Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Inclusão e Educação Especial


''As escolas têm que esquecer a ideia de que o aluno tem que se adaptar a ela. Pelo contrário, elas devem tornar-se o meio mais favorável para o aluno, dando-lhe recursos para enfrentar desafios''. (Cláudia Werneck)
Tudo sobre Inclusão
Mais de 70 links para você enfrentar o desafio da Educação inclusiva. Nesta página, você encontra reportagens, vídeos e infográficos sobre legislação, boas experiências, palavra de especialistas e fundamentos das deficiências e síndromes.
http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/ 



INCLUSÃO
Sem dificuldades!


Sugestões de como atender esse aluno:
1. Se ele for usuário de cadeira de rodas, divida a turma, se for grande, em grupos pequenos, pois, assim, facilitará a locomoção da criança com necessidade especial e fará que ela se sinta igual às outras, desenvolvendo o social.
2. O professor também pode separar as crianças em grupos pequenos, para realizar leitura e, após, incentivá-las a tirarem uma soneca. Ao acordarem, ainda deitadas, a criança que está na cadeira de rodas pode se sentar junto aos colegas, com a ajuda do professor, deixando-os tocarem nela, e ela fazendo o mesmo. Essa é uma oportunidade para trabalhar também as partes do corpo.
3. Cada dia uma criança é escolhida ou sorteada para ser ajudante do professor. O dia que a criança com necessidade especial for escolhida, o professor escolhe a tarefa mais fácil ou escolhe outra criança para trabalhar junto! Assim, todos participam e facilita-se o entrosamento.
4. A criança com PC tem dificuldades na escrita fina, por isso, o professor deve preparar os materiais com os quais ela irá trabalhar, deixando-os com uma espessura mais grossa, como, por exemplo, amarrar um E.V.A. com fita adesiva em um pincel ou canetinha. Dessa forma, a criança poderá participar normalmente de atividades com desenho e que trabalha a criatividade, as cores e a expressão delas diante do mundo.
5. . Na Educação Física, procure uma atividade que todos participem. Preocupe-se em verificar se o local é amplo e providencie para que outra criança ajude a conduzir a cadeira de rodas do aluno com PC. Dessa forma, todos brincam!

Conheça algumas atividades e práticas que facilitam o seu trabalho em busca do desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral

Mais sugestões:
O Portal de Ajudas Técnicas, da Secretaria de Educação Especial, disponível no site do Ministério da Educação, dá sugestões de materiais e atividades que facilitam a aprendizagem e, ao mesmo tempo, o trabalho com o lúdico, tanto para crianças com PC como para todas as outras, facilitando a inclusão, a socialização e a integração entre os alunos.

Dominó das cores 
Facilita a nomeação das cores, a discriminação visual e a correspondência um a um. As peças ampliadas permitem melhor manuseio aos alunos com dificuldade de preensão. O material pode ser higienizado devido à tinta lavável.
Dominó de quantidades, em relevo
Auxilia na discriminação visual das quantidades. Sua espessura foi aumentada para que as crianças que possuem preensão prejudicada possam manuseá-lo. A identificação da quantidade, em feltro, permite utilizar a sensibilidade tátil – sinestésica. A cor vermelha sobre o marrom permite um bom contraste visual.
Dominó de quantidades e numerais, em relevo 
Permite o desenvolvimento da discriminação visual e discriminação tátil. Auxilia no desenvolvimento da relação entre quantidade e numeral.
Jogo de adivinhação 
Permite trabalhar com percepção tátil sinestésica, discriminação e identificação de formas e texturas. Dentro da caixa se coloca um material com determinada textura ou forma e a criança deverá reconhecê-lo e procurar o correspondente fora dela.
Dica esperta!
Todos esses jogos podem ser encontrados em lojas com materiais especiais ou mesmo confeccionados pelo próprio professor, pensando em facilitar os objetos para uma criança com PC.
Você sabia?
A paralisia cerebral é uma lesão que acontece, em geral, quando falta oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação, no parto ou até dois anos após o nascimento – neste caso, pode ser provocada por traumatismos, envenenamentos ou doenças graves, como sarampo ou meningite.

Fonte: revistaguiainfantil.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário