Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo, se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.[Paulo Freire]

A RESPEITO DAS IMAGENS E OLHARES QUE PARTILHAMOS...“Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia”.(A garota das laranjas, p. 110).Jostein Gaarder

(Nossa missão é ajudar no trabalho de pais e do professor) (◡‿◡✿)AS POSTAGENS SÃO APONTAMENTOS EM CADERNOS ACADÊMICOS E PESQUISAS PELA NET - SÃO OLHARES QUE CONSIDERAMOS CRIATIVOS E PARTILHAS DIVERSAS DE CUNHO PEDAGÓGICO ...SE ALGUM TRABALHO SEU OU IMAGEM NÃO DEVERIA ESTAR AQUI, OU SE POR ALGUM MOTIVO VOCÊ SE SENTIR OFENDIDO, MANDE UMA MENSAGEM QUE EXCLUÍMOS IMEDIATAMENTE OU CREDITAMOS OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA PELA VISITA.

sábado, 12 de abril de 2014

Projeto Cores

Idade: A partir de 02 anos

Eixos temáticos: Linguagem oral e escrita, Artes visuais, natureza e sociedade, matemática, movimento e música.

Objetivos:
- Proporcionar a visualização, exploração, contato e o manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas.
-Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
-Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem de desenho, pintura e colagem.

Conceitos:
-Identificação, nomeação e reprodução de cores e formas;
-Aprendizado do uso das cores;
-Ampliação do conhecimento do mundo.
-Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, e pelo ato de desenhar.

Atitudes a ser trabalhadas:
-Ampliação do vocabulário.
-Conhecimento e reconhecimento de cores e formas que estão presentes nos ambientes.
-Utilização de materiais plásticos para ampliar as possibilidades de expressão.
-Elaboração de desenho a partir do que foi observado.
-Integração com pessoas e ambiente.

Brincadeiras a realizar em sala de aula:

Caça-cores:
O professor pode colocar fichas de diferentes cores em um pote ou saco. É interessante escolher um lugar amplo para brincar com as crianças. O educador retira uma ficha do saco e, em seguida, diz o nome da cor e mostra o cartão. As crianças devem procurar objetos pelo local que tenham a mesma cor do cartão apresentado.

Música e cores:
O professor pode espalhar pela sala ou pátio tapetes de várias cores. Então, coloca um música para tocar e, assim que a música parar, as crianças deverão subir em um tapete e gritar o nome da cor do tapete. Para dificultar a brincadeira, o professor pode pedir cores: se a criança subir em um tapete vermelho, ela não pode mais escolhê-lo, e assim por diante. Dessa forma, são trabalhadas as core, observação, memorização e oralidade.

Fonte: Revista projetos escolares

Nenhum comentário:

Postar um comentário