Faixa etária: 4 e 5 anos
Prática Pedagógica: Atividade permanente
Conteúdo: Linguagem oral, leitura e escrita
Introdução
Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras
O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser sequenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...
É preciso considerar:
• Os conhecimentos prévios das crianças.
• O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
• As características concretas do grupo.
• As diferenças individuais.
Conteúdos
Leitura e escrita de nomes próprios
Tempo estimado
Um mês
Materiais necessários
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)
- Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3
Organização da sala
Trabalhando a Escrita do Nome Próprio
Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:
- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda.
- Identificação do próprio nome: individual.
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.
Desenvolvimento das atividades.
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc
5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.
Objetivos
Ao final das atividades, a criança deve:
- Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
- Identificar a escrita do próprio nome.
- Escrever com e sem modelo o próprio nome.
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
- Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.
Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes.
Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.
Situação 1- Recolhendo material. Questione as crianças como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para as crianças e peça que cada uma escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.
Situação 2 - Construindo um crachá. Questione as crianças como os professores podem fazer para saber o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada uma que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pela criança). Solicite o uso do crachá diariamente.
Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula?
Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que as crianças recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano.
Identificação do próprio nome
Dê para cada criança um cartão com o nome dela.
- Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada.
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
- Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe.
Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.
Cada criança poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.
Atividade 1- Ditado
Dite um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva aquele nome na lousa. Peça a elas que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.
Atividade 2 - Fazendo a chamada
Entregue a lista de chamada das crianças da sala. Peça que as crianças digam os nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.
Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos
Apresente a lista da chamada da classe. Peça para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.
Observação: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar a criança a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado.
Avaliação
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:
1. Nome da criança
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencionais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?
Observação: A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das necessidades de investimento com cada criança e também das necessidades coletivas de trabalho com a classe.
Atividades complementares
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares).
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.
Curiosidade:
"O nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome, e à sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação." (Ferreiro; Teberosky apud GIOVANI, 1999)
No primeiro mês de aula
Além da construção do cartaz com os nomes, proponha uma sequência de atividades com nomes próprios, como:
★ Realizar atividades de escrita do nome nos pertences das crianças e nos trabalhos propostos no dia;
★ Realizar escrita do nome no crachá;
★ Promover chamada todos os dias, pedindo para que os alunos encontrem os nomes de quem não compareceu à aula, no cartaz de nomes;
★ Pedir que encontrem o ajudante do dia no cartaz de nomes dos alunos.
Fonte: nomundodainfancia.blogspot.com.b/
ATIVIDADES
Desde muito pequenas as crianças se interessam por seus nomes, ao mesmo tempo em que as famílias antecipam informações sobre a escrita do mesmo. Este fato está relacionado à importância do nome na construção da identidade da criança. Quem ela é para si mesmo e para os outros? Ela é o seu nome. Sabemos que os pequenos tem uma relação possessiva em relação ao nome próprio. É comum observar as crianças protestando frente às fichas ou letras, do seu nome, quando estas são utilizadas por colegas.
Em muitas situações as crianças referem-se a si mesmos em terceira pessoa. Esta conduta também está relacionada à idade das crianças e a construção do seu “eu”. O nome para a criança, representa ela mesma, é ainda uma marca que identifica suas produções, seus objetos, etc.
Com relação a procedimentos importantes para a aquisição da escrita é essencial um trabalho envolvendo a estabilização de palavras e precisa ser iniciado com os nomes próprios. Quando ingressa na escola, a necessidade de denominar tudo se expande e o nome ganha um significado ainda maior. Aliado a isso, é na escola que a criança passa a visualizar seu nome nas mais diversas circunstâncias: para marcar o lugar em que vai sentar, lista de chamada, cartaz do aniversariantes, cabides, etc.
Além disso, é importante trabalhar com os nomes no início da escolaridade, pois inicialmente, as crianças atribuem à escrita o papel e nomear pessoas, personagens, objetos. O nome próprio é uma escrita que independe de qualquer contexto
08 atividades INCRÍVEIS para trabalhar nomes
Atividade 01 - Pesquisa
Converse com as crianças a respeito do que irão estudar, enfatizando a importância do nome. Logo após, peça para que cada um faça uma pesquisa, em casa, da história do seu nome para expor na classe. As crianças ficam entusiasmadas para contar a história do seu nome.
Atividade 02 - Música e crachá
Trabalhe a música A Canoa Virou de forma a enfatizar o nome de cada criança, assim, na brincadeira, a turma pode identificar o nome de cada uma.
Também utilize crachás com os nomes das crianças, com cada uma no centro da roda, e, cada vez que a música é cantada, mostre um crachá, para que os pequenos possam identificar o nome a ser mencionado ao cantar a canção. Nesse momento, as crianças têm o primeiro contato com o nome de todos da turma e, durante um período, é interessante a música ficar exposta na sala e, a cada dia, o nome de um aluno pode ser exposto na canção.
Durante esse processo, o professor pode explorar as letras daquele nome, quem mais tem o nome iniciado com aquela letra, de quantas letras o nome era composto, entre outras situações.
Prossiga a atividade cantando ou tocando a música folclórica Eu Fui no Itororó. Mostre o crachá de um aluno para que todos leiam o nome do companheiro.
Vá trocando os nomes das crianças que entram no centro da roda, até que o nome de todos seja lido.
Ao final, distribua a letra da música e peça aos alunos que circulem letras que apareçam em seu nome ou palavras que comecem com a mesma letra do nome de cada um.
Atividade 03 - 'A casinha do meu nome'
Em outro momento, faça a brincadeira "A casinha do meu nome" que consiste em desenhar casinhas no chão da sala contendo uma letra escrita em cada casa. Assim, ao som de uma música, as crianças dançam, quando a música para, cada criança procura entrar na casa a qual a letra inicial de seu nome está escrita.
Depois, é comparada a quantidade de crianças que tem o nome iniciado com a mesma letra. Em seguida, os alunos colam seus nomes nas casinhas feitas de dobradura, deixando, assim, os nomes expostos na sala para posteriores consultas.
Atividade 04 - Bingo
Devido à boa aprendizagem dos alunos, faça um bingo dos nomes e, para essa atividade, cada criança deve escolher quatro nomes de colegas e escrever em uma cartela.
Depois de preencher a cartela, dite alguns nomes. Caso uma delas tenha o nome sorteado, deve marcar o escolhido. Ao final, cada criança faz a leitura dos nomes que escreveu para os demais colegas ouvirem.
Atividade 05 - Música
Trabalhe a música Nome da Gente, que enfatizava nome de pessoas seguindo o alfabeto, e com uma rima para cada nome. A letra pode ficar exposta como cartaz na sala, para que as crianças possam ter contato com ela e, a partir dela, trabalhar diferentes nomes e rimas.
Quando familiarizados com a canção, os alunos podem identificar e marcar os nomes e o que rima com os deles. Depois, desafie-os a pensar em palavras que rimem com seu próprio nome para expor na sala.
Atividade 06 - Cartaz de pregas
Pra realizar esta atividade vamos precisar de 01 cartaz de pregas, listas na parede com os nomes dos alunos
e cartões iguais em tamanho e cor, sem desenhos, com o nome escrito em letras maiúsculas.
Como que faz?
1. Rotule o material pessoal, em maiúsculas e em presença do próprio aluno, indicando que assim se escreve seu nome.
2. Escreva o nome da criança em diversos cartões, sempre na presença dela, e fixe em diversos locais que ela utiliza na sala de aula: sua cadeira, seu lugar à mesa, seu cabide e em outros locais que seja de seu uso exclusivo.
3. Ajude a criança a reconhecer seu nome em diversas situações: mostre-lhe apenas seu nome primeiro, depois mostre-o entre poucos nomes e peça que ela o identifique, e por fim entre todos os da classe numa lista.
4. Dê pistas para que a criança o reconheça: número de letras, letra inicial, quais são as vogais que o compõe etc.
5. Depois que todos passaram por essas etapas, você poderá passar para a atividade da lista de chamada.
DICA: Faça lista de diferentes usos, como chamada diária, aniversariantes do mês, ajudantes da semana, alunos que participam de determinadas oficinas ou atividades, professores da escola etc.
Atividade 07 - Chamada com Música
Vamos precisa aqui de aparelho de som, CD de cantigas de roda e crachás com nomes das crianças.
Sempre que fizer a chamada, deixe que o aluno coloque seu nome num cartaz de pregas feito por você. Esse procedimento deve ser uma atividade permanente.
No dia em que iniciar essa atividade, sente-se com os alunos no chão e mostre-lhes os cartões com os nomes de cada um.
Chame-os na ordem alfabética e peça que identifiquem o seu cartão entre todos.
Ensine-os a encaixar a ficha no cartaz de pregas e depois mostre a lista com os nomes das crianças que deverá estar fixada na parede ao lado do cartaz.
Para crianças em estágios de desenvolvimento de alfabetização mais adiantados, você poderá ainda solicitar o reconhecimento dos nomes dos amigos.
Essa atividade poderá ser conduzida de várias formas: pergunte se algum amigo tem o nome que comece com a mesma inicial que o nome da criança que está realizando a atividade, ou solicite que ele reconheça as letras que coincidem nos dois nomes, qual nome possui mais letras na lista ou ainda você pode perguntar quais são os cartões que possuem os nomes das meninas e dos meninos e pedir para as crianças separá-los.
Atividade 08 - Escrita do próprio nome
Aqui, vamos precisa aqui dos seguintes materiais: listas na parede com os nomes dos alunos, crachás em branco, cartões que sirvam de modelo à escrita, letras móveis ou carimbos de letras, jornais e revistas, papéis coloridos, botões, pequenas figuras e enfeites, espelho, cola e tesoura e folha quadriculada com as letras do alfabeto.
1. Para iniciar, mostre ao aluno que seu nome pode ser uma unidade linguística significativa. Distribua crachás em branco e peça que cada criança registre seu nome como quiser. Deixe material de colorir, papéis sortidos, enfeites e figuras para que a criança utilize livremente.
2. Traga um espelho para a sala de aula e peça que cada um se observe e faça seu autorretrato.
3. Promova uma roda para que cada um se apresente e mostre ao grupo seu autorretrato. Faça um painel com os desenhos.
4. Depois, escreva o nome do aluno, informando-o da quantidade de letras, da ordem, do nome das letras, comentando a forma das letras etc.
5. Traga jornais, revistas, folhetos, panfletos velhos para que os alunos recortem as letras que compõem o próprio nome e colem na sequência correta.
6. Apresente uma folha quadriculada com as letras do alfabeto e solicite que pintem de uma cor as vogais que fazem parte de seu nome e, com outra, as consoantes.
7. Proporcione diversas situações em que o aluno deve registrar seu nome. A partir do momento em que o aluno começa a marcar seu nome nas produções, essa tarefa deverá ser exclusivamente feita por ele, mesmo que faltem algumas letras ou que essas estejam trocadas.
8. Para aqueles que estejam em estágios mais avançados, ensine-lhes a formar outros nomes a partir do seu.
DICA: Em períodos iniciais, o cartão com o modelo do nome deve estar bem ao alcance da criança (colado na sua mesa, por exemplo). Mais adiante, será preferível que o aluno vá procurá-lo entre vários nomes. Entre as atividades propostas, pode-se pedir que o aluno escreva ou confeccione o próprio nome, complete-o, recomponha-o a partir de alfabeto móvel etc.
By Gente Miúda
Mais atividades para trabalhar com o nome próprio...
Material que o professor deverá fazer:
• Cartão de cartolina com o nome do aluno;
• Lista com o nome de todos os alunos que será afixado na parede;
Atividades com cartão de nomes:
• Chamar o aluno entregando seu cartão;
• Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
• Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;
• Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
• Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
• Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
• Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;
• Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
• Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis;
• Passar o dedo sobre as letras;
• Contar as letras do nome;
• O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e ele, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome;
• Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc
• Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi
Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
• Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia.
Atividades em folhas:
• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
• Pintar de azul o nome da professora;
• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...
• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
• Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir;
• O mesmo acima em todos os nomes;
• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);
• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em fileiras contando quando há em cada uma;
• Recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.
• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora:
* Nomes com 5 letras;
* Nome dos alunos de uma determinada fileira;
* Nomes dos homens;
* Nomes das mulheres;
* Nomes com mais de 6 letras;
* Nomes com menos de 5 letras.
Mais atividades 1:http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/imprime192045.asp
Mais atividades 2:http://www.avisala.org.br/index.php/conteudo-por-edicoes/revista-avisala-41/nome-proprio-na-alfabetizacao/
VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=D3N78tw3qCk
VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=w5LFEvEtqTQ
VÍDEO 3: https://www.youtube.com/watch?v=1DfFR0Tr0Uk
Prática Pedagógica: Atividade permanente
Conteúdo: Linguagem oral, leitura e escrita
Introdução
Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras
O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser sequenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...
É preciso considerar:
• Os conhecimentos prévios das crianças.
• O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
• As características concretas do grupo.
• As diferenças individuais.
Conteúdos
Leitura e escrita de nomes próprios
Tempo estimado
Um mês
Materiais necessários
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)
- Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3
Organização da sala
Trabalhando a Escrita do Nome Próprio
Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:
- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda.
- Identificação do próprio nome: individual.
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.
Desenvolvimento das atividades.
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.
2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.
3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.
4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc
5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.
Objetivos
Ao final das atividades, a criança deve:
- Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
- Identificar a escrita do próprio nome.
- Escrever com e sem modelo o próprio nome.
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
- Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.
Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes.
Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.
Situação 1- Recolhendo material. Questione as crianças como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para as crianças e peça que cada uma escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.
Situação 2 - Construindo um crachá. Questione as crianças como os professores podem fazer para saber o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada uma que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pela criança). Solicite o uso do crachá diariamente.
Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula?
Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que as crianças recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano.
Identificação do próprio nome
Dê para cada criança um cartão com o nome dela.
- Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada.
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
- Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe.
Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.
Cada criança poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.
Atividade 1- Ditado
Dite um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva aquele nome na lousa. Peça a elas que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.
Atividade 2 - Fazendo a chamada
Entregue a lista de chamada das crianças da sala. Peça que as crianças digam os nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.
Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos
Apresente a lista da chamada da classe. Peça para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.
Observação: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar a criança a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado.
Avaliação
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:
1. Nome da criança
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencionais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?
Observação: A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das necessidades de investimento com cada criança e também das necessidades coletivas de trabalho com a classe.
Atividades complementares
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares).
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.
Curiosidade:
"O nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome, e à sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação." (Ferreiro; Teberosky apud GIOVANI, 1999)
No primeiro mês de aula
Além da construção do cartaz com os nomes, proponha uma sequência de atividades com nomes próprios, como:
★ Realizar atividades de escrita do nome nos pertences das crianças e nos trabalhos propostos no dia;
★ Realizar escrita do nome no crachá;
★ Promover chamada todos os dias, pedindo para que os alunos encontrem os nomes de quem não compareceu à aula, no cartaz de nomes;
★ Pedir que encontrem o ajudante do dia no cartaz de nomes dos alunos.
Fonte: nomundodainfancia.blogspot.com.b/
ATIVIDADES
Desde muito pequenas as crianças se interessam por seus nomes, ao mesmo tempo em que as famílias antecipam informações sobre a escrita do mesmo. Este fato está relacionado à importância do nome na construção da identidade da criança. Quem ela é para si mesmo e para os outros? Ela é o seu nome. Sabemos que os pequenos tem uma relação possessiva em relação ao nome próprio. É comum observar as crianças protestando frente às fichas ou letras, do seu nome, quando estas são utilizadas por colegas.
Em muitas situações as crianças referem-se a si mesmos em terceira pessoa. Esta conduta também está relacionada à idade das crianças e a construção do seu “eu”. O nome para a criança, representa ela mesma, é ainda uma marca que identifica suas produções, seus objetos, etc.
Com relação a procedimentos importantes para a aquisição da escrita é essencial um trabalho envolvendo a estabilização de palavras e precisa ser iniciado com os nomes próprios. Quando ingressa na escola, a necessidade de denominar tudo se expande e o nome ganha um significado ainda maior. Aliado a isso, é na escola que a criança passa a visualizar seu nome nas mais diversas circunstâncias: para marcar o lugar em que vai sentar, lista de chamada, cartaz do aniversariantes, cabides, etc.
Além disso, é importante trabalhar com os nomes no início da escolaridade, pois inicialmente, as crianças atribuem à escrita o papel e nomear pessoas, personagens, objetos. O nome próprio é uma escrita que independe de qualquer contexto
08 atividades INCRÍVEIS para trabalhar nomes
Atividade 01 - Pesquisa
Converse com as crianças a respeito do que irão estudar, enfatizando a importância do nome. Logo após, peça para que cada um faça uma pesquisa, em casa, da história do seu nome para expor na classe. As crianças ficam entusiasmadas para contar a história do seu nome.
Atividade 02 - Música e crachá
Trabalhe a música A Canoa Virou de forma a enfatizar o nome de cada criança, assim, na brincadeira, a turma pode identificar o nome de cada uma.
Também utilize crachás com os nomes das crianças, com cada uma no centro da roda, e, cada vez que a música é cantada, mostre um crachá, para que os pequenos possam identificar o nome a ser mencionado ao cantar a canção. Nesse momento, as crianças têm o primeiro contato com o nome de todos da turma e, durante um período, é interessante a música ficar exposta na sala e, a cada dia, o nome de um aluno pode ser exposto na canção.
Durante esse processo, o professor pode explorar as letras daquele nome, quem mais tem o nome iniciado com aquela letra, de quantas letras o nome era composto, entre outras situações.
Prossiga a atividade cantando ou tocando a música folclórica Eu Fui no Itororó. Mostre o crachá de um aluno para que todos leiam o nome do companheiro.
Vá trocando os nomes das crianças que entram no centro da roda, até que o nome de todos seja lido.
Ao final, distribua a letra da música e peça aos alunos que circulem letras que apareçam em seu nome ou palavras que comecem com a mesma letra do nome de cada um.
Atividade 03 - 'A casinha do meu nome'
Em outro momento, faça a brincadeira "A casinha do meu nome" que consiste em desenhar casinhas no chão da sala contendo uma letra escrita em cada casa. Assim, ao som de uma música, as crianças dançam, quando a música para, cada criança procura entrar na casa a qual a letra inicial de seu nome está escrita.
Depois, é comparada a quantidade de crianças que tem o nome iniciado com a mesma letra. Em seguida, os alunos colam seus nomes nas casinhas feitas de dobradura, deixando, assim, os nomes expostos na sala para posteriores consultas.
Atividade 04 - Bingo
Devido à boa aprendizagem dos alunos, faça um bingo dos nomes e, para essa atividade, cada criança deve escolher quatro nomes de colegas e escrever em uma cartela.
Depois de preencher a cartela, dite alguns nomes. Caso uma delas tenha o nome sorteado, deve marcar o escolhido. Ao final, cada criança faz a leitura dos nomes que escreveu para os demais colegas ouvirem.
Atividade 05 - Música
Trabalhe a música Nome da Gente, que enfatizava nome de pessoas seguindo o alfabeto, e com uma rima para cada nome. A letra pode ficar exposta como cartaz na sala, para que as crianças possam ter contato com ela e, a partir dela, trabalhar diferentes nomes e rimas.
Quando familiarizados com a canção, os alunos podem identificar e marcar os nomes e o que rima com os deles. Depois, desafie-os a pensar em palavras que rimem com seu próprio nome para expor na sala.
Atividade 06 - Cartaz de pregas
Pra realizar esta atividade vamos precisar de 01 cartaz de pregas, listas na parede com os nomes dos alunos
e cartões iguais em tamanho e cor, sem desenhos, com o nome escrito em letras maiúsculas.
Como que faz?
1. Rotule o material pessoal, em maiúsculas e em presença do próprio aluno, indicando que assim se escreve seu nome.
2. Escreva o nome da criança em diversos cartões, sempre na presença dela, e fixe em diversos locais que ela utiliza na sala de aula: sua cadeira, seu lugar à mesa, seu cabide e em outros locais que seja de seu uso exclusivo.
3. Ajude a criança a reconhecer seu nome em diversas situações: mostre-lhe apenas seu nome primeiro, depois mostre-o entre poucos nomes e peça que ela o identifique, e por fim entre todos os da classe numa lista.
4. Dê pistas para que a criança o reconheça: número de letras, letra inicial, quais são as vogais que o compõe etc.
5. Depois que todos passaram por essas etapas, você poderá passar para a atividade da lista de chamada.
DICA: Faça lista de diferentes usos, como chamada diária, aniversariantes do mês, ajudantes da semana, alunos que participam de determinadas oficinas ou atividades, professores da escola etc.
Atividade 07 - Chamada com Música
Vamos precisa aqui de aparelho de som, CD de cantigas de roda e crachás com nomes das crianças.
Sempre que fizer a chamada, deixe que o aluno coloque seu nome num cartaz de pregas feito por você. Esse procedimento deve ser uma atividade permanente.
No dia em que iniciar essa atividade, sente-se com os alunos no chão e mostre-lhes os cartões com os nomes de cada um.
Chame-os na ordem alfabética e peça que identifiquem o seu cartão entre todos.
Ensine-os a encaixar a ficha no cartaz de pregas e depois mostre a lista com os nomes das crianças que deverá estar fixada na parede ao lado do cartaz.
Para crianças em estágios de desenvolvimento de alfabetização mais adiantados, você poderá ainda solicitar o reconhecimento dos nomes dos amigos.
Essa atividade poderá ser conduzida de várias formas: pergunte se algum amigo tem o nome que comece com a mesma inicial que o nome da criança que está realizando a atividade, ou solicite que ele reconheça as letras que coincidem nos dois nomes, qual nome possui mais letras na lista ou ainda você pode perguntar quais são os cartões que possuem os nomes das meninas e dos meninos e pedir para as crianças separá-los.
Atividade 08 - Escrita do próprio nome
Aqui, vamos precisa aqui dos seguintes materiais: listas na parede com os nomes dos alunos, crachás em branco, cartões que sirvam de modelo à escrita, letras móveis ou carimbos de letras, jornais e revistas, papéis coloridos, botões, pequenas figuras e enfeites, espelho, cola e tesoura e folha quadriculada com as letras do alfabeto.
1. Para iniciar, mostre ao aluno que seu nome pode ser uma unidade linguística significativa. Distribua crachás em branco e peça que cada criança registre seu nome como quiser. Deixe material de colorir, papéis sortidos, enfeites e figuras para que a criança utilize livremente.
2. Traga um espelho para a sala de aula e peça que cada um se observe e faça seu autorretrato.
3. Promova uma roda para que cada um se apresente e mostre ao grupo seu autorretrato. Faça um painel com os desenhos.
4. Depois, escreva o nome do aluno, informando-o da quantidade de letras, da ordem, do nome das letras, comentando a forma das letras etc.
5. Traga jornais, revistas, folhetos, panfletos velhos para que os alunos recortem as letras que compõem o próprio nome e colem na sequência correta.
6. Apresente uma folha quadriculada com as letras do alfabeto e solicite que pintem de uma cor as vogais que fazem parte de seu nome e, com outra, as consoantes.
7. Proporcione diversas situações em que o aluno deve registrar seu nome. A partir do momento em que o aluno começa a marcar seu nome nas produções, essa tarefa deverá ser exclusivamente feita por ele, mesmo que faltem algumas letras ou que essas estejam trocadas.
8. Para aqueles que estejam em estágios mais avançados, ensine-lhes a formar outros nomes a partir do seu.
DICA: Em períodos iniciais, o cartão com o modelo do nome deve estar bem ao alcance da criança (colado na sua mesa, por exemplo). Mais adiante, será preferível que o aluno vá procurá-lo entre vários nomes. Entre as atividades propostas, pode-se pedir que o aluno escreva ou confeccione o próprio nome, complete-o, recomponha-o a partir de alfabeto móvel etc.
By Gente Miúda
Mais atividades para trabalhar com o nome próprio...
Material que o professor deverá fazer:
• Cartão de cartolina com o nome do aluno;
• Lista com o nome de todos os alunos que será afixado na parede;
Atividades com cartão de nomes:
• Chamar o aluno entregando seu cartão;
• Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
• Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;
• Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
• Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
• Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
• Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;
• Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
• Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis;
• Passar o dedo sobre as letras;
• Contar as letras do nome;
• O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e ele, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome;
• Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc
• Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi
Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
• Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia.
Atividades em folhas:
• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
• Pintar de azul o nome da professora;
• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...
• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
• Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir;
• O mesmo acima em todos os nomes;
• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);
• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em fileiras contando quando há em cada uma;
• Recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.
• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora:
* Nomes com 5 letras;
* Nome dos alunos de uma determinada fileira;
* Nomes dos homens;
* Nomes das mulheres;
* Nomes com mais de 6 letras;
* Nomes com menos de 5 letras.
Mais atividades 1:http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/imprime192045.asp
Mais atividades 2:http://www.avisala.org.br/index.php/conteudo-por-edicoes/revista-avisala-41/nome-proprio-na-alfabetizacao/
VÍDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=D3N78tw3qCk
VÍDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=w5LFEvEtqTQ
VÍDEO 3: https://www.youtube.com/watch?v=1DfFR0Tr0Uk
Inspiração e olhar: By Além da Alfabetização
Nenhum comentário:
Postar um comentário