Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

PROJETO EU SOU ASSIM

Tema: Eu sou assim...


Período: 2 SEMANAS

 



Linguagem Oral e Escrita
- Trabalhar o nome da criança 
- crachá, músicas, chamadinha, bingo de nomes, bingo de letras, forca, quebra-cabeça, etc.
- Primeira letra, última letra, quantas letras tem, etc.
- História do nome (entrevista com os pais)
- Painel de nomes, lista de nomes, etc.
- Acróstico
- Caixa surpresa (colocar dentro o que mais gostam)
- Poesia "Ou isto ou aquilo" – Cecília Meirelles (trabalhar preferências), Nomes da Gente, 
- Rodas de conversa (preferências, características, respeito à diversidade, cada um é diferente, etc.)
- Alfabeto de nomes
- Nomes e rimas
- Histórias: Menina bonita do laço de fita, As três partes, Maria vai com as outras, Os Porquês do coração, Revolução no formigueiro, etc.

Matemática
- Quantidade: fazer comparações entre os nomes (número de letras), maior nome, menor
- Quantos nomes começam com a mesma letra
- Quantas letras tem o nome (colar bolinhas de crepom ou palitos para cada letra)
- Trabalhar com a idade das crianças (desenhar velas no bolo de acordo com a idade
- Boneco de formas geométricas
- Agrupamento de acordo com as características (cor do cabelo, cor da pele, cor dos olhos, idade, etc.)
- Gráfico de idades (ou de n° de sapato, ou de preferências, etc.) meninos e meninas
- Sequência numérica
- Altura e peso
- Ordem crescente e decrescente (na fila)

Artes Visuais
- Autorretrato
- Confecção de uma boneca de pano ou bonecos de jornal, papelão, massinha, etc.
- Desenhar o contorno do corpo com giz no chão
- Quebra-cabeça com fotos ou figura de crianças
- Painel "somos todos diferentes"
- Cartaz de preferências (brinquedos preferidos, cores, brincadeiras, etc.)
- Álbum individual
- Confecção de livrinho (minha história, minhas preferências, etc.) 
- Releituras de obras
- Expressões faciais

Natureza e Sociedade
- Hístória do nome
- Certidão de nascimento
- Confecção de carteira de identidade
- Características e preferências (cores, programa de TV, música, time, 
Brincadeira, brinquedo, história, lugar de passear, etc.)
- O meu nome e o nome dos colegas
- Diversidade
- Animais de estimação
- Esquema corporal
- Dia do Brinquedo
- Questionamentos do tipo:
* O que eu faço quando estou com raiva?
* O que me deixa com raiva?
* O que me deixa feliz?
* O que me deixa triste?
* O que eu não gosto que fazem comigo?
Criação de regras e combinados

- Estatuto da Criança (direitos e deveres)
- Etapas da vida (bebê, criança, adolescente, adulto, idoso)
- Conversa sobre apelido (discriminação, respeito, etc.)
- Atividades com Gosto e Não gosto
- Emoções e sentimentos
- Palavras mágicas
- Falar sobre o dia-a-dia (atividades diárias)
- Manhã, tarde, noite

Músicas 
- Eu sou um boneco duro
- Meu boneco de lata
- A canoa virou
- Comeu pão
- Abecedário da Xuxa
- Dinâmica do espelho
- Comeu pimenta
- Música "Palavras Mágicas" - Eliana


Movimento
- Mamãe posso ir (seguir ordens, regras, obediência, família)
- Elefante colorido (preferência de cores)
- Descobrir quem é (reconhecer o outro através do tato)
- Gato mia (conhecer o outro pelo som da voz)
- Espelho (mímica)
- História do Banho (higiene)
- Lá vai meu barquinho (preferências)
- Imitar o mestre (conhecimento do corpo e seguir regras)
- Amigos (amizade e quantidade)
- Simão disse (obedecer ordens, regras)
- Morto e vivo (etapas da vida)
- Dança da cadeira (com o nome das crianças)
- Brincadeiras do folclore (da infância dos pais) amarelinha, pula corda, brincadeiras de roda, etc.


Mais sugestões: 
Livro Alfabetização Lúdica, vol. 01
Inspiração do olhar> By Trocando Idéias Pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário