Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

segunda-feira, 31 de março de 2014

PROJETO ALIMENTAÇÃO


1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ENSINO FUNDAMENTAL – 1º ANO
“PROFESSORA: 
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

2- TÍTULO: ” ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A VERDADEIRA FÓRMULA DO CRESCIMENTO.”

3- JUSTIFICATIVA:
Comer bem para garantir a saúde e a energia não é difícil, basta descobrir como equilibrar os mais diversos tipos de alimentos.
Sendo a alimentação uma necessidade vital e comum a todos os seres humanos faz - se necessário que a escola propicie aos alunos, atividades que contribuam para a conscientização sobre a importância de uma alimentação nutritiva e balanceada.
Sabemos que nos dias de hoje a alimentação das crianças vem sendo muitas vezes baseada em alimentos artificiais, frituras, doces, prejudicando de forma significativa o desenvolvimento sadio do corpo.
Precisamos consumir diariamente, vitaminas, proteínas, carboidratos e outras substâncias alimentares que são encontradas nos alimentos como: leite e laticínios, carne, ovos, peixes, pão, massas, feijão e outros. Muitas crianças não aceitam e não são habituadas a ter esses alimentos no cardápio, por isso neste projeto serão desenvolvidas atividades que envolverão pesquisas, discussão em grupo, confecção de alimentos variados, com o objetivo de fazer com que os alunos reconheçam o valor nutritivo dos alimentos e a importância de consumi-los.
Estarão envolvidos neste projeto, pais, alunos, professores, direção, coordenação e demais funcionários do colégio.

4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conscientizar-se sobre a importância de se consumir uma alimentação nutritiva, para o crescimento de um corpo forte e sadio;

- Reconhecer o valor nutritivo dos alimentos;

- Identificar os alimentos que possuem as substâncias alimentares necessárias para o desenvolvimento do corpo;

- Discutir e analisar as consequências para a saúde da ausência se uma alimentação saudável;

- Diferenciar as frutas, os legumes, as verduras, e os cereais;

- Experimentar atividades diferenciadas abrangendo as múltiplas linguagens, envolvendo-se com o pedagógico na sala de aula;

- Classificar os diferentes tipos de alimentos.

5- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Montagem do livro da Mel: O bolo de Mel;
- Confecção do bolo de Mel (receita do livro de Linguagem);
- Músicas sobre alimentação;
- Conversação sobre a importância dos alimentos em nossa vida;
- Confecção do mural com frases elaboradas com os pais sobre a importância de uma boa alimentação.
- Desenhar frutas, legumes, verduras e cereais;
- Confecção de sucos naturais, saladas de frutas, sopão de vegetais;
- Elaboração das receitas dos alimentos preparados;
- Quebra – cabeça dos nomes das frutas e legumes utilizados para a confecção dos alimentos.
- Entrevista com a nutricionista e pediatra; registro por meio de desenhos e pequeno texto elaborado em grupo;
- Listagem e ilustração dos alimentos que auxiliam para uma dentição saudável;
- Confecção do mural sobre a classificação dos vegetais;
- Caixa surpresa com diferentes tipos de frutas;
- Desenhar as frutas encontradas na caixa surpresa e montar o nomes delas.
- Construção do gráfico das frutas preferidas;
- Cartaz de um acróstico sobre as frutas;
- Jogo da memória das frutas;
- Conto de histórias relacionadas ao bom hábito alimentar;
- Teatro com dedoches com a participação dos alunos enfatizando a importância de uma alimentação saudável;
- Construção de frases sobre o assunto;
- Preparação da horta para o plantil de verduras e legumes;
- Confecção do mural sobre a origem dos alimentos( animal, mineral e vegetal)

6- RECURSOS:
Serão oportunizados os seguintes materiais: revistas, livros histórias, papéis, cola, tesouras, aparelho de som, cds , fantoches, materiais de cozinha, caixa surpresa, livro de Linguagem.
O micro ônibus será utilizado para a visita ao consultório da pediatra.

7- AVALIAÇÃO:

O cotidiano pedagógico da turma será registrado diariamente de forma reflexiva. Diariamente será feito um relatório de observação da aula, onde constará como foi a participação dos alunos, os progressos alcançados e possíveis impasses encontrados durante os trabalhos. Sendo assim, caso necessário algumas atividades serão reformuladas, garantindo a efetiva participação e aprendizagem dos alunos.

8- BIBLIOGRAFIA:
- Caixa Mágica( linguagem, natureza e sociedade) .

- FAUGERON,Françoise Rastoin. Saúde e bem- estar : a alimentação. São Paulo: Ática, 2004.

Projeto Alimentação Saudável

Brincando com os alimentos

Descrição: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.

Duração: 3 meses. Destinado aos alunos de Educação Infantil.

Justificativa: A fome será, provavelmente, o maior problema político e moral que as ciranças deverão enfrentar como lideres de seus pais no futuro.

No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola. E a discussão começa pela situação de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidadãos.

As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente.

Objetivos:

• Incentivar aos bons hábitos alimentares;

• Identificar as preferências alimentar dos alunos;

• Concientizar os alunos sobre a importãncia e os motivos pelos quais nos alimentamos;

• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;

• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

Procedimentos:

1ª aula: Assunto - Frutas

Salada de frutas para degustação

Pintura à dedo

Contagem de frutas, cores, tamanho

2ª aula: Assunto - Verduras

Confecção de carimbos com batata

Explorar com s verduras cores e texturas

3ª aula: Assunto - Legumes

Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata

Colagem com papel camurça.

4ª aula: Assunto: Rótulos

Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos

Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.

5ª aula: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos

Montar uma horta na escola

Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.

Fazer a degustação de tomate, alface, cenouraAtividades de desenho.

6ª aula: Assuntos - Vitaminas

Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.

Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.

7ª aula: Alimentos não - saudáveis

Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação

Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no blocão

Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

8ª aula: Assunto - Derivados do Leite

Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos

Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.

9ª aula: Assuntos - Cereais e Massas

Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.

10ª aula: Assunto - Higiene Pessoal

Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde

Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.

11ª aula: Assunto - Alimentação Saudável

Apresentação de teatro de fantoches

Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.

12ª aula: Assunto - Lanche Gostoso

Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo

Experiências Interessantes:

Dando continuidade ao projeto "Brincando com os alimentos" foram realizadas várias atividades:

Apresentação teatral, "Sopa de Pedra", enfocando a importância dos alimentos para manter uma vida saudável, na qual os alunos participaram com entusiasmo.

Degustação das frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sentido (paladar). Cada turma desenvolveu as atividades de acordo com nível escolar.

Apresentamos aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais puderam observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.

Fonte: profgege.blogspot.com

Titulo: ALIMENTAR-SE BEM PARA CRESCER COM SAÚDE

Foco - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Problematização- Reconhecer de que forma uma alimentação saudável pode contribuir em nosso crescimento e nossa saúde.

Justificativa:
Ao perceber a maneira que nossos alunos vem se alimentando demonstrando preferência aos alimentos industrializados, guloseimas e refrigerantes além da resistência dos mesmos em aceitar alimentos saudáveis, viu-se a necessidade de voltar nossa atenção para este fato com o intuito de trazer aos alunos envolvidos a compreensão da importância de manter hábitos saudáveis em sua alimentação, transformando a maneira de alimentarem-se, valorizando o que os alimentos oferecem de melhor em benefício a nossa saúde.
E é baseado neste propósito de melhorar a alimentação de nossos alunos que este projeto será realizado, espera-se encontrar as respostas das dúvidas expostas pelo grupo para que o mesmo reformule seus conceitos, aprenda a valorizar as qualidades dos alimentos para poder aproveitar ao máximo o que eles nos oferecem.

Objetivo Geral-

Levar os alunos a identificar e diferenciar os diversos tipos de alimentos e sua importância para a saúde, propiciando assim que estes adquiram bons hábitos alimentares e saibam escolher melhor o que comer, valorizando os alimentos naturais.

Objetivos de Aprendizagem:

Identificar os diversos tipos de alimentos;
Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
Ampliar os conceitos de quantidades, cores e formas;
Estimular a criatividade e imaginação;
Expressar seu conhecimento prévio sobre o tema a ser trabalhado (alimentação).
Participar de atividades com regras de grupo.
Realizar momentos de troca.
Reconhecer os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade.
Identificar a importância de consumir os alimentos indicados na pirâmide alimentar.
Participar do trabalho em grupo.
Despertar a imaginação da criança.
Desenvolver a percepção tátil.
Participar de jogos com regras.
Incentivar o consumo de alimentos saudáveis;
Valorizar o consumo de frutas devido aos benefícios que este alimento apresenta.
Conscientizar da importância na higiene ao manusear alimentos.
Ampliar a coordenação motora;
Desenvolver a noção espacial;
Participar de jogos com regras.

Sujeitos:
Jardim 2 anos – 16 alunos
Os alunos residem na cidade de Navegantes, sendo que a maioria é do próprio bairro onde a escola esta localizada.

Incentivação para o tema:
Ao perceber o quanto nossos alunos vinham se alimentando de alimentos industrializados, dando preferência a estes muitas vezes, vimos que deveríamos buscar alternativas para mudar esta realidade, transformando seus hábitos alimentares, não apenas na escola, mas para que os mesmos possam mudar os hábitos trazidos de casa. Para que este interesse fosse despertado em nossos alunos, faremos uma visita a um sacolão incentivando os alunos a conhecerem melhor os produtos encontrados lá para consumirem com mais frequência.
Hipóteses:
Alimentos saudáveis é macarrão feijão, linguiça e farofa;
São alimentos que deixam à gente forte;
Pode ser salada também;
Bolacha, iogurte e suco;
São alimentos que a gente come pra crescer;
É tudo o que a gente pode comer que é gostoso;

Processos dinâmicos:
• Pesquisas (livros, informações de revistas e internet);
Objetivo: Buscar conhecimentos das diversas fontes que venham fundamentar o aprendizado sobre o tema.
• Uso de vídeos;
Objetivo: Visualizar de forma ampla como os alimentos podem contribuir em nossa saúde;
• Dramatização;
Objetivo: Expressar os conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto, divulgando o aprendizado para os demais alunos da escola.
• Aula passeio: Sacolão;
Objetivo: No sacolão pretendemos incentivar os alunos a conhecerem melhor os produtos encontrados lá para consumi-lo com mais freqüência.

• Receitas diversas;
Objetivo: Estimular o consumo de alimentos saudáveis, mostrando o quanto são saborosas e nutritivas para que estes venham substituir alimentos industrializados.

Correlacionamento com as disciplinas:

Natureza e sociedade:
• A importância de termos uma alimentação saudável;
• Alimentos naturais e alimentos industrializados;
• Características de alguns alimentos;
• A diferença entre alimentos saudáveis e alimentos pouco saudáveis;
Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;
• Os benefícios de uma alimentação saudável;
Os sentidos, tato, olfato, paladar, visão e audição;

Língua portuguesa:
• Ampliação do vocabulário;
• Escrita de palavras com o alfabeto móvel;
• Narração de histórias;
• Discriminação e interpretação de cenas;
• Produção de textos coletivos;
• Criar histórias oralmente a partir de desenhos;
• Associação de figuras e letras;
• Criação de histórias orais;

Matemática:
Números naturais de 0 a 10
Formas geométricas;
Noções matemáticas, muito/ pouco, cheio/ vazio, perto/ longe, em cima/ em baixo;
Movimento:
Motricidade ampla, fina, visomotora, auditiva, visual e tátil;

Formação Religiosa:
• Valorização dos alimentos, agradecendo a Deus por tê-lo, enquanto muitos não os têm;

Música e Artes:
• Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança ou a improvisação musical;
• Conhecer as diversas produções artísticas: desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, filmes, etc;
• Utilização de material reciclável para confecção de brinquedos e jogos;

Temas Transversais:
Ética: Não desperdiçar os alimentos, pois somos privilegiados em tê-los;
Saúde: Benefícios alimentos para nosso corpo;

Recursos humanos-

Professora
Alunos
Pais

Recursos matérias-

Materiais didáticos em geral;
Câmera fotográfica;
Vídeo;

Metodologia:

Confecção de murais;
Culinária, Receitas;
Confecção de fantoches com materiais recicláveis;
Teatrinho com os fantoches;
Produção de textos coletivos;
Pesquisa com rótulos de alimentos e panfletos de supermercados;
Alinhavos com material reciclável;
Registros em folhas;
Mural informativo;
Jogo da memória com figuras de alimentos;
Vivência de experiências;
Aulas passeios;

Atividades:
Histórias cantadas e dramatizadas;
Músicas;
Pesquisas;
Trabalhos com rótulos;
Ginástica historiada;
Desfile com máscaras de frutas e legumes;
Dominó;
Cores e formas;
Salada de fruta (quantidade, formas, cores.)
Aula passeio
Desenho mágico;
Receitas;
Confecção de frutas com massinha;
Painéis;
Trabalhos com sucatas.

Projeto “Alimentação Saudável”

Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências (meio ambiente/saúde)

Público-alvo: 2º ano do Ciclo I do Ensino Fundamental.

Duração:

Apresentação: As crianças e os adolescentes, por ficarem em contato com alimentos menos nutritivos o tempo todo e em todo o lugar, precisam aprender a optar pelo melhor, e não transformarem esse tipo de alimento em sua principal refeição do dia.

No estilo de vida atual, faz-se necessária uma ação educativa para despertar nas crianças e adolescentes o prazer de se alimentarem e a consciência dos benefícios que uma alimentação saudável pode lhes proporcionar, com um completo bem-estar físico, psíquico e social.

A culinária parece ser uma arte ingrata, pois a obra pronta é rapidamente consumida; no entanto, fica o prazer da degustação, a lembrança desse momento e a necessidade de registrar o processo de elaboração para que possa ser repetido (daí a importância de anotar as receitas).

Justificativa: Percebemos nos alunos da turma do 2º ano do Ciclo I (manhã), especialmente por estarem fora do ambiente familiar, a resistência em experimentarem determinados alimentos. Portanto pensamos no Projeto Alimentação objetivando conscientizar as crianças quanto à importância de nutrirem-se bem, utilizando frutas, verduras, cereais, etc. para propiciar um desenvolvimento saudável, visando atingir não apenas os alunos, mas também os pais, professores, funcionários e a direção da escola.
Relembrando que a alimentação escolar deve ser saudável, completa, variada e agradável, observando os seguintes tópicos:
Equilíbrio entre os nutrientes e sabores;
Moderação no consumo de açúcares e gorduras (principalmente a saturada) e o sal;
Variedade, pois uma alimentação balanceada não deve ser fundamentada em proibições, devendo, antes, prevalecer o bom senso.

O trabalho com receitas também é interessante do ponto de vista da aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente no primeiro ciclo. Trata-se de um tipo de texto conhecido. Parte das crianças já deve ter visto um livro de receitas ou ouvido alguém dando receitas à outra pessoa, ou até visto na TV algum programa de culinária. Isso facilita o trabalho pois a intenção comunicativa da receita – que é explicar como fazer - , já é conhecida.
As receitas também oferecem uma estrutura bem definida que inclui uma lista (de ingredientes), números (para definir quantidades), frases curtas e descrição de ações sequenciadas (no modo de fazer) o que facilita a antecipação e inferência na leitura. Aos poucos, algumas palavras podem ser definidas pelos alunos como ingredientes, modo de fazer, açúcar, sal, farinha etc.
Faz-se necessário escolher receitas que ofereçam o maior apoio possível ao aluno: receitas com ilustrações, com diagramações destacadas e títulos para fornecer indícios que ajudem o aluno a se localizar no texto que lê e estruturar o texto que escreve.

Objetivos: 1. Identificar os diferentes tipos de alimentos e destacar sua importância para a saúde,
2. Conhecer a pirâmide alimentar,
3. Conhecer e fazer uso da estrutura e das características do gênero receita,
4. Ter a oportunidade de degustar sabores diferentes,
5. Estimular o bom hábito alimentar ( horário regular, mastigar devagar, alimento saudável,...)

Etapas: A boa nutrição é importante para a saúde. A escolha do alimento certo possibilita a prevenção de doenças. Assim, durante o projeto serão realizadas várias atividades, tais como:
Discussão com o grupo sobre os alimentos mais importantes para a nossa saúde;
Registro das diferenças entre uma alimentação saudável e o consumo de guloseimas;
Jogos, desenhos e modelagens dos alimentos saudáveis e das guloseimas preferidas;
Montagem coletiva da Pirâmide dos alimentos
Dentro das ações, também implantaremos o “Lanche Saudável” a ser oferecido para as crianças na hora do recreio, todas as últimas sextas-feiras de cada mês.
Palestra com nutricionista da prefeitura
Passeio ao Pão de açúcar Kids
Leituras de receitas
Resgate de receitas de família
Ter contato com livros de receitas
Registro e confecção de receitas como:
sucos naturais da fruta, mate, guaraná natural, bebidas lácteas, água de coco e água mineral;
salgados de forno, com recheios mais saudáveis, e salgados integrais;
cereais integrais, barras de cereais, salada de frutas e frutas da época.
será implantado o Lanche Saudável a ser oferecido para as crianças na hora do recreio, todas as últimas sextas-feiras de cada mês.

Conclusão: Fortalecendo essas intervenções, na hora do lanche, no refeitório, será servido um cardápio balanceado, variado, nutritivo, saboroso, criativo e adaptado às últimas sextas-feiras de cada mês.
As crianças serão orientadas pelas professoras para que provem os alimentos que foram feitos, sendo assim estimuladas a comer com prazer, descontração e bons hábitos alimentares.

Produto final:
Livro de receitas confeccionado pelos alunos.

Avaliação:
Será através de observação da professora no decorrer do projeto e também através dos registros individuais e coletivos dos alunos envolvido.

Bibliografia:
LIVROS
Coleção Nutrição da Nestlé
Receitas nojentas e ideias bolorentas
Receitas da Brink Book

SITES
www.pakids.com.br
www.nestle.com.br

VIDEOS
Castelo Ratimbum

Educação Alimentar
Tema: Frutas
Temo previsto: Dois meses (3 e 5 feiras)
Turma: Maternal (2 e 3 anos)

Objetivos:

•Incentivar os bons hábitos alimentares;
•Identificar as preferências alimentar dos alunos;
•Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
•Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde dando ênfase as frutas;
•Identificar cores, textura e os diferentes sabores das frutas.

Atividades:

•Experimentar todas as frutas separadamente
•Confeccionar cartazes e registros
•Trabalhar com as frutas de plástico
•Brincar com teatrode varas das frutas
•Fazer receitas com as frutas (Vitamina de banana, Suco de laranja, Bolo de casca de maçã, Musse de maracujá, Danone de morango, Sacolé de uva e Espetinho de fruta com chocolate)
•Pintura à dedo
•Classificação das frutas quanto a cores e tamanho

Culminância: Confecção de um livro gigante com registro de todas as atividades realizadas durante o projeto. Anexar fotos, registros de fala, desenhos, colagens, receitas e pesquisas.

Créditos: Projetos de Educação Infantil

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