''As escolas têm que esquecer a ideia de que o aluno tem que se adaptar a ela. Pelo contrário, elas devem tornar-se o meio mais favorável para o aluno, dando-lhe recursos para enfrentar desafios''. (Cláudia Werneck)
Tudo sobre Inclusão
Mais de 70 links para você enfrentar o desafio da Educação inclusiva. Nesta
página, você encontra reportagens, vídeos e infográficos sobre legislação, boas
experiências, palavra de especialistas e fundamentos das deficiências e
síndromes.
http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/
INCLUSÃO
Sem dificuldades!
Sugestões de como
atender esse aluno:
1. Se ele for
usuário de cadeira de rodas, divida a turma, se for grande, em grupos pequenos,
pois, assim, facilitará a locomoção da criança com necessidade especial e fará que ela se sinta igual às outras, desenvolvendo o social.
2. O professor também pode separar as crianças em
grupos pequenos, para realizar leitura e, após, incentivá-las a tirarem uma
soneca. Ao acordarem, ainda deitadas, a criança que está na cadeira de rodas
pode se sentar junto aos colegas, com a ajuda do professor, deixando-os tocarem
nela, e ela fazendo o mesmo. Essa é uma oportunidade para trabalhar também as
partes do corpo.
3. Cada dia uma criança é escolhida ou sorteada
para ser ajudante do professor. O dia que a criança com necessidade especial
for escolhida, o professor escolhe a tarefa mais fácil ou escolhe outra criança
para trabalhar junto! Assim, todos participam e facilita-se o entrosamento.
4. A criança com PC tem dificuldades na escrita
fina, por isso, o professor deve preparar os materiais com os quais ela irá
trabalhar, deixando-os com uma espessura mais grossa, como, por exemplo,
amarrar um E.V.A. com fita adesiva em um pincel ou canetinha. Dessa forma, a
criança poderá participar normalmente de atividades com desenho e que trabalha
a criatividade, as cores e a expressão delas diante do mundo.
5. . Na Educação Física, procure uma atividade que
todos participem. Preocupe-se em verificar se o local é amplo e providencie
para que outra criança ajude a conduzir a cadeira de rodas do aluno com PC. Dessa
forma, todos brincam!
Conheça algumas atividades e práticas que facilitam
o seu trabalho em busca do desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral
Mais sugestões:
O Portal de Ajudas Técnicas, da Secretaria de
Educação Especial, disponível no site do Ministério da Educação, dá sugestões
de materiais e atividades que facilitam a aprendizagem e, ao mesmo tempo, o
trabalho com o lúdico, tanto para crianças com PC como para todas as outras,
facilitando a inclusão, a socialização e a integração entre os alunos.
Dominó das cores
Facilita a nomeação das cores, a discriminação
visual e a correspondência um a um. As peças ampliadas permitem melhor manuseio
aos alunos com dificuldade de preensão. O material pode ser higienizado devido
à tinta lavável.
Dominó de quantidades, em relevo
Auxilia na discriminação visual das quantidades.
Sua espessura foi aumentada para que as crianças que possuem preensão
prejudicada possam manuseá-lo. A identificação da quantidade, em feltro,
permite utilizar a sensibilidade tátil – sinestésica. A cor vermelha sobre o
marrom permite um bom contraste visual.
Dominó de quantidades e numerais, em relevo
Permite o desenvolvimento da discriminação visual e
discriminação tátil. Auxilia no desenvolvimento da relação entre quantidade e numeral.
Jogo de adivinhação
Permite trabalhar com percepção tátil sinestésica,
discriminação e identificação de formas e texturas. Dentro da caixa se coloca
um material com determinada textura ou forma e a criança deverá reconhecê-lo e
procurar o correspondente fora dela.
Dica esperta!
Todos esses jogos podem ser encontrados em lojas
com materiais especiais ou mesmo confeccionados pelo próprio professor,
pensando em facilitar os objetos para uma criança com PC.
Você sabia?
A paralisia cerebral é uma lesão que acontece, em
geral, quando falta oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação, no parto ou
até dois anos após o nascimento – neste caso, pode ser provocada por
traumatismos, envenenamentos ou doenças graves, como sarampo ou meningite.
Fonte: revistaguiainfantil.uol.com.br
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