo vitimas de uma mudança rigorosa e intensiva de desapropriação do espaço físico, espaço esse que seria para o aprendizado motor, cognitivo e social durante as brincadeiras de rua, nos quintais, momentos de liberdade e espontaneidade.
As casas e as ruas que até pouco tempo permitiam amplos movimentos e brincadeiras diversas estão restringindo estas atividades por falta de espaço físico oferecido pela escola para seu desenvolvimento físico e motor. As brincadeiras de antigamente que empolgaram as crianças como: amarelinha, pular corda, pega-pega, barra-manteiga, jogo de bolinhas e outros, auxiliaram e muito no aprendizado motor e por isso precisam ser resgatadas e ensinadas para que as crianças de hoje possam usufruir dessa riqueza de movimentos para que preservem a cultura.
Brincando a criança constrói significados e apropria-se de diferentes papeis sociais, para o atendimento das relações afetivas e a construção de conhecimento, e consequentemente desenvolver sua identidade e autonomia.
Brincando a criança aprende e assim se desenvolve, extravasando o que sente, descarregando tensões, aprendendo a respeitar os outros e a participar em grupos, enfim, as atividades lúdicas contribuem realmente para as crianças construírem conceitos fundamentais para torná-los adultos mais humanos.
Justificativa
Percebemos nas experiências e vivências como professoras de Educação Infantil que muitos pais não compreendem a importância do brincar na escola, pensam que as crianças apenas brincam no período em que permanecem no CEI, desconhecendo que esses momentos são importantes para a construção das capacidades infantis.
O nosso projeto “Construindo e brincando com sucata” vem de encontro com essa problemática, objetivando vivenciar com os pais brincadeiras que as crianças brincam no cotidiano escolar, entendendo as suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e moral.
Consideramos ainda importante provocar os pais a pensarem no tempo que brincam com os seus filhos em casa, momentos esses fundamentais para fortalecer o vinculo afetivo entre pais e filhos. Para enriquecer essas brincadeiras mostraremos também brinquedos simples que podem ser construídos com material reciclado, que podem muitas vezes substituir os brinquedos eletrônicos e enriquecer esses momentos de brincar. 
Objetivo Geral
Promover a interação escola-família-comunidade, para vivenciar com os pais a importância do brincar no desenvolvimento infantil, possibilitando para que conheçam um pouco as atividades e brincadeiras presentes na rotina do CEI, dando ênfase à construção dos brinquedos de sucata que enriquecerão esses momentos. 
Objetivos Específicos
Promover a interação entre pais e a equipe escolar de forma lúdica e prazerosa;
Resgatar momentos da infância;
Valorizar o brincar, conhecendo algumas brincadeiras infantis;
Aprender a construir brinquedos com material reciclável;
Conscientizar para a preservação do meio ambiente;
Preparação e organização do projeto
Primeiramente em reunião com os professores e coordenadora pedagógica decidiu-se a proposta do projeto nesse ano de 2014. Depois de muitas discussões e ideias se definiu o tema “Construindo e brincando com sucata”.
Posteriormente foi decidida a decoração do espaço: brinquedos de sucata para enfeitar o mural do refeitório e os corredores do CEI. O convite do evento seguiu a proposta desse ano, um quebra-cabeça de papelão, a lembrancinha um bilboquê de garrafa pet e a cortina de entrada do evento confeccionada com caixas de ovos.
A mensagem que os pais receberão no dia, também completou o tema. Para a avaliação dos participantes será confeccionado o caminhão da reciclagem, na qual os pais deixaram seus recados.
O refeitório no dia do evento será organizado com cadeiras para acomodar os pais de forma confortável. Cartazes serão fixados na parede explicando as brincadeiras e seus objetivos.
Brincadeiras a serem desenvolvidas no evento
Boliche: Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas. O jogo consiste em derrubar as garrafas.
Objetivos: desenvolver noções de quantidade; estimular a percepção espacial; desenvolver a coordenação motora; estimular a competição positiva; desenvolver a habilidade com a bola; trabalhar as cores.
Material utilizado: 10 garrafas pet pequenas, decoradas com papel crepom dentro e durex colorido em volta. Para as garrafas ficarem mais pesadas colocamos feijão.
Tiro ao alvo: O jogo consiste em acertar as bolas no alvo, cada garrafa tem uma cor, com pontuações diferentes. Ganha o participante que acumular mais pontos.
Objetivos: explorar os movimentos de encaixe e lançamento; incentivarem as crianças a conhecerem diferentes dinâmicas do movimento, desenvolvendo os limites do corpo, trabalhar as cores.
Material utilizado: Garrafas pet, guache, cola quente. Corte 7 garrafas de 2 litros (20cm), pinte as garrafas com tinta guache em cores variadas, cole-as formando um hexágono, e para fixá-las melhor utilize cola quente.
Pescaria seletiva: O lixo reciclável será colocado dentro de uma caixa grande de papelão. Três competidores, cada um na sua vez, pescarão os lixos e farão a separação destes de acordo com os materiais que são fabricados, colocando-os em seus recipientes específicos. Cada competidor terá um minuto para realizar a atividade. Ganha a competição quem pescar e separar corretamente mais lixo.
Objetivos: incentivar a separação de lixo e a reciclagem; reconhecer diferentes tipos de materiais; desenvolver a coordenação motora; incentivar a consciência ecológica.
Material utilizado: Caixa grande de papelão, lixo reciclável (latinhas, garrafas pet, copinhos plásticos, caixinhas...), varas para pescaria, recipientes para separação do lixo. 
Recursos utilizados
Garrafas pet, barbante, durex colorido, papelão, canetinhas, durex grosso, caixa de ovos vazia, guache, folha sulfite, EVA, papel crepom, color set, cartolina, cola branca, cola bastão, cola quente, fio de náilon, livros, revistas, jornais, canudos, sucatas em geral, cestas, cadeiras, mesa, aparelho de som, microfone. 
Referências Bibliográficas
Os Jogos e Lúdico na Aprendizagem Escolar
Lino Macedo, Ana Lúcia Sicoli Petty, Norimar Chiste Passos
Editora Artmed
O Jogo e a Educação Infantil
Tizuko Morchida Kashimoto
Editora Pioneira
Fonte: ceieteleite.blogspot.com.br
Inspiração do Olhar: By além da Alfabetização

Nenhum comentário:

Postar um comentário