Idade: A partir de 02 anos
Eixos temáticos: Linguagem oral e escrita, Artes visuais, natureza e sociedade, matemática, movimento e música.
Objetivos:
- Proporcionar a visualização, exploração, contato e o manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas.
-Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
-Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem de desenho, pintura e colagem.
Conceitos:
-Identificação, nomeação e reprodução de cores e formas;
-Aprendizado do uso das cores;
-Ampliação do conhecimento do mundo.
-Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, e pelo ato de desenhar.
Atitudes a ser trabalhadas:
-Ampliação do vocabulário.
-Conhecimento e reconhecimento de cores e formas que estão presentes nos ambientes.
-Utilização de materiais plásticos para ampliar as possibilidades de expressão.
-Elaboração de desenho a partir do que foi observado.
-Integração com pessoas e ambiente.
Brincadeiras a realizar em sala de aula:
Caça-cores:
O professor pode colocar fichas de diferentes cores em um pote ou saco. É interessante escolher um lugar amplo para brincar com as crianças. O educador retira uma ficha do saco e, em seguida, diz o nome da cor e mostra o cartão. As crianças devem procurar objetos pelo local que tenham a mesma cor do cartão apresentado.
Música e cores:
O professor pode espalhar pela sala ou pátio tapetes de várias cores. Então, coloca um música para tocar e, assim que a música parar, as crianças deverão subir em um tapete e gritar o nome da cor do tapete. Para dificultar a brincadeira, o professor pode pedir cores: se a criança subir em um tapete vermelho, ela não pode mais escolhê-lo, e assim por diante. Dessa forma, são trabalhadas as core, observação, memorização e oralidade.
Fonte: Revista projetos escolares
Eixos temáticos: Linguagem oral e escrita, Artes visuais, natureza e sociedade, matemática, movimento e música.
Objetivos:
- Proporcionar a visualização, exploração, contato e o manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas.
-Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
-Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem de desenho, pintura e colagem.
Conceitos:
-Identificação, nomeação e reprodução de cores e formas;
-Aprendizado do uso das cores;
-Ampliação do conhecimento do mundo.
-Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, e pelo ato de desenhar.
Atitudes a ser trabalhadas:
-Ampliação do vocabulário.
-Conhecimento e reconhecimento de cores e formas que estão presentes nos ambientes.
-Utilização de materiais plásticos para ampliar as possibilidades de expressão.
-Elaboração de desenho a partir do que foi observado.
-Integração com pessoas e ambiente.
Brincadeiras a realizar em sala de aula:
Caça-cores:
O professor pode colocar fichas de diferentes cores em um pote ou saco. É interessante escolher um lugar amplo para brincar com as crianças. O educador retira uma ficha do saco e, em seguida, diz o nome da cor e mostra o cartão. As crianças devem procurar objetos pelo local que tenham a mesma cor do cartão apresentado.
Música e cores:
O professor pode espalhar pela sala ou pátio tapetes de várias cores. Então, coloca um música para tocar e, assim que a música parar, as crianças deverão subir em um tapete e gritar o nome da cor do tapete. Para dificultar a brincadeira, o professor pode pedir cores: se a criança subir em um tapete vermelho, ela não pode mais escolhê-lo, e assim por diante. Dessa forma, são trabalhadas as core, observação, memorização e oralidade.
Fonte: Revista projetos escolares
Nenhum comentário:
Postar um comentário